TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


É com grande alívio - e também com prazer - que o Guscar apresenta as imagens da 11a geração do Toyota Corolla, nas versões definitivas dos Estados Unidos e da Europa. Alívio porque temi que o "antiquado" Axio japonês fosse a versão mundial do novo Corolla.

Só que o Corolla mundial é outro. Ainda bem. As linhas foram antecipadas no conceito Furia, apresentado no Salão de Detroit deste ano. Ele é conservador como o Axio, mas é bem mais bonito e atual.


Corolla S norte-americano

A frente é a parte mais atraente, com os faróis de formato irregular e a grade curvada, como os modelos mais recentes da marca japonesa (o novo crossover RAV4 e até o modesto Etios). A lateral se destaca pela ascendência brusca da linha de cintura. A traseira curta é que tem um leve conservadorismo, com lanternas se estendendo da lateral para a tampa do porta-malas, só que com traços mais modernos que o do arquirrival Honda Civic.

Corolla europeu

Corolla S norte-americano

Primeiro foram apresentadas as fotos do Corolla norte-americano, com perfil mais esportivo: rodas escurecidas e grade mais aberta, isso na versão top (S), porque tem as básicas L e LE. No dia seguinte saíram as imagens do europeu, mais elegante e com mais cromados que o americano, principalmente na grade superior dianteira e na tampa do porta-malas. Os faróis são mais retangulares, lembrando o luxuoso Camry. As lanternas traseiras do europeu são maiores e tradicionais. A plataforma e a lateral são as mesmas. Assim, podemos afirmar que o comprimento de 4,64m e a distância entre-eixos de 2,70m são iguais. O atual tem 4,54m e 2,60m,



Europeu

LE Norte-americano

Por dentro, o painel é praticamente o mesmo para ambas as versões, com aspecto horizontal (presente também no feioso Axio japonês), seguindo a filosofia do RAV4 (que será assunto das próximas matérias), mas com porta-luvas fechado (aberto no utilitário). A diferença maior é que o americano tem uma versão com tonalidade mais clara do porta-luvas e o relógio fica entre os difusores de ar finos e horizontais. O europeu tem friso iluminado. 

Europeu
Norte-americano
Não foram divulgadas informações técnicas do europeu, mas o norte-americano, que começará a se vendido em setembro, terá como maior destaque o novo câmbio continuamente variável CVTi-S, com sete marchas simuladas, pois as relações são infinitas. As versões mais simples, entretanto, terão a velha transmissão automática de quatro marchas e uma caixa manual de seis velocidades. 

Europeu

Norte-americano

O motor de lá continua sendo o 1.8 de quatro cilindros, com potências de 132 e 140 cavalos. A direção é elétrica com desmultiplicação variável, que garante menos voltas no trânsito urbano, mas firmeza nas estradas.

Entre os equipamentos de segurança estão previstos, além dos obrigatórios airbags e freios ABS, recursos como sistema de auxílio à manutenção de faixa, alerta de desvio involuntário de faixa e piloto automático adaptativo, Já os de conforto serão ar condicionado digital com duto para o banco traseiro, GPS, tocador de MP3 e câmera de ré.

Europeu

Norte-americano


O novo Corolla deve chegar ao Brasil no primeiro trimestre do ano que vem, provavelmente com os mesmos motores do atual, como os Flex 1.8 de 144 cv e 2.0 VVTi de 153 cv. Resta saber se usará o estilo norte-americano ou o europeu ou uma mistura de ambos, para equilibrar os custos. Eu prefiro o europeu.