TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Já tinha dado uma prévia em setembro, quando do lançamento na Europa. Agora, o New Fiesta hatch com nova frente já está nas concessionárias brasileiras. Melhor ainda, fabricado em São Bernardo do Campo, SP, e não mais no México.

Curiosamente, o face-lift inverte a ordem de chegada das duas carrocerias. O modelo anterior veio primeiro na versão sedã (2010) e depois o hatch (2011). O três volumes parcialmente reestilizado chegará em junho, ainda importado, e somente no ano que vem será produzido aqui. 


O ainda chamado New Fiesta, já na linha 2014, trocou a grade pequena, diferenciada para cada carroceria (levemente aberta no hatch e cromada no sedã), por outra enorme, hexagonal, com aletas cromadas e integrada ao para-choque (cujo filete de leds deu lugar a um par de faróis de neblina convencionais). A nova dianteira é uniformizada, não só para o compacto, como também para toda a Ford. A aparência lembra o novo Fusion, lançado na virada do ano, e também os cupês esportivos da britânica Aston Martin. A traseira teve pouquíssimas mudanças, como o para-choque pintado de preto na base e o spoiler do vidro mais saliente. 


Já o interior foi simplificado (demais), a começar pelo quadro de instrumentos. As máscaras do painel central e do console (que é novo na parte de baixo), que eram cromadas, agora são em preto brilhante na versão top Titanium (popularmente chamada de black-piano) e cinza nas versões mais simples. O mesmo painel deixou de ter revestimento emborrachado para ser duro. O espaço interno continua o mesmo e o banco traseiro permanece sem apoio de cabeça central e cinto de segurança de 3 pontos no meio. O porta-malas, por sua vez, reduziu a capacidade de 290 para 281 litros por ter trocado o estepe temporário (com pneu mais fino) pelo comum. 



As mudanças do New Fiesta foram além do novo estilo. Há novidades também no motor, câmbio, versões e equipamentos, que aumentaram.

O bloco Sigma 1.6 16v foi mexido duas vezes. A primeira para reduzir a cilindrada para 1.5 e equipar as versões mais básicas como a S e a SE. Bicombustível, tem 107 cavalos com gasolina e 111 cv com etanol. A outra modificação lhe deu comando variável das válvulas e sistema de partida a frio, sem tanquinho, presente também no 1.5. Serviu para aumentar a potência de 110/115 cv para 125/130 cv e mover a SE e a top Titanium. Estas duas mais caras ganharam opção do novo câmbio automatizado Powershift de seis marchas e com dupla embreagem, sem controle no volante, que já equipa o utilitário Ecosport. É o primeiro hatch compacto nacional com este tipo de transmissão. 



Como deu para notar no parágrafo anterior, agora são quatro versões (na verdade três, uma delas com duas  opções de motor), com nomenclaturas padronizadas da marca. Antes, havia apenas a SE com três pacotes de equipamentos.

A versão S, que só tem o motor 1.5, sai por R$ 38.990, é bem equipada de série, proporcionando boa vantagem em custo-benefício comparado a compactos mais baratos, contra quem o New Fiesta mexicano não podia concorrer, como os  Chevrolets Onix e Agile, Fiat Palio, Volkswagen Gol e Fox e Hyundai HB20. A intenção é, claro, ser líder do segmento. 

Vem com airbag duplo, freios ABS com EBD, sistema de fixação de cadeiras de crianças do tipo ISOFIX, ar-condicionado manual, direção eletricamente assistida, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas das portas com acionamento elétrico, retrovisores elétricos, sistema multimídia My Connection, com tocador de CDs/MP3 e Bluetooth e rodas de aço com calotas.


A SE 1.5 adiciona rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina e detalhes de acabamento diferenciado. Custa R$ 42.490. Já a SE 1.6 acrescenta vidros elétricos traseiros, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e sistema de entretenimento Sync com comando de voz e tela de 3,5 polegadas no centro do painel, podendo ser comprada por R$ 45.490. Com o câmbio Powershift o preço aumenta para R$ 48.990. 


A Titanium, só com 1.6, completa a linha com sete airbags, roda liga de 16 polegadas, bancos revestidos em couro, controle de velocidade e sensores de estacionamento, chuva e crepuscular. Custa R$ 51.490 e R$ 54.990.

O New Fiesta 2014 pode ter investido em segmentos inferiores, mas nunca vai deixar de ser um compacto premium, apesar dos seus defeitos. 

Não será desta vez que ele vai tirar de linha o velho Fiesta Rocam, que vai durar até o lançamento do novo Ka, com quatro portas, até o final do ano. 


Pontos Fortes 

+ Estilo
+ Motor 1.6 
+ Desempenho 
+ Consumo
+ Conforto
+ Equipamentos de série


Pontos Fracos

- Simplificação do interior
- Frenagem 
- Porta-malas
- Espaço interno

 FICHA TÉCNICA

Motores: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.499 cm³, 16 válvulas (1.5)
Quatro cilindros, transversal, flex, 1.597 cm³, 16 válvulas (1.6)
Potência: 107 cv (gasolina) e 111 cv (álcool) - 1.5 / 125 e 130 cv (1.6)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,7 segundos (G) e 12,2 seg. (A) (1.5) / 12,3 e 12,1 seg. (1.6) 
Velocidade máxima: 180 km/h (1.5) / 190 km/h (1.6)
Consumo 1.5: 10,8 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (G) / 7,8 km/l e 9,6 km/l (A)
Consumi 1.6: 11,4 km/l na cidade e 13,9 km/l na esrada (G) / 7,9 km/l e 9,9 km/l (A)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3.97/1,70/1,46/2,49 m
Porta-malas: 281 litros
Tanque: 51 litros
Preços: R$ 38.990 (S 1.5) / R$ 42.490 (SE 1.5) / R$ 45.490 (SE 1.6) / R$ 48.990 (SE 1.6 Powershift) / R$ 51.490 (Titanium 1.6) / R$ 54.990 (Titanium Powershift)