TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 
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Eu ainda não tinha mostrado a sexta geração do sedã Maserati Quattroporte. Mas este modelo das fotos é o Ghibli, um sedã menor, com nome tão tradicional quanto o irmão mais velho. A denominação já foi usada em dois cupês: um genuíno - que também teve uma versão conversível - produzido entre 1967 e 1973 e um três volumes de duas portas entre 1992 e 1997. 

Agora o Ghibli volta com quatro portas e as mesmas linhas sinuosas e elegantes do Quattroporte. Tem 4,60 metros de comprimento, contra 5,26m deste último. O interior tem painel com desenho mais moderno, dividido pela tela multimídia e as saídas de ar. O console é longo e largo. O quadro de instrumentos, com dois túneis e o display colorido entre eles, e o volante são iguais ao do Quattroporte, assim como o refinamento. Não faltou o relógio analógico no centro do painel. 



O Ghibli será o primeiro Maserati com motor V6 a diesel, com cilindrada 3.0, cuja potência ainda não foi divulgada. As versões mais caras também terão propulsor V6 3.0, com opção de 335 ou 417 cavalos. Ambos terão câmbio automático de oito marchas, com possibilidade de comando manual nas borboletas atrás do volante. A versão mais potente terá tração integral (Q4). Nas demais ela é traseira. 

Com apresentação oficial no Salão de Xangai, na China, o Ghibli é a aposta da Maserati para aumentar as suas vendas anuais (incluindo os outros modelos como o Quattorporte, o cupê Gran Turismo, o GranCabrio e o utilitário esportivo Kubang) para aproximadamente 50 mil unidades. Chega à Europa entre o final deste ano e o início de 2014. 



No alto, o Ghibli de 1967 a 1973 / Acima, a série 1992 a 1997