TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

As picapes compactas, derivadas dos hatches de mesmo porte, vêm sendo subvalorizadas justo no Brasil, onde se popularizaram. Culpa do perfil exportador que o nosso país assumiu. Como as picapinhas não fazem muito sucesso lá fora, a exportação não tem dado lucro para as montadoras. E fazer só para o mercado interno também não.

Assim, projetos inteiramente novos desse gênero vêm sendo esquecidos, apesar de especulados. Outros são totalmente descartados, como uma nova Fiat Strada, que ainda usa a plataforma do primeiro Palio. A Ford já tirou a velha Courier de linha. Ela era de 1997, derivada do Fiesta de então. A Chevrolet Montana vem do Agile, que usa o chassi do Corsa de 1994. A última picape compacta inteiramente nova foi a Hoggar, da Peugeot, lançada em 2010. Não fez sucesso e está ameaçada de extinção com o lançamento do 208. Há quem diga que a Renault esteja preparando uma picape da Duster, mas ela já tinha desistido da picape do Logan, existente no Leste Europeu.

Sem muita vontade de desenvolver um novo projeto, a solução para as montadoras tem sido fazer face-lifts para deixar as picapes mais atuais no mercado. No ano passado foi na Fiat Strada. Este ano a novidade é  a Saveiro, que enfim adotou a identidade visual frontal do Gol, do Voyage e de toda linha Volkswagen.


Saveiro Trend

Eu teria pouca coisa para falar da leve reestilização da Saveiro, além da grade reta e dos faróis com máscara escura, mas a picape teve outras novidades, a começar pelos equipamentos oferecidos na já lançada linha 2014 da marca, como o novo rádio que mostra no display a distância do carro para o obstáculo no sensor de estacionamento, o sistema Eco Comfort - que dá dicas econômicas no visor do computador de bordo - e a desativação do airbag do passageiro.

As versões são as mesmas: básica, básica com pacote Trend, Trooper e Cross. A básica ainda tem para-choques, retrovisores e maçanetas pretos e custa R$ 33.490 com cabine simples, cento e cinquenta reais a mais que o modelo anterior. Vem de série apenas com travas e vidros elétricos, protetor de caçamba, moldura nas caixas de roda, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores com comandos internos manuais, conta-giros, porta-copos e porta-objetos nas laterais das portas. Com cabine estendida, o preço sobe para R$ 36.610.

Saveiro Trend
Sobre a Saveiro básica pode ser pedido o pacote Trend, que custa R$ 1.058. Adiciona faróis de parábola dupla, moldura escurecida, para-choque dianteiro na mesma cor da carroceria, grade do radiador pintada em preto com friso cromado, revestimento diferenciado dos bancos e chave tipo canivete. O Trend com direção hidráulica sai por R$ 1.942.

Trooper

A Trooper, que era a versão top na época do lançamento da nova carroceria, em 2009, tem a maior mudança em toda a linha além da nova frente. As rodas de 15 polegadas, que antes eram escuras, agora são claras, o que melhorou bastante a sua aparência. Os frisos continuam pretos, principalmente na lateral e na tampa traseira, onde ela incorpora a assinatura Saveiro no centro e abaixo do emblema VW. A propósito, as lanternas não mudaram, ao contrário do Gol e Voyage. 

Trooper
Agora disponível somente com a cabine estendida, custa R$ 43.390 e traz de série direção hidráulica, airbag para motorista e passageiro, freios com ABS, “santoantonio” com função de aerofólio, bagageiro do teto, brake-light e iluminação da caçamba, antena no teto, grade para a janela traseira, faróis duplos com máscara negra, lanterna traseira de neblina, revestimento das portas com aplique em tecido, I-System (o computador de bordo com o novo sistema EcoComfort entre os instrumentos), travamento central das portas e vidros elétricos.

Saveiro Cross

A Saveiro Cross, top de linha desde 2010, também só tem cabine estendida. Por R$ 48.990 ela adiciona ar-condicionado, para-choques “off-road”, rodas de leve 15” diamantadas, pneus “All Terrain”, “santoantonio” com braços estendidos sobre as laterais da caçamba, maçanetas na cor do veículo, luzes de direção incorporadas aos retrovisores, sensor traseiro de estacionamento, 4 alto-falantes e 2 tweeters, faróis auxiliares de dupla ação (neblina e milha), alarme keyless, travamento elétrico das portas com controle remoto, vidros elétricos, retrovisores elétricos com sistema tilt-down, tomada de 12V adicional atrás do banco do passageiro, pedais de alumínio e coluna de direção com ajuste de altura e profundidade. O novo rádio com tocador de CDs e Bluetooth é opcional para todas as versões. 



Um dos diferenciais do seu estilo para a Trooper são o friso cromado na base da grade, que tem a identificação Cross no lado direito (como no antigo Golf GTI) e os faróis de neblina enormes. No interior, que só mudou em alguns detalhes, os bancos têm três elipses na sua lateral.



A linha Saveiro continua somente com motor 1.6 flex de 101 e 104 cavalos e o câmbio manual de cinco marchas. Faltou a opção do câmbio automatizado i-Motion. O volume da caçamba ainda é de 734 litros.


Com mudanças mais profundas somente na frente, a picape Saveiro 2014 passa a ser a novidade mais recente de um segmento que já teve novidades mais empolgantes.

FICHA TÉCNICA - SAVEIRO CROSS

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1,598 cm³, 8 válvulas
Potência: 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 (gasolina) e 11,3 segundos (álcool)
Velocidade máxima: 173 (gasolina) e 175 km/h (álcool)
Consumo Urbano: 10,7 km/l (gasolina) e 7,3 km/l (álcool) 
Consumo Rodoviário: 12,3 km/l (gasolina) e 8,5 km/l (álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,51/1,73/1,51/2,75 m
Caçamba: 734 litros
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 48.990