domingo, 21 de abril de 2013

LANÇAMENTO - KIA CERATO

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 
DADOS DE TESTE: QUATRO RODAS


O Kia Cerato é mais um daqueles carros que ilustram a famosa frase "Quem te viu, quem te vê!". De um sedãzinho insosso em 2006, passando pelo atraente sedã compacto de 2009 até este ano, o sul-coreano se transformou em um charmoso sedã médio, com porte para concorrer de verdade com o japonês Honda Civic, embora já tivesse 4,53m de comprimento, a mesma medida do rival. O novo Cerato agora tem 4,56m. Antigo concorrente de mercado, o Honda City tem 4,40m.

As linhas retas e angulosas do antigo Cerato ficaram para trás. Ele agora tem traços arredondados, com faróis maiores em formato de olho e luzes diurnas de LED, colados à grade também crescida. A lateral tem teto e área envidraçada arqueados, com friso cromado na base das janelas que termina na coluna, como um aplique. Por fim, as lanternas traseiras, ainda horizontais, ficaram mais longas, finas e inclinadas, lembrando uma asa delta (e também o irmão maior Optima).




O interior também foi modernizado, com painel de linhas mais curvadas e acabamento mais caprichado, embora o plástico ainda domine o ambiente. Em alguns pontos do painel e das portas dianteiras, o toque é macio. O volante também tem novo desenho e ganhou mais botões multifuncionais. O miolo que era redondo passou a ser triangular. Na área sobre o porta-luvas agora há duas cicatrizes verticais.


O espaço interno, que já era bom, ficou ainda melhor com o aumento da distância entre-eixos de 2,65 para 2,70m. O porta-malas não cresceu muito. Passou apenas de 415 para 421 litros. Bem menor que os 440 litros do Civic.


O que nem cresceu foi a cilindrada do motor. Continua 1.6. Basicamente é o mesmo 16 válvulas do Cerato antigo, só que agora é Flex. Rende 122 cavalos com gasolina e 128 cv com álcool. É um bom propulsor para o estranho Soul (que foi reestilizado no exterior) e os compactos HB20 e HB20S (sedã) da Hyundai. Mas é muito fraco para o porte do novo Cerato, que pesa 1.293 kg. O HB20 hatch, por exemplo, pesa apenas 1 tonelada e o sedã 1.057 kg. Pelo menos não houve o retrocesso do Hyundai i30, que trocou um 2.0 16v por este mesmo 1.6 16v Flex na nova geração. Em compensação o câmbio tem seis marchas, tanto o mecânico quanto o automático, que tem controle manual sequencial no volante.


Seu novo grande rival, o Honda Civic tem motores 1.8 ou 2.0. Comparando com o primeiro, o Cerato fica atrás na aceleração de 0 a 100 km/h (12,1 contra 11,1 segundos) e na retomada entre 80 e 120 km/h (8,9 contra 8,1 seg.). O Cerato leva mais vantagem no consumo rodoviário (11,1 contra 9,4 km/l), pois a diferença na cidade é de apenas 100 metros para o Civic (7,8 contra 7,7 km/l). Esses números são da revista Quatro Rodas, com álcool. O Kia é melhor na frenagem (65,7 contra 66,8 m) e o Honda é mais silencioso (64,6 contra 67,4 decibéis) ambos a 120 km/h.  Estes dados também são da publicação da Editora Abril. 


O Kia Cerato custa R$ 67.400 com o câmbio manual e R$ 71.900 com a transmissão automática. Só tem uma versão de equipamentos. Os mais relevantes para o seu segmento são ar condicionado digital de duas zonas, trio elétrico, travamento automático em movimento, retrovisores com rebatimento elétrico e piscas, banco do motorista com regulagem lombar elétrica (os outros ajustes são manuais), volante revestido em couro com ajustes de altura e alcance, além de controle do som, piloto automático e computador de bordo, rádio com tocador de CD, MP3 com entrada USB, acendimento automático de faróis, direção com assistência elétrica e três modos de direção (Normal, Comfort e Sport), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, airbags frontais e freios ABS. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas. 

Faltaram os airbags laterais, sensor de chuva, Bluetooth, um sistema de navegação (é vendido como acessório em concessionária e custa 6 mil) ou pelo menos uma câmera de estacionamento no retrovisor (presente até no Soul), bancos em couro e um mísero cinto de segurança de 3 pontos para quem vai no meio.


Somando mais 2 mil reais de frete e mil de pintura metálica, que não estão inclusos nestes preços, ao valor da versão automática, o Kia Cerato passa custar R$ 74.900 e chega a ser mais caro que o Honda Civic LXR 2.0, também com câmbio automático. 

O novo Kia Cerato é bonito, espaçoso e oferece 5 anos de garantia, mas fica devendo um motor mais forte e um custo-benefício melhor. 


Pontos Fortes

+ Estilo 
+ Acabamento
+ Espaço interno
+ Garantia 


Pontos Fracos

- Motor
- Desempenho
- Porta-malas
- Custo Benefício 


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas transversal, flex, 1.591 cm³ 
Potência: 122 cv com gasolina e 128 cv com álcool
Câmbio: Manual ou automático sequencial de 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 segundos (automát., com álcool. Revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 7,7 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (aut, álcool, Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,56/1,78/1,46/2,70 m
Porta-malas: 421 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 67.400 (manual) e R$ 71.900 (automático)

*********************************************

A HISTÓRIA DO CERATO EM FOTOS

1a Geração - 2006 a 2009



Cerato hatch: Nunca foi vendido no Brasil

2a Geração - 2006 a 2009




Cerato Koup
Hatch 2009 - Também inexistente no Brasil

3a Geração 2013




Hatch e Koup: Podem vir para o Brasil

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)