TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 
DADOS DE TESTE: QUATRO RODAS


O Kia Cerato é mais um daqueles carros que ilustram a famosa frase "Quem te viu, quem te vê!". De um sedãzinho insosso em 2006, passando pelo atraente sedã compacto de 2009 até este ano, o sul-coreano se transformou em um charmoso sedã médio, com porte para concorrer de verdade com o japonês Honda Civic, embora já tivesse 4,53m de comprimento, a mesma medida do rival. O novo Cerato agora tem 4,56m. Antigo concorrente de mercado, o Honda City tem 4,40m.

As linhas retas e angulosas do antigo Cerato ficaram para trás. Ele agora tem traços arredondados, com faróis maiores em formato de olho e luzes diurnas de LED, colados à grade também crescida. A lateral tem teto e área envidraçada arqueados, com friso cromado na base das janelas que termina na coluna, como um aplique. Por fim, as lanternas traseiras, ainda horizontais, ficaram mais longas, finas e inclinadas, lembrando uma asa delta (e também o irmão maior Optima).




O interior também foi modernizado, com painel de linhas mais curvadas e acabamento mais caprichado, embora o plástico ainda domine o ambiente. Em alguns pontos do painel e das portas dianteiras, o toque é macio. O volante também tem novo desenho e ganhou mais botões multifuncionais. O miolo que era redondo passou a ser triangular. Na área sobre o porta-luvas agora há duas cicatrizes verticais.


O espaço interno, que já era bom, ficou ainda melhor com o aumento da distância entre-eixos de 2,65 para 2,70m. O porta-malas não cresceu muito. Passou apenas de 415 para 421 litros. Bem menor que os 440 litros do Civic.


O que nem cresceu foi a cilindrada do motor. Continua 1.6. Basicamente é o mesmo 16 válvulas do Cerato antigo, só que agora é Flex. Rende 122 cavalos com gasolina e 128 cv com álcool. É um bom propulsor para o estranho Soul (que foi reestilizado no exterior) e os compactos HB20 e HB20S (sedã) da Hyundai. Mas é muito fraco para o porte do novo Cerato, que pesa 1.293 kg. O HB20 hatch, por exemplo, pesa apenas 1 tonelada e o sedã 1.057 kg. Pelo menos não houve o retrocesso do Hyundai i30, que trocou um 2.0 16v por este mesmo 1.6 16v Flex na nova geração. Em compensação o câmbio tem seis marchas, tanto o mecânico quanto o automático, que tem controle manual sequencial no volante.


Seu novo grande rival, o Honda Civic tem motores 1.8 ou 2.0. Comparando com o primeiro, o Cerato fica atrás na aceleração de 0 a 100 km/h (12,1 contra 11,1 segundos) e na retomada entre 80 e 120 km/h (8,9 contra 8,1 seg.). O Cerato leva mais vantagem no consumo rodoviário (11,1 contra 9,4 km/l), pois a diferença na cidade é de apenas 100 metros para o Civic (7,8 contra 7,7 km/l). Esses números são da revista Quatro Rodas, com álcool. O Kia é melhor na frenagem (65,7 contra 66,8 m) e o Honda é mais silencioso (64,6 contra 67,4 decibéis) ambos a 120 km/h.  Estes dados também são da publicação da Editora Abril. 


O Kia Cerato custa R$ 67.400 com o câmbio manual e R$ 71.900 com a transmissão automática. Só tem uma versão de equipamentos. Os mais relevantes para o seu segmento são ar condicionado digital de duas zonas, trio elétrico, travamento automático em movimento, retrovisores com rebatimento elétrico e piscas, banco do motorista com regulagem lombar elétrica (os outros ajustes são manuais), volante revestido em couro com ajustes de altura e alcance, além de controle do som, piloto automático e computador de bordo, rádio com tocador de CD, MP3 com entrada USB, acendimento automático de faróis, direção com assistência elétrica e três modos de direção (Normal, Comfort e Sport), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, airbags frontais e freios ABS. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas. 

Faltaram os airbags laterais, sensor de chuva, Bluetooth, um sistema de navegação (é vendido como acessório em concessionária e custa 6 mil) ou pelo menos uma câmera de estacionamento no retrovisor (presente até no Soul), bancos em couro e um mísero cinto de segurança de 3 pontos para quem vai no meio.


Somando mais 2 mil reais de frete e mil de pintura metálica, que não estão inclusos nestes preços, ao valor da versão automática, o Kia Cerato passa custar R$ 74.900 e chega a ser mais caro que o Honda Civic LXR 2.0, também com câmbio automático. 

O novo Kia Cerato é bonito, espaçoso e oferece 5 anos de garantia, mas fica devendo um motor mais forte e um custo-benefício melhor. 


Pontos Fortes

+ Estilo 
+ Acabamento
+ Espaço interno
+ Garantia 


Pontos Fracos

- Motor
- Desempenho
- Porta-malas
- Custo Benefício 


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas transversal, flex, 1.591 cm³ 
Potência: 122 cv com gasolina e 128 cv com álcool
Câmbio: Manual ou automático sequencial de 6 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 segundos (automát., com álcool. Revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 7,7 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (aut, álcool, Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,56/1,78/1,46/2,70 m
Porta-malas: 421 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 67.400 (manual) e R$ 71.900 (automático)

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A HISTÓRIA DO CERATO EM FOTOS

1a Geração - 2006 a 2009



Cerato hatch: Nunca foi vendido no Brasil

2a Geração - 2006 a 2009




Cerato Koup
Hatch 2009 - Também inexistente no Brasil

3a Geração 2013




Hatch e Koup: Podem vir para o Brasil