domingo, 24 de março de 2013

LANÇAMENTO - PEUGEOT 208

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Quando quer de verdade faz com vontade. Esta frase cabe muito bem à Peugeot, que tomou vergonha na cara (mais porque as vendas do seu 206 fantasiado de 207 caíram) e resolveu fabricar no estado do Rio de Janeiro o novo 208, onde praticamente tudo é novo: do estilo a plataforma (com exceção das partes mecânicas). Nada de carroceria antiga com face-lift e nome disfarçado, como no seu antecessor, que continua em linha nas versões hatch 1.4, sedã e picape. A SW vai dar lugar ao utilitário 2008 no ano que vem. 

O 208 está menos arredondado e mais alto (1,45m do 207 para 1,47m), com três vincos laterais. Os faróis ficaram maiores, mas continuam pontiagudos. A grade diminuiu e agora está mais perto do capô, em formato de sorriso. Segue o conceito usado no sedã grande 508. As janelas também cresceram e deixaram as pontas de lado, ganhando contornos arredondados e um pequeno vigia de plástico. As lanternas assumiram a forma de cabeça de leão rugindo. A tampa do porta-malas está mais bojuda, como no médio 308, e o para-choque traseiro tem borda em forma de arco invertido.



O interior adotou um acabamento mais simples que o 207, com menos revestimentos de tecido e muitos plásticos duros. Por outro lado o painel está bem mais moderno e ousado, com aplique prateado em toda a sua extensão e na moldura da tela multimídia sensível ao toque, que é destacada do console. Na versão Active, que não tem a tela, o painel é cinza, mas o console central também é saliente, com o espaço para o rádio recuado. O quadro de instrumentos está acima do volante. E ele é iluminado por LEDs.



208 Active
O novo compacto da Peugeot cresceu em todas as direções. Começando pela distância entre-eixos de 2,54m. São 10 cm a mais que o 207, proporcionando - não exatamente com a mesma diferença - um espaço interno maior. A largura aumentou de 1,67m para 1,70m. Por fim, o comprimento espichou de 3,87m para 3,96m. A capacidade do porta-malas é de 285 litros. Está na média dos compactos, mas poderia ter aumentado mais além dos 40 litros que ganhou. O estepe, que ficava embaixo da carroceria, agora está sob o assoalho do bagageiro. Melhor contra os furtos, porém, pior para a praticidade.


Os motores evoluíram, apesar da base vir do velho 206 2005. Como o ex-1.4, que já nasceu flex e agora é 1.5. Ele continua com oito válvulas, entretanto aumentou a potência para 89 cavalos com gasolina e 93 cv com álcool. O outro é o 1.6 16v, que ganhou variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e sistema de partida a frio. Rende 115 e 122 cv (antes tinha 110 e 115 cv). Os dois motores também equipam a nova geração do primo Citroën C3, lançado no ano passado. O 1.6 também é usado no Peugeot 308. A transmissão é manual de cinco marchas para todas as versões. Somente a top Griffe, com motor 1.6, tem a opção do câmbio automático sequencial de 4 velocidades.

O 208 1.5 acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos com gasolina e 10,9 seg, com álcool. A velocidade máxima é de 177 e 181 km/h. O 1.6 manual tem aceleração de 10,2 e 9,7 segundos e velocidade de 191 e 198 km/h. A Peugeot não divulgou os números do automático e nem o consumo de todos.

208 Active

A gama de versões e equipamentos do 208 brasileiro, que só é fabricado com quatro portas e inicia as vendas no dia 13 de abril, começa com a Active 1.5, que custa R$ 39.990 e já vem de série com faróis com luzes diurnas, airbags frontais, freios ABS com repartidor eletrônico de frenagem, computador de bordo, ar condicionado, direção elétrica progressiva, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com comando na chave e porta-luvas refrigerado.



A versão Allure também tem motor 1.5. Custa R$ 45.990 e adiciona rodas de liga-leve de 15 polegadas (a Active tem calotas na mesma medida), faróis de neblina, a central multimídia touchscreen com o navegador GPS, rádio com MP3 e Bluetooth com comandos no volante revestido em couro, entradas USB e auxiliares, retrovisores elétricos e teto solar panorâmico Cielo, diferente do para-brisa superamplo Zenith do Citroën C3.


O 208 top é o Griffe, com motor 1.6 e duas opções de câmbio. O manual sai por R$ 50.690 e o automático R$ 54.690. Ambos acrescentam rodas de alumínio de 16 polegadas, luzes de LED nos faróis, ar condicionado digital de duas zonas, vidros elétricos traseiros, ponteira do escapamento cromada, console de teto com luzes de LED, acendimento automático dos faróis, sensores de chuva e estacionamento traseiro, regulador e limitador de velocidade e alarme. O Griffe automático tem comando de marcha por alavanca no volante e piloto automático. Pena que faltaram os freios a disco nas rodas traseiras e os airbags laterais.


Apesar de pouco maior que o Hyundai HB20 (3,90m - de R$ 32.935 a R$ 49.795) e o Chevrolet Onix (3,93m - R$ 30.790 a R$ 43.090), o 208 vai concorrer em faixa de preço com o Chevrolet Sonic (4,04m -R$ 47.500 a R$ 54.900), o Fiat Punto (4,06m - R$ 39.350 a R$ 67.160), Citroën C3 (3,94m - R$ 39.990 a R$ 55.290), Ford New Fiesta nacional (4,06m - R$ 45.370 a R$ 51.670 o mexicano) e o velho Volkswagen Polo (3,89m - R$ 46.060 a R$ 58.402).

O Peugeot 208 não substitui imediatamente o 207 hatch, mas pretende dar continuidade ao sucesso do velho 206, lançado no Brasil em 1999, importado da França, depois da Argentina e enfim fabricado em Porto Real (RJ) a partir de 2001, com motor 1.0. O sucessor do quadrado 205 conquistou a simpatia dos brasileiros até 2009, quando foi maquiado de 207, que lá na Europa tinha outra estrutura. Resultado da enganação: a Peugeot perdeu clientes que o 208 deseja reconquistar.


FICHA TÉCNICA - PEUGEOT 208 1.5 8v / 1.6 16v

Motores: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.449 cm³, 8 válvulas (1.5)
Quatro cilindros, transversal, flex, 1.587 cm³, 16 válvulas (1.6)
Potência: 89 cv (gasolina) e 93 cv (álcool) - 1.5 / 115 e 122 cv (1.6)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 segundos (G) e 10,9 seg. (A) (1.5) / 10,2 e 9,7 seg. (1.6) 
Velocidade máxima: 177 e 181 km/h (1.5) / 191 e 198 km/h (1.6)
Consumo: não divulgado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3.96/1,70/1,47/2,54 m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 55 litros
Preços: R$ 39.990 (Active 1.5) / R$ 45.990 (Allure 1.5) / R$ 50.690 (Griffe 1.6 manual) e R$ 54.690 (Griffe 1.6 automática)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)