TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Enquanto a Volkswagen do Brasil ainda não se decide se vai fabricar o novo Golf no Paraná ou importar do México, e muito menos quando virá, a matriz alemã lançou em Genebra a sua versão perua: a Golf Variant.

Diferente do que mostravam as fotos "flagradas" antes do lançamento - na verdade, uma antiga Jetta Variant usada como mula de desenvolvimento - as linhas da nova station wagon do Golf. que acabou de ser eleito o Carro do Ano na Europa, são inteiramente novas e atraentes. 


Felizmente as lanternas baixas nos cantos da traseira da antiga Jetta foram abandonadas. Agora são horizontais, atravessando a tampa do porta-malas e mais próximas do vidro, como no hatch. A diferença é que este tem a placa no para-choque e na perua fica na tampa. 


Por falar em porta-malas e no vidro, a sua capacidade é de 605 litros até a altura deste. Até o teto, o volume aumenta para 1.620 litros. Do lado de fora, o bagageiro ocupa toda a extensão do teto. 


A frente é a mesma do hatch. O interior bem refinado - com painel envolvente e monitor multimídia sensível ao toque com três opções de tamanho (5, 5,8 e 8 polegadas) - também é igual, inclusive o espaço ampliado graças ao aumento da distância entre-eixos de 2,57m para 2,63m. Só o comprimento de 4,56m que é 30,7 centímetros maior que o Golf comum.


A gama de versões, motores, câmbios, tração e equipamentos também segue basicamente à do hatch. Como os eficientes motores TSI a gasolina (1.2 de 85 cv, 1.2 de 105 cv, 1.4 de 122 e 1.4 de 140 cv) com turbocompressor e injeção direta, e os TDI turbodiesel (1.6 de 105 cv, 1.6 de 110 cv e 2.0 de 150 cv). O 1.6 de 110 cavalos está presente na versão ecológica Bluemotion, que pode fazer até 30 km com um litro de óleo diesel.  Os câmbios manuais podem ter cinco e seis marchas e o automatizado tem dupla embreagem (DSG) e sete velocidades. Também está disponível a opção de tração integral 4Motion. Em breve surgirá a versão com GNV. 


As versões de acabamento serão a Trendline, Comfortline e Highline. Desde a mais simples, há sete airbags (um para os joelhos do motorista), ar condicionado digital, trio elétrico, controle de estabilidade (ESC), bloqueio cruzado do diferencial (XDS), freio de estacionamento eletrônico, auxílio de partida em rampa (HSA), direção elétrica progressiva, para-brisa climatizado, fileira de LED para iluminação diurna, sistema de regeneração da bateria e sistema StartStop, que desliga e religa o carro nas paradas breves.

Os modelos mais caros estão dotados de controle de distância automático (ACC), frenagem de emergência urbana (CEB), aviso de mudança de faixa, reconhecimento de placas, Park Assist II, entre outros.

A Golf Variant seria uma ótima opção para substituir a Jetta similar vendida aqui, que ainda tem a carroceria da quinta geração com a frente da edição seguinte, dentro do atual padrão estético da Volkswagen. Porém, como as peruas estão sendo preteridas no Brasil pelos imponentes SUVs, a nova Golf Variant, por enquanto, é um carro para os brasileiros babarem. 

Jetta Variant 2010