quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Comparativo - Fiat Uno x JAC J2

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS




O JAC J2 chegou em dezembro do ano passado, recheado de equipamentos de série e mais barato que os concorrentes nacionais, como é comum nos carros chineses. Os brasileiros já estão acostumados com isso. Afinal, as montadoras da China estão presentes por aqui há cerca de quatro anos (algumas importando do Uruguai). A própria JAC, que traz direto da sua terra natal, vai completar seu segundo ano em nosso mercado.

O brasileiro só não está acostumado com o estilo incomum do J2: curtinho e alto, com jeitão de micro-minivan. Ou está? O conterrâneo Chery QQ está vendendo razoavelmente bem. Porém, o S18, muito parecido com o J2, não. Já o Fiat Uno, aparentemente, não é alto e curto, mas tem um desenho bem diferente, trabalhado nos cantos arredondados do quadrado.

Assim, escolhi exatamente o Uno Economy 1.4 para desafiar o chinês, para saber se um carro nacional de estilo incomum, mas com poucos equipamentos de série, é páreo em qualidade técnica para o custo-benefício superior do chinês JAC J2, em versão única.



Estilo e Acabamento



Cada um tem o seu. Assim, declarei empate. O J2 tem faróis em formato de gota e grade superior curta (modificada para o Brasil), com lateral de linha de cintura ascendente, teto arqueado, corte reto da janela na altura da coluna e traseira com lanternas se estendendo da tampa do porta-malas plana até o vidro. Ele é mais atraente na frente.

Já o Uno tem faróis quadrados inclinados, três pequenas falsas grades quadradas no lado direito da grade fechada, entrada de ar do para-choque retangular, janelas retangulares, vinco na soleira das portas retangular, linhas retangulares, vidro traseiro retangular, saliência da tampa do porta-malas retangular... Enfim, tudo quadrado ou retangular, mas com cantos arredondados. O Fiat é mais bonitinho visto de lado.


Apesar do J2 ser mais novo, suas linhas não são tão originais. O Uno, por sua vez, apesar da autenticidade, já data de 2010. Um ponto em comum entre os dois é a possibilidade de personalização da pintura da carroceria, com opção de cores vibrantes e adesivos. No JAC também é possível escolher um teto de cor diferente. Já as cores vivas do Uno, como o amarelo e vermelho, são sólidas, sem custo. As metálicas são o preto, prata e azul escuro (este último disponível também na versão sólida).


Por dentro, os dois também têm o seu estilo. Mas estamos falando do acabamento. Mesmo com o J2 vendido no Brasil ganhando mais refinamento antes de embarcar pra cá, a qualidade dos materiais do JAC continua inferior aos do Uno. O console circular do chinês tem plástico imitando fibra de carbono, mas o Fiat tem apliques prateados na parte central e ao redor do quadro de instrumentos. Apesar da simplicidade, os plásticos do hatch nacional são mais resistentes que o do J2. Vitória do Uno.


Uno 1x0 J2


Espaço interno e Porta-malas

Não se deixe enganar pela distância entre-eixos maior do J2 (2,39m contra 2,38m). O Uno é mais espaçoso por dentro, principalmente para as pernas no banco de trás. O chinês também parece ser mais alto, mas é dois centímetros mais baixo (1,47m contra 1,49m). O Fiat é bem mais comprido que o JAC (mede 3,77m contra 3,53m). No entanto, a sua vantagem no espaço interno é pequena.

Vantagem ampla para o Uno só mesmo no porta-malas de 280 litros, que faz o bagageiro de 121 litros do J2 parecer um porta-luvas.

Uno 3x0 J2


Motor, Desempenho e Consumo



É aqui que o J2 começa a reagir. Apesar da cilindrada um pouco menor (1.332 cm³, que a JAC arredonda pra 1.4, como no Uno, que tem 1.368 cmº),  o motor do chinês, que tem 16 válvulas e comando variável das de admissão, é mais de 20 cavalos mais potente que o do 1.4 EVO do Fiat, de apenas 8 válvulas. Rende 108 cv contra 85 com gasolina e 88 com álcool.



Como deu pra notar, o motor do J2 ainda não é bicombustível como o Uno, o que o prejudica no mercado. Mas compensa pelo melhor consumo. Segundo a revista Quatro Rodas, a sua média é de 11,9 km/litro de gasolina na cidade e 15,2 km/l na estrada. Testado somente com álcool no tanque, o Uno fez 7,9 km/l e 11,1 km/l, respectivamente.


Os dois empataram no desempenho, mas não em todas as três provas analisadas. Só em uma: a aceleração de 0 a 100 km/h feita em idênticos 12,6 segundos. Na retomada entre 80 e 120 km/h o Uno foi dez segundos melhor: 19 contra 29,1 segundos. E olha que ambos usam câmbio manual de 5 velocidades. Já na velocidade máxima, do fabricante e não da Quatro Rodas, o J2 foi superior, com 187 km/h contra 172 km/h.



Uno 3x2 J2

Segurança e Conforto


Fiat e JAC já vêm equipados de série com airbag duplo e freios ABS com EBD. O nacional se prepara para a obrigatoriedade dos itens a partir do ano que vem, enquanto o chinês oferece dentro da política do carro completo. Por outro lado, os dois ficam devendo o cinto de segurança de 3 pontos para quem vai no meio do banco de trás. No Uno, pelo menos, o apoio de cabeça para este passageiro é opcional. Mas deveria ser de série. 

Como o que conta ponto mesmo é a frenagem, é aí que o JAC começa a sua virada. Como estamos analisando dois carros de vocação urbana, vamos considerar a parada a 80 km/h. Nesta velocidade, o J2 se imobiliza em 28,3 metros contra exagerados 34 m do Uno. 

O J2 também é mais silencioso, com 59,7 contra 63,4 decibéis do rival nos mesmos 80 km/h. Com as vitórias nas duas provas realizadas pela Quatro Rodas, o JAC passa a frente no comparativo.



J2 4x3 Uno 


Preço, Equipamentos de série e Assistência


No último e mais importante capítulo do comparativo, o JAC J2 consolida a sua vitória. Ele é mais barato e vem mais equipado, o que já virou um clichê. Por R$ 31.990  traz de série ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico (com os vidros automáticos também atrás), abertura das portas por controle remoto na chave, abertura interna do porta-malas, travamento das portas em movimento, volante com regulagem de altura (que mexe também com os instrumentos, dificultando a leitura), som com CD, MP3 e entrada USB, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e os já citados airbags frontais e freios ABS.


No Uno, a maioria desses itens é opcional. A maioria porque, para ter alguns, como os retrovisores elétricos, os vidros elétricos traseiros, o sensor de estacionamento e as aberturas automáticas de portas e porta-malas, nem pagando a mais. Com um pacote parecido com o do J2, o Fiat custa R$ 35.875 e ainda falta equipamento. 

Se a rede de concessionárias da Fiat não desse goleada na JAC (580 contra 50) e o preço da primeira revisão de R$ 172 não fosse mais barato que os R$ 198 do rival, a goleada seria a favor do J2 (que tem garantia de seis anos contra apenas um do brasileiro) em todo o comparativo e a derrota do Uno se tornaria bem vergonhosa. Ainda bem que o placar final ficou apenas em 6 a 4.

Placar Final - JAC J2 6 x 4 Fiat Uno Economy 1.4 EVO

Conclusão 

O nome da versão básica 1.4 do Fiat Uno é Economy (também tem a "lameira" Way e a "esportiva" Sporting, além das versões de duas portas e o motor 1.0). Faz alusão à economia de combustível. Ironicamente, o Fiat perdeu no consumo para o JAC. A economia vista aqui foi na lista de equipamentos de série (tem apenas os airbags e os freios ABS para cumprir obrigação) e na potência do motor. Vitória só nos itens estáticos como acabamento, espaço interno, porta-malas e na maior rede de assistência da marca. Assim, o Uno colecionou a terceira derrota em comparativos do Guscar. Antes deste perdeu para outro chinês, o Chery Face, e o Gol, além de também ficar em último em confronto contra o Chevrolet Celta, o Nissan March e de novo o Gol. Será azar? 

Já o JAC J2 mostrou que, além do custo-benefício, tem motor (embora não seja Flex e eu não vejo isso como defeito, mas o mercado vê) mais potente, econômico e silencioso, e freios mais eficientes. Só falta melhorar a sua assistência técnica e o motorista brasileiro aceitar a sua proposta de microcarro.

 No duelo entre um carro nacional e outro importado de estilo incomum, melhor para o estrangeiro da China. 



1º JAC J2 1.4 VVT

Minha escolha - Apesar do desenho estranho na traseira, é mais barato e tem mais equipamentos

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.332 cm³, 16 válvulas. VVT
Potência: 108 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 187 km/h (fabricante)
Consumo: 11,9 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,53/1,64/1,47/2,39 m
Porta-malas: 121 litros
Tanque: 48 litros
Preço: R$ 31.990

2º FIAT UNO ECONOMY 1.4 EVO

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.368 cm³, 8 válvulas
Potência: 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 segundos (revista Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 172 km/h (fabricante)
Consumo: 7,9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,77/1,64/1,49/2,38 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 48 litros
Preço: R$ 29.860 (básico) / R$ 35.875 (equipado ao nível do J2)

Um comentário:

Anônimo disse...

Só não entendo como o "mercado" pode considerar melhor um carro flex em relação a um que consome somente gasolina, pois há pelo menos uns 5 ou 6 anos que o uso da gasolina é SEMPRE mais vantajoso na maioria dos Estados brasileiros (pelo menos uns 20) e até em SP o uso da gasolina é mais vantajosa. Não seria isso uma manipulação dos "operadores" do mercado, como sempre?

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)