Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 



Além da retrospectiva de todos os lançamentos e comparativos do ano, o Guscar também traz em 2012 os melhores em audiência e comparativos.

Começando pelos posts mais populares em cada seção do blog e o mais visitado de todos em 2012. Neste caso, como o mais lido é obviamente o melhor da sua seção, vai o segundo melhor na respectiva coluna.

Por terem pouca postagem durante o ano, as seções História em Miniatura e Lembra de Mim? foram unidas às histórias. Analisando foi comparado com No Mercado e Pré-Estreia Internacional com Lançamento Internacional.




O compacto premium da General Motors, por enquanto, importado diretamente da Coreia do Sul, foi acessado mais de 10 mil vezes (10.313) e aparece ainda entre os 10 mais vistos de todas as postagens.




Ainda bem que esse Corolla só vai ser vendido no Japão. O nosso será bem diferente, como já foi confirmado pela imprensa. Seria um retrocesso se viesse pra cá, pois suas linhas parecem ter sido criadas em 1995. Mesmo assim, por ser um Corolla, sedã médio mais vendido do Brasil, o post também ultrapassou os 10 mil acessos (10.880). 



Enquanto o novo Corolla não vem, a geração atual ganhou uma roupagem mais esportiva, mas com o mesmo motor 2.0 da versão top Altis. Mesmo assim, o Corolla XRS foi o mais visto entre os carros que já estavam no mercado faz tempo, mas o Guscar ainda não tinha falado. Teve 2.919 visitas. 



Com 2.210 visitas desde maio, o Ford Focus é o carro mais esperado do ano. Deve chegar na metade de 2013, primeiro na versão sedã, depois na hatch. 



Foram poucos sonhos de consumos apresentados em 2012 no Guscar. Somente o Hyundai Equus, Mercedes SLK e o Porsche 911 Carrera 4. Mas entre dois esportivos, o público preferiu ver mais o luxuoso sedã top de linha da marca sul-coreana, que teve 835 visitas. 



Uma das séries especiais de 2012 foi a cobertura do Salão de Genebra. Dividida em vários posts, o público preferiu as novidades das marcas francesas Peugeot, Citroën, Renault e sua afiliada romena Dacia, que é responsável por abastecer o nosso pobre Brasil. Teve 718 visitas. Na foto, o modelo mais moderno das marcas gaulesas: o compacto elétrico Zoe. 



O Hyundai HB20 foi eleito o carro do ano 2013 pela revista Autoesporte, mas o público acompanhou mais a vitória da renovada Ford Ranger, como a Picape do Ano, com 295 visitas. 




2012 marcou a despedida de dois carros tradicionais do mercado brasileiro: a perua Volkswagen Parati e a segunda geração do Corsa vendido no Brasil. Os dois foram lembrados no ano passado no Guscar, mas quem atraiu mais interessados foi a história de 40 anos do Honda Civic, logo na abertura da temporada: 2.269 visitas. 



Primeiro comparativo do ano, o confronto entre os hatches compactos quase premium Chevrolet Agile, Volkswagen Fox, Renault Sandero, Fiat Palio, JAC J3 e Nissan March 1.6 obteve 12.342 visitas. O campeão foi o Palio. Mas foi o segundo mais acessado, porque o primeiro lugar, o confronto entre os sedãs médios (Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, Peugeot 408, Renault Fluence, Hyundai Elantra, Toyota Corolla e o Honda Civic), vencido pelo Fluence, foi o texto mais acessado do ano em todas as categorias: 13.296. 




Além de mais lido do ano, o comparativo entre os sedãs médios foi o mais comentado de 2012, alguns deles com raiva.