Texto: Meu Carro Novo
Foto: Google Imagens





Sempre há riscos, por mais que se tome cuidado, na hora de comprar um carro seminovo. A atenção deve estar em todos os detalhes para que seja feito um bom negócio. Um dos serviços mais difíceis de conseguir é de um mecânico de confiança, para que seja feita uma boa avaliação do veículo que será adquirido.  Mas, se você tiver a oportunidade de ter ao seu lado um profissional para ajudar nessa parte, não abra mão. Outro aspecto importante que acaba prejudicando muitas pessoas é o crédito.  Com a maior flexibilidade dos bancos, muitos compradores se endividam demais, não conseguem pagar as prestações mensais e acabam com o carro retomado pelo banco. Abaixo seguem dicas para quem quer fazer o melhor negócio na hora de comprar carros semi-novos.


É importante fazer o test drive. Mas muitas vezes o vendedor não deixará você prestar atenção nos detalhes, conversando sobre as qualidades do carro. Se possível alugue um carro do mesmo modelo para fazer um teste com mais calma. Peça ao funcionário da locadora o modelo mais antigo do veículo para você saber como o carro reagirá com o tempo e os possíveis defeitos.

Pesquise sobre os modelos de automóveis que ninguém quer. Pois esses são muito difíceis de serem vendidos e perdem valor muito rápido. Por exemplo, no Brasil os carros com mais saída são os pretos e pratas, carros com cores incomuns, que normalmente ficam encalhados nas lojas, devem vir com bons descontos. Carros que saíram de linha também devem ter o preço mais baixo por conta da manutenção mais difícil. Veículos importados com preços altos costumam perder valor drasticamente. Carros com histórico de leilão, acidentes entre outros percalços também perdem valor.

É importante se informar sobre os modelos mais valorizados pelos consumidores. Procures em sites e revistas especializadas. Além disso, comprar um carro de um amigo ou de uma pessoa conhecida. Conhecer o dono e saber a procedência do veículo pode ajudar. Pesquisar sobre carros em outras cidades é outra boa dica. O preço pode variar muito de uma cidade para outra. São Paulo, por exemplo, tem preços maiores que no Centro-Oeste do país, e os preços mais caros estão no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

E é essencial que você tenha toda a documentação do veículo em dia, assim como o manual.