Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 30 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - COMPARATIVOS

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Nunca escrevi tantos comparativos como em 2012. Sem contar a disputa dupla entre os hatches compactos intermediários foram dez. O mais lido foi o segundo do ano, com os sedãs médios (Cruze, Jetta, Civic, Corolla, Elantra, 408 e o vencedor Renault Fluence). Teve mais de 12 mil acessos e muitos comentários polêmicos, contestando o vencedor e os derrotados.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - SONHO DE CONSUMO - PORSCHE 911 CARRERA 4


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Desde 1988, quando foi lançado pela primeira vez, o Carrera 4 não pode faltar na oferta do Porsche 911. A versão de tração integral do cupê mais tradicional da marca alemã, lançado em 1963, tarda a aparecer quando o modelo é reestilizado, mas nunca falha.

A nova geração, lançada no ano passado, já tem a sua Carrera 4, que será apresentada no Salão de Paris, na próxima semana. Serão duas versões de carroceria (cupê e cabriolet) e motor (Carrera 4 e Carrera 4S). Ambas possuem câmbio manual de sete marchas, mas têm como opcional o automatizado PDK de dupla embreagem e mesmo número de velocidades.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - EM BREVE NO BRASIL - HYUNDAI i30


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


Nos últimos dois anos, os três sedãs da Hyundai - Sonata, Elantra e Azera - foram totalmente renovados, ganhando no estilo de suas carrocerias o conceito de escultura fluída. No Brasil, o novo visual está demorando para chegar ao hatch médio i30. O atraso se explica porque ele ainda é o líder de vendas do segmento e, na cabeça comercial dos executivos da CAOA, importadora da Hyundai no país, ele ainda tinha fôlego visual e dava lucro.

O fôlego já acabou, o lucro talvez ainda dê, mas a espera vai acabar em janeiro, quando chegará a segunda geração do i30, completamente diferente. Concessionárias da marca, porém, dizem que ele vai demorar mais ainda. 

sábado, 22 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - LANÇAMENTO INTERNACIONAL - OPEL ADAM


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Desde 1983 a Opel sonhava com um subcompacto para se posicionar abaixo do Corsa, lançado um ano antes. A primeira tentativa foi o Junior, daquele mesmo ano, que nunca passou da fase de conceito. Em 1999 lançou o desengonçado Agila, que existe até hoje em sua segunda geração. Só que este é um projeto da japonesa Suzuki, que chamou as duas versões de Wagon R+ e Splash.

Quase trinta anos depois do primeiro protótipo, a marca alemã, que nasceu em 1863, fabricando bicicletas e máquinas de costura, revela o seu primeiro subcompacto genuíno. O nome Junior foi novamente cogitado, mas resolveram homenagear o fundador da empresa que já leva o seu sobrenome: Adam, o primeiro nome do senhor Opel. 

O Opel Adam começará a ser vendido na Europa no início do ano que vem (30 anos depois do Junior) em um cenário repleto de compactos de visual chamativo, alguns deles nostálgicos, com perfil jovem e ao mesmo tempo luxuoso, com cores quentes por fora e por dentro, além do teto contrastando com o resto da carroceria. Estou me referindo a modelos como Fiat 500, Citroën DS3, Volkswagen Beetle, Mini Cooper e Audi A1.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - LANÇAMENTO NACIONAL - MERCEDES CLASSE B


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Com a transformação do Classe A em hatchback esportivo, o posto de menor minivan de passeio da Mercedes ficou com o renovado Classe B, que já está à venda no Brasil em duas versões, a partir de R$ 115,9 mil.

As linhas do novo monovolume ainda são praticamente as mesmas da geração anterior, mas ele foi inteiramente reformulado, a começar pela plataforma, que é a mesma do Classe A e será usada no inédito cupê de quatro portas CLC. Ambos podem ser fabricados no estado do Rio de Janeiro, se vingar uma eventual parceria com a Nissan, que está construindo fábrica em Resende.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - LANÇAMENTOS NACIONAIS

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


A retrospectiva do ano que passou é uma tradição junto com a árvore de natal, os presentes, o panetone, as nozes, a queima de fogos, a romã, a oferenda a Iemanjá...

Em 2012 a novidade é que a Retrospectiva ganha um post exclusivo com os lançamentos do ano e mais a reapresentação de textos selecionados de cada assunto do blog, além dos textos mais visitados e os vencedores dos comparativos do ano, com a indicação do melhor de todos pelo aproveitamento. 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

COMPARATIVO - HATCHES COMPACTOS A PARTIR DE 1.4

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revistas Carro e Quatro Rodas


No post anterior você viu o comparativo dos hatches compactos com motor 1.0, em sua maioria. Agora é a vez dos mesmos modelos com motores maiores. Ao contrário do outro confronto, este aqui há três tipos de cilindrada: 1.4, 1.5 e 1.6.

Chevrolet Onix e Fiat Palio são 1.4. O Toyota Etios é o único 1.5 e Volkswagen Gol e Hyundai HB20 usam motor 1.6, sendo que este último tem dezesseis válvulas com comando variável.

As versões também são as superiores, exceto o Palio, que com 1.4 só tem a versão Attractive, a mesma do 1.0. A top de linha do hatch da Fiat é a Essence, que é 1.6 de 16 válvulas. Esta versão eu deixei para disputar outra faixa, aquela dos hatches mais altos. E também quis manter a proporção 2-1-2.

O resultado deste comparativo foi bem diferente daquele com motores 1.0 (o Etios com 1.3).


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

COMPARATIVO - HATCHES COMPACTOS 1.0

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revista Quatro Rodas


Este 2012 que está terminando marcou a entrada de três novos hatches compactos no mercado brasileiro. Dois são de marcas asiáticas que estão estreando no segmento, saindo de novas fábricas construídas no interior paulista. O Etios, da japonesa Toyota, nasce em Sorocaba e o HB20, da sul-coreana Hyundai, vem de Piracicaba. O terceiro modelo sai do Rio Grande do Sul e é de uma marca tradicional: o Chevrolet Onix, que foi lançado para substituir o Corsa.

Para fechar este ano bem produtivo para os comparativos do Guscar, "juntei" estes três lançamentos com os dois mais vendidos do mercado: o eterno líder Volkswagen Gol, parcialmente renovado em 2012, e o Fiat Palio, reestilizado no ano passado. Para comemorar, o desafio é especial, em rodada dupla.

Primeiro, depois desta introdução, você lerá a classificação destes cinco modelos nas versões 1.0, com exceção do Etios, que é 1.3, a sua menor capacidade cúbica. Em outro post mostrarei a classificação com motores maiores dos mesmos compactos, que variam de cilindrada: Palio e Onix com 1.4, o Toyota com 1.5 e Gol e HB20 com 1.6, sendo que o Hyundai tem dezesseis válvulas nos cilindros. Depois, somarei os pontos para ver quem é o melhor nas duas frentes.


domingo, 2 de dezembro de 2012

LANÇAMENTO - JAC J2

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


A chinesa JAC Motors deu mais dois passos para criar raízes no Brasil. Primeiro lançou a pedra fundamental da sua fábrica em Camaçari, na Bahia, que vai produzir o substituto do hatch médio-compacto J3. A cerimônia incluiu até a "plantação" do primeiro exemplar importado deste modelo, junto com outros objetos atuais, para servir de cápsula do tempo no futuro, pois ele será desenterrado em 2032.

O outro passo foi o lançamento do J2, que já está à venda por R$ 30.990 e terá um desafio a mais: tentar fazer o brasileiro a gostar de carros subcompactos (ele tem apenas 3,53m de comprimento) e de desenho diferente. Para isso, a importadora fez diversas adaptações para o modelo convencer por aqui.