sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Bastou a General Motors renovar a picape média S10 para a Ford reagir com a novíssima geração da Ranger, sua maior concorrente. Entretanto, a Chevrolet não é o único alvo da marca oval azul: a Volkswagen Amarok, com seu câmbio automático de oito marchas; a Nissan Frontier com os seus 190 cavalos; as linhas ainda atuais da Mitsubishi L200 e da veterana Toyota Hilux, que começou toda esta renovação das picapes médias, também estão na mira.

0

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Desde 2010, quando parou de importar a V50, derivada do já finado sedã S40, a Volvo não comercializava uma perua no Brasil. Agora, a marca sueca volta ao segmento com a V60, baseada no estiloso sedã S60, justamente num momento em que os veículos de cinco portas, habitáculo comum e porta-malas amplo estão em processo de extinção no país, perdendo espaço para a imponência dos jipes, como a XC60 da própria Volvo. 

E se depender do tamanho do porta-malas e do preço da V60, dificilmente o brasileiro vai voltar a se encantar por uma perua. O novo modelo tem apenas 430 litros, bem menor que as concorrentes Audi A4 Avant (460), Mercedes Classe C Touring (475), Volkswagen Passat Variant (513) e a prima SUV XC60 (495). Os preços começam em R$ 130.900, com a chamada T5 Comfort, e vem muito bem equipada, mas sem os equipamentos mais interessantes da linha, reservados para a versão mais cara, a T6, por R$ 199.900. Há ainda a intermediária T5 Dynamic (R$ 149.900). Todas têm o kit de aparência esportiva R-Design.

0

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Texto originalmente publicado em 02/08/2012


Se as montadoras europeias modificam levemente seus carros em três anos, para mais três anos depois mudá-los completamente ou não, na Coreia do Sul a história é diferente. Não se passaram nem quatro anos e o médio-compacto Kia Cerato já conhece a sua terceira geração.
1

sábado, 22 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Desde 1988, quando foi lançado pela primeira vez, o Carrera 4 não pode faltar na oferta do Porsche 911. A versão de tração integral do cupê mais tradicional da marca alemã, lançado em 1963, tarda a aparecer quando o modelo é reestilizado, mas nunca falha.

A nova geração, lançada no ano passado, já tem a sua Carrera 4, que será apresentada no Salão de Paris, na próxima semana. Serão duas versões de carroceria (cupê e cabriolet) e motor (Carrera 4 e Carrera 4S). Ambas possuem câmbio manual de sete marchas, mas têm como opcional o automatizado PDK de dupla embreagem e mesmo número de velocidades.
0

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Se o Kia Cerato, mostrado aqui no Guscar há um mês, ganhou nova geração em menos de quatro anos, com a minivan média Carens a história é diferente. A mais recente carroceria data de 2006. Depois de seis anos ela finalmente conhece a sua quarta geração (a primeira foi lançada na Coreia do Sul em 1999). 

Usando a plataforma do hatch europeu Cee'd e do Cerato, a nova Carens troca o estilo reto e familiar por linhas esportivas e onduladas, inspiradas no novo Cerato, principalmente na grade "boca de tigre" e nas lanternas horizontais, substituindo aquela traseira quebrada. Só os faróis que são espichados e elevados, enquanto que no sedã têm formato de olho. 

0

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Lembrando os carros soviéticos da virada dos anos 1980 para 90, o Renault Logan parecia velho. Mas ele já estava velho mesmo. No Brasil, ele chegou em 2007. Na Romênia, onde nasceu, foi lançado em 2005. O hatch Sandero, que surgiu primeiro em nosso país, também já tem cinco anos. Era preciso renovar.

Ontem, a Dacia, marca romena que criou os dois compactos que a Renault adotou para o nosso mercado, apresentou a nova geração do Logan e do Sandero, que mantêm a mesma plataforma B0 e serão mostrados ao público europeu no Salão de Paris, daqui a duas semanas.

0

domingo, 16 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Mais uma seção do Guscar que volta renomeada: Importados de Ontem agora se chama "Lembra de mim?". A pré-estreia foi com o Peugeot 405. No regresso, o cupê Mazda MX3. 


Este cupê 2+2 japonês de 4,42m de comprimento foi fabricado entre 1991 e 1998, chegando oficialmente ao Brasil dois anos depois do lançamento mundial. Construído sobre a plataforma do sedã Protegé (323 na Europa), o Mazda MX3 chamava atenção pelas suas linhas arredondadas, com a tampa do porta-malas horizontal de vidro envolvente. Completavam o visual futurista para a época os pequenos faróis em gota - bem afastados pelo capô com finíssima grade elíptica -, as lanternas horizontais e o aerofólio traseiro. 

A mesma plataforma e o nome parecido fizeram o MX3 ser confundido como a versão fechada do roadster MX5, popularmente conhecido como Miata. O próprio MX3 também tinha outros nomes no exterior, como Precidia, Eunos e Autozam AZ3. E se o MX5 era apontado como a versão japonesa do Lotus Elan, o MX3 lembrava o alemão Porsche 928 (1978-1995). 
1

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Para divulgar a atual geração do Nissan Sentra no Brasil, em 2007, foi criada uma banda fictícia de músicos de meia idade que cantava no refrão "Não tem cara de tiozão, mas acelerou meu coração." De fato, o Sentra ainda tem um estilo bem arrojado, mas que o tempo tratou de transformá-lo em carro de tiozão.

O novo Sentra, apresentado há algumas semanas e que começou a ser fabricado no México esta semana, vai fazer o jingle cair rapidamente no esquecimento. Apesar de moderno e atraente, o sedã médio adotou um perfil bem conservador. No lugar dos faróis verticais, da grade pequena, teto alto, traseira curta e lanternas verticais com lentes prateadas, entraram em cena faróis triangulares, grade ampla e recortada, teto arredondado, traseira longa e lanternas horizontais vermelhas. O interior também ficou mais sóbrio, mas melhorou nas formas e no acabamento. 
0

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Na semana passada foi apresentada a sétima geração do hoje hatch médio Volkswagen Golf. No Brasil, a sua história começou em 1994, quando desembarcou, importado do México, na versão GTI da terceira geração. Porém, está esquecido desde 1999, quando a carroceria seguinte começou a ser fabricada no Paraná, junto com o primeiro Audi A3. Desde então, parou no tempo, só trocando de motores e versões. Passou apenas por um face-lift.

0

sábado, 8 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


A partir do ano que vem o New Fiesta será fabricado no Brasil, provavelmente em São Bernardo do Campo (SP). Ele também deve perder o prenome New, tirar o antigo Rocam de linha e, se a Ford não sacanear, deve ganhar um novo visual, que a filial europeia apresentou na semana passada e será mostrada ao público no Salão de Paris. Já nós, brasileiros, poderemos conhecê-lo no Salão de São Paulo, em outubro. 
1

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revista Carro


Mesmo interessante, o segmento de hatches médios continua sendo maltratado pelas montadoras e importadoras que atuam no Brasil. Elas se justificam dizendo que os lucros só chegam quando os modelos estão mais maduros. Ou melhor, mais velhos.

Só para exemplificar o caso, o líder de vendas é o Ford Focus, com 2.816 unidades vendidas em julho. Lançado na Europa em 2004 e no Brasil em 2008, ele já está desatualizado em relação ao mercado externo e aqui deve ser substituído em abril do ano que vem. O segundo mais vendido é o Hyundai i30 (1.843), ainda em sua primeira geração. A nova chegaria este ano, mas só deve vir em meados do ano que vem. Afinal, se o antigo está vendendo bem...

O quarto colocado é o Golf (1.663), projeto de 1997 que no Brasil chegou como importado no ano seguinte e começou a ser fabricado em nossas terras em 1999. Na Europa, a sétima geração acabou de ser revelada. Aqui, nós paramos na quarta, com um face-lift meia-boca adotado em 2007. A Volkswagen garante que a nova versão vai chegar finalmente, mas há um impasse: representantes do sindicato dos metalúrgicos do Paraná querem que ele seja fabricado somente em São José dos Pinhais, mas a fabricante alemã quer dividir a produção com o México.

Como a regra dos comparativos no Guscar é reunir somente os mais modernos, os três únicos mais acessíveis que sobraram para este confronto foram o Chevrolet Cruze Sport6 (nome brasileiro da versão hatch do médio), o Fiat Bravo e o Peugeot 308, que, apesar de ter chegado ao país em março deste ano, está em seus últimos momentos de sintonia com a Europa, pois lá será substituído em breve por uma nova geração que manterá o nome, pela primeira vez na marca francesa.
9

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


Enquanto nossos iludidos consumidores se contentam com a quarta geração do Golf, projeto alemão de 1997, fabricado no país desde 1999 e que ganhou um tapa no visual em 2007, os europeus estão conhecendo hoje a sétima geração do hatch médio criado no velho continente em 1974. 

O Golf Sétimo é construído sobre a nova plataforma modular MQB, que já é usada no Audi A3 e no Seat Leon e é mais leve. O anterior, que lançou o atual conceito estético da Volkswagen, tinha aproveitado o chassi da quinta geração. 

0

domingo, 2 de setembro de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Gustavo do Carmo e Divulgação


Foto: Gustavo do Carmo
O veículo mais antigo fabricado no Brasil está completando 55 anos. Na Alemanha, a Kombi nasceu em outubro de 1949, sugerida dois anos antes por Ben Pon, um empresário holandês, dono de concessionária e que se tornou o primeiro representante da Volkswagen em seu país natal. Pon rabiscou em seu caderno de anotações o esboço de um automóvel revolucionário que pudesse transportar cargas de forma eficaz.

0

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)