sábado, 30 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação





Atualizado em 30/06/2012 às 02:32


Conforto, tecnologia e tradição. São os três maiores destaques da sexta geração do BMW Série 3, que já está nas concessionárias brasileiras desde o início do mês e somente agora é lançado oficialmente no país. O modelo foi criado em 1975 e reestilizado em 1982, 1990, 1998 e 2004. Nestes 37 anos vendeu 12 milhões de unidades.


1

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



No início dos anos 70, um pequeno cupê, construído em fibra de vidro sobre o chassi do Fusca por um modesto fabricante, era o sonho de consumo dos brasileiros na época: o Puma. A própria Volkswagen tinha o Karmann-Ghia, vendido na época em duas versões de carroceria: a original, de 1962, e a reestilizada TC, que era até mais barato e vendia mais. 

Mesmo assim, Rudolf Leiding, então presidente da Volks no Brasil, decidiu criar um novo esportivo, que teria de ser melhor e mais barato que o Puma. Em novembro de 1970, o departamento de estilo da VW brasileira entrou em ação e desenvolveu o “Projeto X”, guardado a sete chaves. 


0

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



Vendido no Brasil desde setembro do ano passado, o roadster de teto retrátil elétrico Mercedes SLK foi reposicionado no mercado, supostamente, por causa do aumento do IPI. De início, chegaram as versões SLK200 e SLK350. A primeira com motor 1.8 de 184 cavalos e a outra com motor V6 3.5 de 306 cv.

Só que ambas foram suprimidas e substituídas pela que deveria ser a intermediária entre elas: a SLK 250, que custa R$ 249.900. As anteriores custavam, respectivamente, R$ 202.900 e R$ 252.900. Em agosto chega a 55AMG, com motor V8 5.5 biturbo de 421 cv e preço estimado de R$ 507 mil. 

1

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Enquanto o BMW Série 3 está na sexta geração e já tem uma tradição de 37 anos para honrar, o hatch Série 1 passa apenas pela sua primeira grande reestilização. 

Prolongar a história iniciada em 2004 pode até ser, mas conquistar as mesmas doze milhões de unidades vendidas do sedã, com quem compartilha a plataforma, não é o objetivo a curto prazo do Série 1. O que a BMW pretende, mesmo, é tornar a nova geração do hatch mais eficiente e sustentável para o futuro. Tanto que ele tem sistema de desligamento do motor nas paradas, religando quando se pisa no acelerador (Start-Stop), sistema de regeneração de energia das frenagens e motor turbo de baixa cilindrada. 

O Brasil já faz parte da busca pelo amadurecimento do novo Série 1 desde maio, quando ele desembarcou em nosso mercado em quatro versões, que usam a nomenclatura 118i: a básica (R$ 113.370), Urban Line (R$ 119.220), Sport Line (R$ 122.900) e Full (R$ 149.500). 
0

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 



Em maio você viu no Guscar o novo Peugeot 301, sedã compacto para mercados emergentes que vai suceder o 207 Passion. Outra marca do grupo PSA, a Citroën divulgou, ontem, a sua leitura do 301: o C-Elysée, que deve ser vendido também nos países da Europa Ocidental, como Espanha e Portugal. 

Para aproveitar o embalo, a marca do double chevron apresentou também a versão três volumes do médio C4, chamado simplesmente de C4 L, que pode vir a ser o sucessor do nosso conhecido C4 Pallas. Ao contrário do irmão menor, este último será destinado, a princípio, para a Rússia e a China, país que inventou o Pallas, conhecido lá como C-Triomphe. 

0

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O número três do nome do novo crossover da Audi não significa exatamente a terceira investida no mercado de SUVs, mas bem que poderia ser. Depois do luxuosíssimo Q7 e do médio luxuoso Q5, agora a marca alemã das quatro argolas aposta no segmento compacto com o Q3, que já está à venda no Brasil, a partir de R$ 144.900.

0

terça-feira, 12 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Atualizado em 16/06/2012 à 0h05.

A Toyota aderiu à moda dos veículos projetados para países emergentes (pobres) e vai vender no Brasil, a partir de setembro, o carro ideal para mercados que consomem produtos de estilo duvidoso, acabamento espartano e preço alto, garantindo ótimos lucros para as montadoras. 

É o Etios, modelo compacto lançado na Índia em 2010, em duas versões de carroceria: hatch (que recebe o sobrenome Liva por lá) e sedã. Este último parece uma imitação do Renault Logan, por causa das linhas retas, a lateral plana e as lanternas traseiras triangulares. Até os faróis são parecidos. Já o dois volumes junta o Logan, a grade do Corolla, a lateral do Gol e a traseira do Kia Picanto. 
0

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Atualizado em 15/06/2012 às 12h15

Uma das missões do recém-lançado Chevrolet Sonic, mostrado aqui no penúltimo post, é fazer os brasileiros esquecerem de vez o velho Astra. A geração seguinte do médio foi vendida no Brasil com o nome de Vectra e Vectra GT, entre 2005 e o ano passado.

Agora, a Opel lança, na Europa, a versão Sedan da geração atual, três anos depois do hatch. Se a nossa General Motors não tivesse optado pelo Cruze, esta nota se chamaria Em Breve no Brasil em de vez de Baba, Brasil!
0

domingo, 10 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



Para voltar ao mercado de sedãs de luxo, a francesa Peugeot resolveu falar alemão. Foi mirando o estilo, o desempenho e a qualidade de acabamento interno de marcas como Audi e BMW que o 508 foi projetado e agora está chegando ao Brasil, um ano e três meses depois de surgir na Europa.

Eu escrevi voltar? Sim. A Peugeot tem tradição em modelos luxuosos. Em seu portfólio estão presentes o 601 (1934-1935), o 504 (1968-1983), 604 (1975), 505 (1979-1992) e o 605 (1989-1999). Os dois últimos já foram comercializados por aqui em fim de carreira. O 407 e o 607, da década passada, também nossos conhecidos, foram os mais recentes representantes do segmento. E são eles quem o 508 vai substituir, tanto lá quanto cá. Aliás, o novo modelo é o verdadeiro sucessor do 407 e não o 408, derivado do médio 308.

Construído sobre a plataforma do Citroën C5, o Peugeot 508 já está à venda, em versão única, por R$ 119.990. O motor escolhido é o já conhecido 1.6 THP (aquele mesmo do downsizing, que equipa o 3008, o RCZ, o 408 e agora o Citroën DS3), com turbo e injeção direta de combustível, que aqui rende 165 cavalos. Ah, o bloco foi desenvolvido em parceria com a BMW pelo Mini. Tem influência alemã até no motor. Sinceramente, não combinou com o 508 por ter pouca potência para mover 1.410 kg. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de mudanças manuais no console e nas aletas atrás do volante, cuja direção é eletro-hidráulica.

0

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Tem nome de herói de videogame. Mas a relação do Chevrolet Sonic com o simpático personagem da Sega é mera coincidência. Tanto que não haverá nenhuma referência a ele na publicidade. Em outros mercados o Sonic até tem outro nome, como Aveo na Europa e Barina na Austrália. Mesmo assim, a GM quer conquistar os jovens motoristas que, quando crianças ou adolescentes, jogavam com o veloz porco-espinho lá nos anos 90. 

Carro mundial, a exemplo do médio Cruze e o utilitário Captiva, o Sonic já está à venda no Brasil, depois de entrar no exigente mercado dos Estados Unidos, cada vez mais receptivo a carros compactos, principalmente na versão hatch, que desembarca aqui junto com o sedã. Ele também deseja preencher a lacuna existente entre o Agile ou Cobalt e o Cruze, entrar no segmento de compactos premium e ser o primeiro forte adversário do Ford New Fiesta. E se agradar aos mais velhos poderá ocupar o lugar do saudoso Astra.

3

domingo, 3 de junho de 2012

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Na sua estreia comparativa aqui no Guscar, em outubro do ano passado, o então recém-lançado Renault Duster humilhou o veterano e mestre Ecosport por 7 a 3. A revanche já está marcada: assim que o renovado Ford chegar às concessionárias, em julho.

Enquanto o novo desafio não vem, coloquei o vencedor do primeiro duelo entre SUVs compactos para enfrentar um patrício de estilo bem diferente, mas com a mesma proposta de oferecer amplo espaço interno e posição elevada com um chamativo jeitão fora-de-estrada, sem ser usado, de fato, como tal: o francês Citroën Aircross, fabricado no estado do Rio de Janeiro.

0

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (95) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (70) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (43) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)