quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012 - LANÇAMENTO NACIONAL - MERCEDES CLASSE B


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Com a transformação do Classe A em hatchback esportivo, o posto de menor minivan de passeio da Mercedes ficou com o renovado Classe B, que já está à venda no Brasil em duas versões, a partir de R$ 115,9 mil.

As linhas do novo monovolume ainda são praticamente as mesmas da geração anterior, mas ele foi inteiramente reformulado, a começar pela plataforma, que é a mesma do Classe A e será usada no inédito cupê de quatro portas CLC. Ambos podem ser fabricados no estado do Rio de Janeiro, se vingar uma eventual parceria com a Nissan, que está construindo fábrica em Resende.


As medidas mudaram. Comprimento (de 4,27 para 4,35m) e largura (1,77 para 1,78m) aumentaram. No entanto, o Classe B ficou mais baixo (1,60 para 1,55m), com a intenção de deixá-lo menos famíliar e mais esportivo. O que impressiona e decepciona é o encolhimento da distância entre-eixos (2,78 para 2,70m), reduzindo o espaço para as pernas do habitáculo, que ainda é bom. Para a perda  não ser pior, a capacidade do porta-malas também caiu de 544 para 488 litros.


O novo Classe B se diferencia facilmente do anterior pelos vincos laterais, faróis com LED e máscaras escurecidas, lanternas traseiras mais angulosas, para-choques redesenhados, retrovisores externos com piscas em formato de bumerangue (eram retos) e a grade avançada com frisos mais finos e em menor quantidade.

Classe B 2013
Classe B 2007

Mudança profunda mesmo o Classe B passou no interior. O painel de linhas quadradas deu lugar a um conjunto com console central curvado, faixa transversal com textura diferenciada, quadro de instrumentos mais visível, saídas de ar circulares lembrando turbinas e tela do sistema multimídia com aparência de tablet e em posição mais elevada, que deixa de ser embutida no tablier para ficar mais destacada. O volante, antes de quatro braços, passa a ter três e com desenho mais moderno. O acabamento ficou mais simples na aparência, embora seja revestido de couro e alumínio na versão mais cara.


Classe B 2013

Classe B 2007
O monovolume é movido por um motor 1.6 turbo de injeção direta de gasolina e comando variável, que rende 156 cavalos e tem sistema Start/Stop, que desliga o motor nas paradas. O bloco é associado a um câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem 7G-DCT, com borboletas no volante para mudanças manuais e ajuste de comportamento Normal, Conforto e Esportivo. Não há alavanca no console. O anterior era um CVT, de relações infinitas, o que limitava o desempenho. Na nova geração a performance é boa, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. 

Apesar do motor 1.6, o classe B é chamado de B200 Turbo e tem duas versões: a básica, que custa R$ 115.900 e a Sport, por R$ 129.900.

A segurança é o destaque desde a versão básica, com sete airbags, freios adaptativos, ABS, EBD, ESP, controle de tração e aceleração, auxílio em aclives, pré-carga quando o carro não está em aceleração, função Hold quando o carro está parado e monitoramento da fadiga do motorista. A B200 também tem engates ISOFIX para cadeirinhas infantis. Isso tudo na versão Turbo simples, que ainda traz direção elétrica adaptativa (fica mais leve nas manobras e mais firme em alta velocidade), som com CD, MP3, auxiliares, Bluetooth e tela de 7 polegadas, computador de bordo, piloto automático, freio de estacionamento elétrico, spoiler traseiro e rodas de 16 polegadas.

Classe B 2013
Classe B 2007

A decepção está na lista de equipamentos de entretenimento e conforto. O GPS, banco do motorista elétrico e o teto solar não fazem parte nem da versão Turbo Sport.  Lá na Europa, o sistema multimídia tem até conexão com a internet, como no novo Classe ML. O ar condicionado é apenas automático e de uma zona só, inclusive nesta versão mais cara, que tem rodas de 18 polegadas nas cores preta ou cromada, suspensão 4 cm mais baixa com amortecedores auto-ajustáveis, ponteira dupla de escape, difusor traseiro, freios com disco perfurado e pinça pintada em cinza, cromados externos (a grade da versão mais simples é na cor do carrro), detalhes internos metalizados no padrão colmeia, pedaleiras de aço escovado, pacote de iluminação interna de LED, revestimento de painéis de porta, volante e bancos de couro, tela central de quase 16 polegadas sem GPS, conjunto óptico com faróis bi-xênon e LEDs (diurno nos nichos do para-choque e de estilo no interior do conjunto óptico, repetidores de seta dos retrovisores e nas lanternas) e assistente de estacionamento (que compensa a falta do simples sensor). 

A desculpa oficial da Mercedes-Benz é que ela fez uma pesquisa com potenciais clientes para a identificação de componentes de interesse do público-alvo do Classe B. A conclusão foi que quem desembolsa R$ 129.900 para iniciar na marca de luxo tem como prioridade possuir um modelo com a estrela no capô estacionado em sua garagem. E nada mais importa. Será? Num mercado ferozmente disputado como o nosso, o brasileiro se interessa pelo custo-benefício, sim, mesmo se for um Mercedes. Se não fica satisfeito compra um SUV, um BMW ou até um Audi. 

A Mercedes já errou ao superestimar o antigo Classe A, que era fabricado em Juiz de Fora. Ele acabou enfrentando falta de credibilidade na estabilidade e só teve bom custo-benefício no fim da vida. A segunda geração do compacto foi importada e passou despercebida no mercado. O primeiro Classe B chegou a ser o Mercedes mais barato, mas também ficou apagado. Agora a marca alemã volta a cometer o mesmo erro de sobrevalorizar o próprio ego e subestimar o custo-benefício do novo Classe B, que é um bom carro. 

Pontos Fortes

+ Motor
+ Desempenho
+ Segurança

Pontos Fracos 

- Estilo pouco renovado
- Redução do espaço interno
- Redução do porta-malas
- Falta de GPS e outros atrativos de entretenimento

FICHA TÉCNICA - MERCEDES-BENZ B200 TURBO SPORT

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas transversal, turbo, injeção direta, gasolina, 1.595 cm³ 
Potência: 156 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,4 segundos 
Velocidade máxima: 220 km/h
Consumo: 12,5 km/l na cidade e 21,2 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,35/1,55/1,78/2,70 m
Porta-malas: 488 litros
Tanque: 56 litros
Preço: R$ 115.900 (B200) / R$ 129.900 (B200 Sport)

2 comentários:

traduções-originais disse...

Amigo, letra preta em fundo escuro não se consegue ler.

Gustavo do Carmo disse...

Você deve ter visto o texto que está na barra lateral. O texto principal dá pra ler perfeitamente. De qualquer forma vou mudar o layout quando voltar de férias. Abraço e Feliz Natal!

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (100) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (46) Honda (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)