Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Com a transformação do Classe A em hatchback esportivo, o posto de menor minivan de passeio da Mercedes ficou com o renovado Classe B, que já está à venda no Brasil em duas versões, a partir de R$ 115,9 mil.

As linhas do novo monovolume ainda são praticamente as mesmas da geração anterior, mas ele foi inteiramente reformulado, a começar pela plataforma, que é a mesma do Classe A e será usada no inédito cupê de quatro portas CLC. Ambos podem ser fabricados no estado do Rio de Janeiro, se vingar uma eventual parceria com a Nissan, que está construindo fábrica em Resende.


As medidas mudaram. Comprimento (de 4,27 para 4,35m) e largura (1,77 para 1,78m) aumentaram. No entanto, o Classe B ficou mais baixo (1,60 para 1,55m), com a intenção de deixá-lo menos famíliar e mais esportivo. O que impressiona e decepciona é o encolhimento da distância entre-eixos (2,78 para 2,70m), reduzindo o espaço para as pernas do habitáculo, que ainda é bom. Para a perda  não ser pior, a capacidade do porta-malas também caiu de 544 para 488 litros.


O novo Classe B se diferencia facilmente do anterior pelos vincos laterais, faróis com LED e máscaras escurecidas, lanternas traseiras mais angulosas, para-choques redesenhados, retrovisores externos com piscas em formato de bumerangue (eram retos) e a grade avançada com frisos mais finos e em menor quantidade.

Classe B 2013
Classe B 2007

Mudança profunda mesmo o Classe B passou no interior. O painel de linhas quadradas deu lugar a um conjunto com console central curvado, faixa transversal com textura diferenciada, quadro de instrumentos mais visível, saídas de ar circulares lembrando turbinas e tela do sistema multimídia com aparência de tablet e em posição mais elevada, que deixa de ser embutida no tablier para ficar mais destacada. O volante, antes de quatro braços, passa a ter três e com desenho mais moderno. O acabamento ficou mais simples na aparência, embora seja revestido de couro e alumínio na versão mais cara.


Classe B 2013

Classe B 2007
O monovolume é movido por um motor 1.6 turbo de injeção direta de gasolina e comando variável, que rende 156 cavalos e tem sistema Start/Stop, que desliga o motor nas paradas. O bloco é associado a um câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem 7G-DCT, com borboletas no volante para mudanças manuais e ajuste de comportamento Normal, Conforto e Esportivo. Não há alavanca no console. O anterior era um CVT, de relações infinitas, o que limitava o desempenho. Na nova geração a performance é boa, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima de 220 km/h. 

Apesar do motor 1.6, o classe B é chamado de B200 Turbo e tem duas versões: a básica, que custa R$ 115.900 e a Sport, por R$ 129.900.

A segurança é o destaque desde a versão básica, com sete airbags, freios adaptativos, ABS, EBD, ESP, controle de tração e aceleração, auxílio em aclives, pré-carga quando o carro não está em aceleração, função Hold quando o carro está parado e monitoramento da fadiga do motorista. A B200 também tem engates ISOFIX para cadeirinhas infantis. Isso tudo na versão Turbo simples, que ainda traz direção elétrica adaptativa (fica mais leve nas manobras e mais firme em alta velocidade), som com CD, MP3, auxiliares, Bluetooth e tela de 7 polegadas, computador de bordo, piloto automático, freio de estacionamento elétrico, spoiler traseiro e rodas de 16 polegadas.

Classe B 2013
Classe B 2007

A decepção está na lista de equipamentos de entretenimento e conforto. O GPS, banco do motorista elétrico e o teto solar não fazem parte nem da versão Turbo Sport.  Lá na Europa, o sistema multimídia tem até conexão com a internet, como no novo Classe ML. O ar condicionado é apenas automático e de uma zona só, inclusive nesta versão mais cara, que tem rodas de 18 polegadas nas cores preta ou cromada, suspensão 4 cm mais baixa com amortecedores auto-ajustáveis, ponteira dupla de escape, difusor traseiro, freios com disco perfurado e pinça pintada em cinza, cromados externos (a grade da versão mais simples é na cor do carrro), detalhes internos metalizados no padrão colmeia, pedaleiras de aço escovado, pacote de iluminação interna de LED, revestimento de painéis de porta, volante e bancos de couro, tela central de quase 16 polegadas sem GPS, conjunto óptico com faróis bi-xênon e LEDs (diurno nos nichos do para-choque e de estilo no interior do conjunto óptico, repetidores de seta dos retrovisores e nas lanternas) e assistente de estacionamento (que compensa a falta do simples sensor). 

A desculpa oficial da Mercedes-Benz é que ela fez uma pesquisa com potenciais clientes para a identificação de componentes de interesse do público-alvo do Classe B. A conclusão foi que quem desembolsa R$ 129.900 para iniciar na marca de luxo tem como prioridade possuir um modelo com a estrela no capô estacionado em sua garagem. E nada mais importa. Será? Num mercado ferozmente disputado como o nosso, o brasileiro se interessa pelo custo-benefício, sim, mesmo se for um Mercedes. Se não fica satisfeito compra um SUV, um BMW ou até um Audi. 

A Mercedes já errou ao superestimar o antigo Classe A, que era fabricado em Juiz de Fora. Ele acabou enfrentando falta de credibilidade na estabilidade e só teve bom custo-benefício no fim da vida. A segunda geração do compacto foi importada e passou despercebida no mercado. O primeiro Classe B chegou a ser o Mercedes mais barato, mas também ficou apagado. Agora a marca alemã volta a cometer o mesmo erro de sobrevalorizar o próprio ego e subestimar o custo-benefício do novo Classe B, que é um bom carro. 

Pontos Fortes

+ Motor
+ Desempenho
+ Segurança

Pontos Fracos 

- Estilo pouco renovado
- Redução do espaço interno
- Redução do porta-malas
- Falta de GPS e outros atrativos de entretenimento

FICHA TÉCNICA - MERCEDES-BENZ B200 TURBO SPORT

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas transversal, turbo, injeção direta, gasolina, 1.595 cm³ 
Potência: 156 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,4 segundos 
Velocidade máxima: 220 km/h
Consumo: 12,5 km/l na cidade e 21,2 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,35/1,55/1,78/2,70 m
Porta-malas: 488 litros
Tanque: 56 litros
Preço: R$ 115.900 (B200) / R$ 129.900 (B200 Sport)