quinta-feira, 11 de outubro de 2012

LANÇAMENTO - HYUNDAI HB20

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Texto originalmente publicado em 13/09/2012


A Hyundai está entrando em uma nova fase no Brasil. E por conta própria, sem a ajuda de ninguém. É assim  que a montadora sul-coreana está estreando no segmento de carros populares. Para isso, dispensou a importadora CAOA e construiu, sozinha, uma fábrica em Piracicaba, interior de São Paulo, para produzir o HB20. 

Apresentado há um mês, inclusive aqui no Guscar, o HB20 começou a ser vendido ontem. E o Hyundai já chega quebrando uma regra de mercado, oferecendo estilo moderno e bom acabamento num carro pequeno com motor 1.0 e ainda por um bom preço, algo raro de se ver no Brasil. Com comercial na TV exibido desde então, o público acreditou nessa proposta e o resultado é que já tem fila de espera de 60 a 90 dias para ele. 
Com 3,90 m de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos, seu perfil é bem reto. A escultura fluída, conceito estético mundial da Hyundai, está presente nos faróis pontiagudos, na grade tridimensional, na entrada de ar sorridente do para-choque dianteiro, nos vincos que atravessam a lateral da carroceria e nas lanternas horizontais em posição elevada na tampa do porta-malas, quase coladas no vidro, com um afundamento entre elas para dar um efeito de modernidade.


O interior segue o visual dos outros carros da marca, como o Elantra e a nova geração do médio i30 (que, aliás, lembra bastante o HB20 também por fora), com túnel dos instrumentos destacado, plásticos (duros), e revestimento das portas de boa qualidade, além de cromados em volta das saídas de ar (as centrais em forma de asa) nas versões mais caras. O HB20 vai na contramão do franciscanismo de concorrentes como Gol, Palio, Sandero, Etios e March. Só o futuro Chevrolet Onix deve apresentar qualidade semelhante.


O espaço interno no banco traseiro é razoável para as pernas. O joelho fica um pouco elevado. Mas a cabeça acomoda bem. O porta-malas tem capacidade para 300 litros, extensíveis a 900 litros com os bancos rebatidos. Pela primeira foto abaixo dá pra perceber um defeito: a falta de apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio do banco traseiro.


O HB20 tem duas opções de motorização, ambas flex. A primeira é o mesmo 1.0 de três cilindros do Kia Picanto, que tem doze válvulas com comando variável (CVVT) e rende 75 cavalos com gasolina e 80 cv com álcool no tanque. Com ele o Hyundai acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 e 15,9 segundos, com álcool e gasolina, respectivamente, e alcança os 160 km/h com etanol.

O outro propulsor é o 1.6 de quatro cilindros, também CVVT, com 122 e 128 cavalos. É o mesmo dos Kia Cerato e Soul e também vai equipar o novo i30 aqui no Brasil. O 1.6 pode ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. A aceleração do manual fica em torno dos nove segundos com velocidade máxima de 184 km/h. Já o automático chega aos 100 km/h na faixa dos 11 segundos, com dez quilômetros a menos na máxima.


A versão 1.0 Comfort é a mais barata. Custa R$ 31.995 e traz de série ar condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, computador de bordo, rodas de aro 14 polegadas com calotas, faróis com máscara negra e quadro de instrumentos aceso permanentemente. 


As outras versões 1.0 são a Comfort Plus (R$ 33.995) e a Comfort Style (R$ 37.995). O 1.6 terá as três (R$ 36.995, R$ 38.995 e R$ 42.995) e mais a Premium (R$ 44.995). As duas últimas podem ter o câmbio automático (R$ 45.995 e R$ 47.995). 

A Comfort com motor 1.6 adiciona freios ABS com EBD. A Comfort Plus traz a mais alarme, vidros e travas elétricos, chave canivete e portas com parte do revestimento em tecido. A Style acrescenta a esta rodas de liga leve aro 14", sistema de freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), sistema de som com comando no volante e banco traseiro bipartido. Por fim, a Premium tem a mais rodas de liga de 15", painel bicolor, interior em tom claro, sensores de luminosidade e de estacionamento, volante revestido em couro e máscara dos faróis cromada.


Só existem dois opcionais: um sistema mais sofisticado de áudio com controle no volante (em quatro versões), por R$ 995, e a pintura metálica (R$ 1.045) ou perolizada (R$ 1.245). As oito cores são vermelho, branco, preto (sólidas), cinza claro, cinza escuro (metálicas), azul, marrom e preto (perolizadas). Um caleidoscópios, se comparado à CAOA, que só oferece preto e prata. A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem e o Seguro Auto Hyundai sai por R$ 1.300 nas versões 1.0 e R$ 1.600 nas versões 1.6, sem exigência de perfil ou localidade.


Por atuar sozinha, o HB20 terá uma rede exclusiva de concessionárias, diferenciadas pelo portal azul. A princípio, o hatch compacto não seria vendido nas concessionárias da CAOA, com portal cinza. Mas algumas lojas da importadora foram autorizadas a vender o novo modelo. Mas os importados (por enquanto) não terão vez nas 120 revendas iniciais da Hyundai Motors do Brasil. É uma vantagem para o marketing, mas vejo isso como algo negativo, pois além de expor as divergências entre as distribuidoras, reduz o número de revendas da marca, apesar da Hyundai já ter 156 concessionárias em todo o país e da montadora garantir que o hatch pode ser consertado nas lojas da representante. A garantia, entretanto, é de 5 anos, como em toda linha, que se limita a 100 mil quilômetros quando o cliente for pessoa jurídica.


O nome do HB20 foi pouco inspirado, criado a partir da junção das iniciais de Hyundai Brasil com o código 20 do porte do carro. Foi tentado o nome Samba, mas o ritmo musical mais famoso do país é protegido por uma patente tão cara que nem a FIFA conseguiu pagar para batizar a bola da Copa do Mundo de 2014, a ser disputada aqui. Na Europa, o equivalente a ele se chama i20, mas o nosso ficou bem mais bonito e deve inspirar a próxima geração do compacto de lá.

O HB20 pode não tirar a eterna liderança de 25 anos do Gol, mas já acabou com a regra de que carro para país emergente como o nosso tem que ser feio, pelado e mal acabado. Palmas para a Hyundai. 

Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento
+ Porta-malas
+ Motores 1.0 e 1.6
+ Desempenho 1.6
+ Frenagem
+ Ruído

Pontos Fracos 

- Preço
- Falta de cinto de segurança de 3 pontos e apoio de cabeça no meio do banco traseiro
- Divisão da rede de concessionárias

FICHA TÉCNICA - HYUNDAI HB20


Motores: Três cilindros, transversal, flex, 998 cm³, 12 válvulas

Quatro cilindros, transversal, flex, 1.591 cm³, 16v

Potência:75 (gas) e 80 (álc) cv (1.0) / 122 (G) e 128 (A) cv (1.6)

Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,8 (1.0) / 10 (1.6 câmbio manual) e 11 (1;6 aut) seg. (revista Quatro Rodas, com álcool)

Velocidade máxima: 160 km/h (1.0) / 188 (1.6 man) e 176 (1.6 aut) km/h (Quatro Rodas)

Consumo: 8 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada (1.0) / 7,4 e 11,4 km/l (1.6 manual) / 7,3 e 10,8 km/l (1.6 aut)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,90/1,68/1,47/2,50 m

Porta-malas: 300 litros

Tanque: 50 litros

Preços 1.0: R$ 31.995 (Comfort) / R$ 33.995 (Plus) / R$ 37.995 (Style)
Preços 1.6: R$ 36.995 (Comfort) / R$ 38.995 (Plus) / R$ 42.995 (Style manual) / R$ 45.995 (Style automática) / R$ 44.995 (Premium manual) / R$ 47.995 (Premium automática)

2 comentários:

Xracer disse...

ótimo post, bem explicativo ! O carro promete, pra sair da pobreza completa e exploração que o brasileiro se sujeita pelas 4 grandes !

Anônimo disse...

Etios e HB20 são novos 206 e 207??? Bonitos, equipados e muito caro pelo que vale o carro!!!

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Volkswagen (109) Chevrolet (108) História (102) Ford (91) Fiat (84) Carro do Ano (75) Comparativos (75) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Polo (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Carro do Ano 2018 (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)