Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Desde 2010, quando parou de importar a V50, derivada do já finado sedã S40, a Volvo não comercializava uma perua no Brasil. Agora, a marca sueca volta ao segmento com a V60, baseada no estiloso sedã S60, justamente num momento em que os veículos de cinco portas, habitáculo comum e porta-malas amplo estão em processo de extinção no país, perdendo espaço para a imponência dos jipes, como a XC60 da própria Volvo. 

E se depender do tamanho do porta-malas e do preço da V60, dificilmente o brasileiro vai voltar a se encantar por uma perua. O novo modelo tem apenas 430 litros, bem menor que as concorrentes Audi A4 Avant (460), Mercedes Classe C Touring (475), Volkswagen Passat Variant (513) e a prima SUV XC60 (495). Os preços começam em R$ 130.900, com a chamada T5 Comfort, e vem muito bem equipada, mas sem os equipamentos mais interessantes da linha, reservados para a versão mais cara, a T6, por R$ 199.900. Há ainda a intermediária T5 Dynamic (R$ 149.900). Todas têm o kit de aparência esportiva R-Design.




O estilo anguloso é a esperança da Volvo retomar a tradição das peruas no Brasil. Pelo menos, entre os jovens ricos. A frente parruda e arredondada, com as luzes de neblina verticais, entre os faróis amendoados e a enorme grade, é a mesma do S60. Na lateral, se destacam o vinco que fica mais saliente para trás, a linha de cintura alta e a área envidraçada arqueada. A traseira tem lanternas onduladas que se prolongam para as colunas, entre o vidro, que abre separadamente da porta do bagageiro. O friso preto em black piano com a assinatura VOLVO faz uma referência à tampa de vidro do hatch C30 e da nova V40, além de a deixar parecida com a XC60. O perfil esportivo da V60 enterra as linhas planas e conservadoras das antecessoras 850, V70 e V50, mas a traseira ainda lembra as antigas station wagons

O interior é bem requintado como deve ser um carro com essa faixa de preço. Se destacam o couro e o aço escovado. O desenho do painel é simples, mas a modernidade está presente no console flutuante e na tela de LCD (só na versão top). Os bancos são envolventes e os apoios de cabeça (para todos) permanecem com o tradicional formato de vírgula. Há bastante espaço e conforto no banco de trás e as colunas B (no meio do habitáculo) têm saída de ar condicionado. O passageiro do meio também dispõe de cinto de segurança de 3 pontos.


A versão básica T5 Comfort traz rodas de 18 polegadas, ar-condicionado digital, computador de bordo, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sistema de áudio de alta performance com Bluetooth, entradas para iPod e USB e controle no volante, bancos e volante esportivos com revestimento em couro e os equipamentos que continuam fazendo da Volvo referência em segurança, como freios ABS com EBD e sistema de frenagem de urgência, airbags frontais, laterais e de cortina, piloto automático comum, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento elétrico e o sistema  City Safety, que proporciona segurança “extra” em caso de distração do motorista, evitando possíveis colisões. A T5 Dynamic adiciona os sensores de faróis e chuva, faróis de xenônio adaptativos em curvas com lavador, cinto de bagagens, banco do motorista com ajustes elétricos memorizáveis e teto solar. As versões T5 são movidas pelo motor de quatro cilindros 2.0, com turbo e injeção direta de gasolina, que rende uma potência de 240 cavalos. É o mesmo Ecoboost que será usado no novo Fusion, mas com outro nome, pois este é exclusivo da Ford. O câmbio é automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas.

A top T6 AWD tem tração integral (as demais são dianteiras) e é a que traz o filé da segurança, conforto e entrenimento, como o sistema que detecta pedestres e freia automaticamente desde que esteja andando a apenas 35 km/h, detector de placas de trânsito e mudança de faixa, alerta do condutor, banco do passageiro com regulagem elétrica e memória, bancos dianteiros com aquecimento, sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, piloto automático adaptativo e sistema multimídia completo, com GPS e DVD. Seu motor é de seis cilindros 3.0, também com turbo e injeção direta. Mesmo assim, entrega 304 cavalos. O câmbio é automático Geartronic, também com seis velocidades. As V60 T5 aceleram de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e alcança os 230 km/h de velocidade máxima. A T6 cumpre as mesmas provas em 6,2 segundos e 250 km/h.

A Volvo V60 pode não reanimar o mercado das peruas no Brasil, mas, pelo menos, traz de volta ao país a sua tradição nos veículos do gênero, já que a segurança ela nunca abandonou.

FICHA TÉCNICA - VOLVO V60 

Motores: Quatro cilindros, transversal, injeção direta, turbo, gasolina, 1.999 cm³ (T5)
Seis cilindros, transversal, injeção direta, turbo, gasolina, 2.953 cm³ (T6)
Potência: 240 cv (T5) / 304 cv (T6)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,7 (T5) / 6,2 segundos (T6)
Velocidade máxima: 230 km/h (T5) / 250 km/h (T6)
Consumo médio: 12,5 km/l (T5) / 9,8 km/l (T6)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,63/1,86/1,48/2,77 m
Porta-malas: 430 litros
Tanque: 67,5 litros
Preço: R$ 130.900 (T5 Comfort) / R$ 149.900 (T5 Dynamic) / R$ 199.900 (T6 AWD)