Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Bastou a concorrência apertar, com a chegada do Chevrolet Sonic, do Ford New Fiesta e do novo Citroën C3, para a Fiat acordar e finalmente trazer para o Brasil o face-lift do seu compacto premium, o Punto. 

Desde que o chamado Punto Evo foi lançado na Europa, em 2009, começou a expectativa para a sua vinda ao país. A Fiat daqui lançou as linhas 2011 e 2012 sem a modificação, decepcionando quem o aguardava. 

Attactive
Felizmente, o sonho se realizou. A linha 2013 foi lançada ontem, com visual mais agressivo. A grade ficou mais fechada e o capô ganhou o bigode cromado na ponta. O enfeite nasceu no pequenino 500, estreou no Brasil no novo Palio e agora chega ao Punto brasileiro. 


O que deu efetivamente cara nova ao modelo foi o conjunto barra protetora/máscara da grade de plástico no meio do para-choque dianteiro. A peça também abriga as luzes de direção e os faróis de neblina, que ficaram mais próximos, no centro. As versões de acabamento continuam, em ordem crescente de preço, sendo a Attractive, Essence, Sporting e T-Jet. Assim, a cor do protetor se diferencia de acordo com elas: preto fosco para a básica Attractive e a top T-Jet e grafite na Essence e na Sporting. Os faróis ficaram mais transparentes, com novos refletores. Na traseira só mudaram o logotipo Punto (o bonequinho dirigindo foi aposentado), as lanternas (ainda na coluna), que ganharam LEDs e ficaram com a lente mais escurecida, além da proteção do para-choque no mesmo tom da barra dianteira. O porta-malas agora é aberto pelo emblema FIAT. 


 
Essence Dualogic


A mudança mais radical do Punto foi no interior. O painel de console retangular deu lugar a um desenho ondulado e bicolor. O quadro de instrumentos agora é em arco e os próprios ficam dentro de túneis, com grafismo exclusivo para cada versão. A iluminação deles passou a ser branca e seus ponteiros se mexem assim que o carro é ligado, para conferir o funcionamento. O porta-objetos do console central também é arqueado, acompanhando a ondulação. Abaixo de ambos estão as saídas de ar retangulares. As das extremidades são circulares. Os materiais ficaram mais refinados, principalmente na parte personalizável de cor e textura, inspirada no Uno, Palio e Grand Siena. Cada versão também tem a sua: azul para a Atrractive, cinza ou bege para a Essence, preta para a Sporting e na cor da carroceria externa da T-Jet. A junção na parte superior entre estes dois tons pode ser iluminada, um efeito chamado NightDesign, opcional na Essence e de série na Sporting e no T-Jet. O rádio ficou maior e mais moderno, com iluminação azul, mas bem que poderia ter ganho um kit multimídia com GPS, né? O habitáculo é o mesmo, já que a estrutura do carro não mudou. 


Mecanicamente, temos apenas duas novidades. O motor 1.4 da versão básica Attractive agora é da série EVO (homônima da geração europeia), já usado no Uno e linha Palio, rendendo 85 cavalos com gasolina e 88 cv com álcool. O câmbio automatizado Dualogic é de segunda geração, chamada Plus, que além de dar menos trancos na mudança automática, aborta o aumento de marcha em caso de necessidade de retomada de velocidade e também tem auxílio de partida em ladeira. A nova caixa, que pode ter controle no volante, estreou no Bravo. 


O Punto também ganhou o sistema ESS (Emergency Stop Signating), que aciona as luzes de direção quando freia bruscamente; o EcoDrive, um aplicativo do sistema Blue & Me que analisa as rotas percorridas, o desempenho, o consumo e emissão de CO2; e o DNA, exclusivo do T-Jet que altera o modo de funcionamento do motor do carro em três modos: Dinâmico (que privilegia o desempenho), Normal e Autonomia (para economizar combustível), daí a sigla. 



Entre as novidades de equipamentos já conhecidos, o Punto 2013 passa a contar, opcionalmente, com sensor de estacionamento com visor no cluster do quadro de instrumentos, sensores de chuva e crepuscular. Freios ABS e airbags frontais, chamados de kit HSD, agora são de série em todas as versões. O Sporting e o T-Jet têm airbags laterais e de cortina como opcionais.

O Punto Attractive 1.4 custa R$ 38.570, tem calotas com rodas de 15 polegadas e já traz de série o ESS, o kit HSD, vidros elétricos dianteiros com funções um toque e antiesmagamento, lanterna traseira com LEDs, banco do motorista com regulagem de altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, desembaçador do vidro traseiro, limpador traseiro, My Car Fiat, travas elétricas, travamento automático das portas a 20 km/h e volante com regulagem de altura. Mas para ter ar condicionado, vidros elétricos traseiros e retrovisores elétricos é preciso pagar R$ 42.059, sem a pintura metálica. Aquecedor, faróis de neblina, o sistema Blue & Me, alarme antifurto, as rodas de liga-leve (ainda de 15 polegadas), chave canivete com telecomando, rádio CD/MP3 com entrada USB também são cobrados à parte. 

A Essence, que tem o motor E.TorQ 1.6 16v, de 115 e 117 cv, adiciona o ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, entre outros. Seu preço básico é de R$ 41.750. A Essence Dualogic vem com câmbio Dualogic e piloto automático e sai por R$ 44.140. No entanto, a lista de opcionais desta versão também é grande: teto solar SkyDome, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, volante em couro com comando de rádio, iluminação interna com efeito Night Design, vidros traseiros elétricos, banco em couro, banco traseiro bipartido com apoia-braço central, apoia-braço central no banco do motorista, alarme antifurto, parafuso de segurança, rádio CD/MP3 com USB, Blue&Me, spoiler, rodas em liga 16”, sensores de chuva e crepuscular, além de comando do câmbio tipo borboleta para a versão Dualogic.



Sporting Dualogic

O Punto começa a ficar completo na versão Sporting, com motor E.TorQ 1.8 de 130/132 cv.  Por R$ 46.400 com câmbio manual e R$ 48.770 com o Dualogic, ele acrescenta rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16”, volante em couro com comando de rádio 6 teclas, iluminação interna com efeito Night Design, spoiler na tampa traseira e minissaia lateral, friso lateral na cor do veículo, recobrimento esportivo dos pedais e apóia-pé, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada e kit parafuso antifurto e tapete em carpete. Mas a Fiat ainda teima em cobrar a mais pelos vidros elétricos traseiros (R$ 639). Outros opcionais são ar-condicionado automático, alarme antifurto, banco traseiro bipartido, teto solar, Blue&Me, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, piloto automático, sidebag + window bag, banco em couro e comando do câmbio no volante tipo borboleta (só para o Dualogic).







Os vidros elétricos atrás, finalmente, são oferecidos de série no T-Jet (R$ 55.740), de motor turbo 1.4 16v. Ele também tem banco traseiro bipartido com apoia-braço central, bancos esportivos, protetor de cárter, roda de liga 17” (incluindo estepe), piloto automático, Blue&Me, rádio CD/MP3, volante em couro com comando de rádio 8 teclas, sensor de estacionamento, Seletor DNA, volante com base quadrada, faixas laterais com escrita T-Jet e som Hi-fi com subwoofer. Mas ar-condicionado automático, alarme antifurto, teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, sidebag + window bag, Blue&Me NAV (monocromáticos no quadro de instrumentos) são opcionais.

O Punto foi modernizado para enfrentar os novos concorrentes e ganhar fôlego no mercado, já que está em 22º lugar entre os carros mais vendidos. Estava ofuscado pelo lançamento do Bravo e do novo Palio. Ficou mais chamativo. Pena que esta dianteira Evo não existe mais na Europa. Lá, ele passou por mais uma alteração, que o deixou parecido com o modelo antigo. O consolo é que o nosso é mais bonito.