quinta-feira, 28 de junho de 2012

SONHO DE CONSUMO - MERCEDES SLK

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



Vendido no Brasil desde setembro do ano passado, o roadster de teto retrátil elétrico Mercedes SLK foi reposicionado no mercado, supostamente, por causa do aumento do IPI. De início, chegaram as versões SLK200 e SLK350. A primeira com motor 1.8 de 184 cavalos e a outra com motor V6 3.5 de 306 cv.

Só que ambas foram suprimidas e substituídas pela que deveria ser a intermediária entre elas: a SLK 250, que custa R$ 249.900. As anteriores custavam, respectivamente, R$ 202.900 e R$ 252.900. Em agosto chega a 55AMG, com motor V8 5.5 biturbo de 421 cv e preço estimado de R$ 507 mil. 

Por enquanto, vamos falar mais da SLK 250. Seu motor 1.8 CGI BlueEfficiency, com injeção direta de gasolina, comando variável das válvulas e turbo, passa a render 204 cavalos com uma nova programação eletrônica. O câmbio automático 7G-Tronic Plus tem sete velocidades e controle manual na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. Com ele o cupê-roadster acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e tem a velocidade limitada a 243 km/h. A SLK 55 AMG acelera em 4,6 segundos e fica nos 250 km/h. 


SLK 55 AMG
Mesmo reestilizado pela segunda vez, agora com inspiração no superesportivo SLS, o SLK manteve o capô longo e a traseira curta, presentes desde a primeira geração, de 1996. O par de arcos de proteção, atrás dos dois únicos lugares, está mais moderno. Na primeira reestilização, de 2004, a frente bicuda seguiu o estilo do superesportivo da época: o SLR McLaren, por sua vez inspirado no bólido de Fórmula 1 da equipe inglesa. 

A grade do novo SLK é avantajada e nela se destaca a grande estrela de três pontas entre dois frisos cromados. Os faróis, que se estendem até a lateral e o capô, são recuados. A novidade é a entrada de ar nos para-lamas dianteiros, lembrando o clássico SL, cuja nova geração também se inspirou no SLS. Atrás, as novas lanternas horizontais, meio pontudas, meio arredondadas, continuam concentradas majoritariamente na lateral, deixando a tampa livre para a placa e o brake-light.



 
                           
O interior tem estilo clássico modernizado, com painel de linhas retas, duas saídas de ar circulares e com grade de turbina cercando a tela multimídia no centro, quadro de instrumentos destacados, console também de desenho simples e máscara em aço escovado, bancos bem envolventes e revestidos em couro que reflete os raios solares para evitar o aquecimento quando o carro fica no sol. As portas também têm couro. O acabamento é bem requintado, claro. O porta-malas tem 335 litros, capacidade que cai para 225 quando o teto está guardado no compartimento. 

Para justificar o preço de quase 250 mil reais, o SLK250 herdou os fartos itens de conforto e segurança do 350 como ar condicionado dual zone, ajustes elétricos dos bancos e da coluna de direção, faróis bixenônio, sistema AirGuide (que reduz a turbulência do ar por meio de um quebra-vento em acrílico acoplado às barras protetoras individuais de alumínio, diminuindo também o ruído provocado pelo vento), assistente de atenção (que detecta sonolência e emite um alerta sonoro caso o condutor não mexa no volante ou pise nos pedais após alguns segundos), sensor de estacionamento, seis airbags (duas bolsas frontais, duas laterais e duas que protegem os joelhos), ABS, EBS e BAS, controles de estabilidade e de tração, Neck-Pro (desloca os apoios de cabeça para proteger os ocupantes em caso de colisão traseira, evitando o efeito chicote) e central multimídia Comand (com rádio, DVD, GPS e conexão do telefone). O 55 AMG será equipado com o teto de vidro Magic Sky Control, que escurece o vidro.



O Mercedes SLK foi lançado em 1996, para ser uma opção compacta do já mítico SL, criado em 1954. Seu nome é a abreviação das iniciais de Sportlich, Leicht und Kurz, em alemão, ou esportivo, leve e curto (ou compacto) em português. Seus maiores concorrentes da época eram o BMW Z3 e o primeiro Porsche Boxster. 

O diferencial do SLK sempre foi o teto rígido retrátil elétrico, que transforma o coupé em cabriolet em poucos segundos. Apesar da Mitsubishi ter colocado o 3000GT Spyder no mercado em 1995 e o SLK ter chegado ao mercado somente no ano seguinte, foi a Mercedes quem resgatou o recurso - inventado pela Peugeot nos anos 1930 - no protótipo SLK II, apresentado no Salão de Paris de 1994. O SLK dura até hoje enquanto o esportivo japonês foi extinto.  




Apesar da Peugeot ter popularizado os "coupé-cabriolet", com o 206CC e o 307CC, e até a Ferrari ter aderido ao conceito com a California, o SLK ainda é a referência neste tipo de veículo. 



FICHA TÉCNICA - MERCEDES SLK 250

Motor: Quatro cilindros em linha, longitudinal, turbo, injeção direta de gasolina, 1.796 cm³, 16 válvulas
Potência: 204 cv 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,6 segundos
Velocidade máxima: 243 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo: 10,5 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,13/1,81/1,30/2,43m
Porta-malas: 335 litros (fechado) e 225 litros (aberto)
Tanque:60 litros
Preço: R$ 249.900

Um comentário:

Alberto Thiago disse...

Comprei uma SLK 2013 e a abertura do teto com a chave está com defeito que a Mercedes Benz não conseguiu solucionar. Realmente não existe carro perfeito, se vc comprar e vier com defeito pode desistir, mesmo sendo um Mercedes Benz.

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (96) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)