segunda-feira, 25 de junho de 2012

NO MERCADO - BMW SÉRIE 1

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Enquanto o BMW Série 3 está na sexta geração e já tem uma tradição de 37 anos para honrar, o hatch Série 1 passa apenas pela sua primeira grande reestilização. 

Prolongar a história iniciada em 2004 pode até ser, mas conquistar as mesmas doze milhões de unidades vendidas do sedã, com quem compartilha a plataforma, não é o objetivo a curto prazo do Série 1. O que a BMW pretende, mesmo, é tornar a nova geração do hatch mais eficiente e sustentável para o futuro. Tanto que ele tem sistema de desligamento do motor nas paradas, religando quando se pisa no acelerador (Start-Stop), sistema de regeneração de energia das frenagens e motor turbo de baixa cilindrada. 

O Brasil já faz parte da busca pelo amadurecimento do novo Série 1 desde maio, quando ele desembarcou em nosso mercado em quatro versões, que usam a nomenclatura 118i: a básica (R$ 113.370), Urban Line (R$ 119.220), Sport Line (R$ 122.900) e Full (R$ 149.500). 


A 118i já vem com ar condicionado digital, central multimídia com sistema de navegação que exibe as informações em uma tela LCD de 7 polegadas no centro do painel, sistema de som com Bluetooth, USB direção elétrica, seis airbags, freios ABS, controles de tração, estabilidade e de contorno de curvas, os freios regenerativos e o sistema Start/Stop. Porém, os bancos são revestidos em tecidos. As rodas são de aro 16.  



A Urban tem os mesmos itens da versão básica descritos acima, mas adiciona detalhes de estilo como grade com acabamento metálico e 11 frisos, barra prateada na base dos para-choques, tomadas de ar modificadas, rodas aro 17 com desenho diferenciado, soleiras, ponteira do escapamento e detalhes cromados, bancos esportivos com faixa de couro colorido e iluminação interior azulada.

Na Sport a grade tem oito frisos, as ponteiras de escape e barras transversais do para-choque têm acabamento preto, as rodas são aro 18 (19 opcionais), soleiras e detalhes internos em vermelho, iluminação interna branca e a função Sport Plus agregada ao controle do modo de condução. A Full completa com bancos em couro e elétricos com memória, faróis de duplo xenônio, GPS e teto solar em cristal.




A exemplo do Série 3, o hatch também passa a impressão de que não mudou nada no estilo. Manteve a lateral de coluna larga, a característica grade frontal de duplo rim da BMW e a traseira limpa com lanternas nos cantos. Mas basta colocá-lo ao lado do modelo anterior que você verá que ele mudou sim. 

Os faróis, que antes eram alinhados com a grade, agora foram puxados para cima, formando um X na dianteira e uma empena cega perto do para-choque. A lateral ganhou mais vincos e o recorte das janelas, que cresceram, está bem mais inclinado. Já as lanternas ficaram mais trapezoidais. Tal como o sedã médio, ele também cresceu para comprovar a mudança: o comprimento passou para 4,32m (8,5 cm a mais) e a largura para 1,76m (+ 1,7 cm). Só a altura se manteve com 1,42m. 


O interior também ficou mais moderno, principalmente nos comandos do rádio, ar condicionado, sistema multimídia i-Drive e na tela central. O friso prateado que atravessava todo o painel agora fica separado, uma parte maior no lado do carona e outra no canto esquerdo, além de outros no console do assoalho e nas portas. Tudo estilizado. O quadro de instrumentos segue o visual conservador da marca, para facilitar a leitura. O acabamento tem pontos macios, mas há muito plástico de qualidade simples. 


O espaço interno para as pernas cresceu (a distância entre-eixos aumentou de 2,66 para 2,69m), mas o túnel central estragou tudo ao limitar a acomodação lateral e a de um quinto passageiro, que, mesmo assim, tem apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos. No porta-malas cabem apenas 360 litros.  

O Série 1 vendido no Brasil é chamado de 118i, mas seu motor é 1.6, com injeção direta e turbo TwinPower. É o mesmo bloco do THP usado no Mini e no grupo PSA, mas rende 170 cavalos por causa do sistema de turbina maior e de dutos separados. O câmbio é automático de oito marchas e opção sequencial, mas só na alavanca. Dentro da tradição da BMW a montagem do motor é longitudinal e a tração é traseira. 


O conjunto garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 222 km/h, de acordo com a BMW. Segundo a revista Quatro Rodas, que o comparou com o já antigo Audi A3 Sportback, o novo 118i fez a boa média de 10,7 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, deixando o rival bem pra trás. Outro destaque é o nível de ruído interno a 80 km/h de 56,8 decibéis. A frenagem a 120 km/h de 55,7 ficou atrás do Audi, mas é boa. 

Até o mês que vem chega o 116i, com motor de 136 cavalos. Futuramente também virão o 128i, 130i, com motor 2.0 turbo de quatro cilindros, e o hatch de duas portas preparado pela M. O cupê de três volumes ainda não foi apresentado. 

Se depender dos seus atributos de tecnologia e sustentabilidade, o novo BMW Série 1 tem tudo para ser tão tradicional quanto o Série 3. Mas, custando mais de 110 mil reais com acabamento simples, dificilmente o Brasil vai ajudar na sua história e ele será apenas mais um hatch premium em nosso mercado.


Pontos Fortes 

+ Motor
+ Desempenho 
+ Consumo
+ Conforto
+ Segurança
+ Itens de sustentabilidade

Pontos Fracos

- Acabamento
- Preço

FICHA TÉCNICA - BMW 118i

Motor: Quatro cilindros em linha, longitudinal, turbo, injeção direta de gasolina, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 170 cv 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,5 segundos
Velocidade máxima: 222 km/h
Consumo: 10,7 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada (revista Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,32/1,77/1,42/2,69m
Porta-malas: 360 litros
Tanque:52 litros
Preço: R$ 113.370 (118i) / R$ 119.220 (Urban Line) / R$ 122.900 (Sport Line) / R$ 149.500 (Full)





Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (100) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (46) Honda (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)