domingo, 10 de junho de 2012

LANÇAMENTO - PEUGEOT 508

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



Para voltar ao mercado de sedãs de luxo, a francesa Peugeot resolveu falar alemão. Foi mirando o estilo, o desempenho e a qualidade de acabamento interno de marcas como Audi e BMW que o 508 foi projetado e agora está chegando ao Brasil, um ano e três meses depois de surgir na Europa.

Eu escrevi voltar? Sim. A Peugeot tem tradição em modelos luxuosos. Em seu portfólio estão presentes o 601 (1934-1935), o 504 (1968-1983), 604 (1975), 505 (1979-1992) e o 605 (1989-1999). Os dois últimos já foram comercializados por aqui em fim de carreira. O 407 e o 607, da década passada, também nossos conhecidos, foram os mais recentes representantes do segmento. E são eles quem o 508 vai substituir, tanto lá quanto cá. Aliás, o novo modelo é o verdadeiro sucessor do 407 e não o 408, derivado do médio 308.

Construído sobre a plataforma do Citroën C5, o Peugeot 508 já está à venda, em versão única, por R$ 119.990. O motor escolhido é o já conhecido 1.6 THP (aquele mesmo do downsizing, que equipa o 3008, o RCZ, o 408 e agora o Citroën DS3), com turbo e injeção direta de combustível, que aqui rende 165 cavalos. Ah, o bloco foi desenvolvido em parceria com a BMW pelo Mini. Tem influência alemã até no motor. Sinceramente, não combinou com o 508 por ter pouca potência para mover 1.410 kg. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de mudanças manuais no console e nas aletas atrás do volante, cuja direção é eletro-hidráulica.




A carroceria tem linhas elegantes, modernas e atraentes. O conjunto dianteiro, com faróis puxados e grade hexagonal, ao estilo Audi, inaugurou a nova identidade visual da marca francesa, já repetida no hatch 208 e no sedã 301, só para citar os que já foram lançados. Os vidros laterais têm um quê de BMW e as lanternas traseiras se destacam até mais que os faróis lá na frente. Os filetes de leds, dispostos paralelamente em três faixas verticais em cada lado, lembram as garras de um leão. 


O interior é o cartão de visitas do 508. Perfeitamente bem acabado, com muito couro (também nos bancos), materiais espumados e de toque agradável, o painel tem estilo discreto, com a parte superior contínua, interrompida apenas pelas saídas de ar que cercam a tela de 7 polegadas em alta definição do sistema multimídia (controlado por um botão giratório no console, como nos Audi e BMW) e o quadro de instrumentos clássico. Velocímetro e conta-giros têm aro cromado e boa leitura. Entre eles aparecem o cluster do computador de bordo, o marcador de combustível e termômetros. Acima deste quadro se destaca o head up display, a tela transparente de plástico que projeta informações nela e no para-brisa. É o mesmo sistema do utilitário 3008, mas no sedã também mostra as orientações de navegação. O botão de partida do motor à esquerda do painel lembra os Porsches, também alemães.

O espaço para as pernas nos bancos de trás é bom, os joelhos vão folgados, mas os pés ficam um pouco limitados, tanto embaixo dos bancos quanto pelo túnel central. Para um carro de 2,82m de distância entre-eixos isso não deveria acontecer. Pelo menos a cabeça não raspa o teto. Para compensar, os viajantes de trás têm duas zonas de controle do ar condicionado digital só para eles, além das duas da frente. O porta-malas, que abre pelo botão da chave ou pelo 0 do nome do carro, tem 473 litros. Também é pouco para o tamanho do carro, que mede 4,79m de comprimento e 1,85m de largura.

 

Na lista única de equipamentos do Peugeot 508 estão presentes os controles eletrônicos de estabilidade e tração, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com assistência adicional em urgência, assistente de partida em ladeira, freio de estacionamento elétrico, faróis de xenônio autodirecionais com assistência de facho alto, fixações ISOFIX para cadeirinha de criança, alarme antifurto, bancos dianteiros com regulagem elétrica e com aquecimento, porta-luvas refrigerado e iluminado, retrovisores com rebatimento automático, sensores de chuva, faróis e estacionamento (dianteiros e traseiros), assistente de análise de vaga para estacionar, piloto automático, ar condicionado digital de quatro zonas, sistema de entrada e partida sem chave, rádio e toca-CD com MP3 com Bluetooth, comando na coluna de direção e amplificador, navegador GPS e teto solar elétrico. As rodas são de 18 polegadas. As opções de cores são grafite, prata, preta e branca, que, ao contrário de modelos mais populares, custa R$ 900 a mais.



O Peugeot 508 se inspirou nos alemães da Audi e da BMW, mas o seu maior concorrente será um alemão mais simples: o Volkswagen Passat, que custa R$ 122.450 e tem motor 2.0 de 211 cavalos. É mais caro, porém é mais potente. O francês com alma alemã também vai enfrentar executivos de outras nacionalidades como os sul-coreanos Hyundai Azera V6 3.0 (R$ 114.924 e 250cv) e Kia Cadenza V6 3.5 (R$ 124.900 e 290cv) e os norte-americanos Chevrolet Malibu 2.4 (R$ 99.900 e 171cv) e Ford Fusion V6 (R$ 107.360 e 243cv), também com motores mais potentes e mais baratos (com exceção do Kia). Nem os modelos compactos das nobres alemãs Audi e BMW têm preços equivalentes. O A4 2.0 TFSI de 183cv custa R$ 149.700 e o novo 328i (que é 2.0 e rende 245cv) sai por R$ 171.400. Até o Mercedes Classe C180 Turbo é vendido por R$ 125.900, mas tem 156cv. O 508 também tem uma versão perua, mas esqueça: ela não vem. Se vai ser difícil para o sedã se impor no mercado, imagina para a SW. 

Não que o Peugeot 508 seja um carro vagabundo. Longe disso. Mas tem menos prestígio que os alemães em quem se inspirou. E para concorrer com carros sul-coreanos e norte-americanos a marca vai ter que confiar na tradição do próprio leão francês, que também tem história no segmento de luxo.



Pontos Fortes 

+ Estilo
+ Acabamento
+ Conforto


Pontos Fracos

- Porta-malas
- Motor THP não combinou com o 508


PEUGEOT 508 1.6 THP

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.598 cm³, turbo, injeção direta, 16 válvulas
Potência: 165 cv 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Velocidade máxima: 220 km/h
Consumo Médio: 10,5 km/l (Medição do Carro Etc, do jornal O Globo)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,79/1,85/1,45/2,82 m
Porta-malas: 473 litros
Tanque: 72 litros
Preço: R$ 119.990

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