sábado, 30 de junho de 2012

HISTÓRIA - VOLKSWAGEN SP2 40 ANOS

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



No início dos anos 70, um pequeno cupê, construído em fibra de vidro sobre o chassi do Fusca por um modesto fabricante, era o sonho de consumo dos brasileiros na época: o Puma. A própria Volkswagen tinha o Karmann-Ghia, vendido na época em duas versões de carroceria: a original, de 1962, e a reestilizada TC, que era até mais barato e vendia mais. 

Mesmo assim, Rudolf Leiding, então presidente da Volks no Brasil, decidiu criar um novo esportivo, que teria de ser melhor e mais barato que o Puma. Em novembro de 1970, o departamento de estilo da VW brasileira entrou em ação e desenvolveu o “Projeto X”, guardado a sete chaves. 


No ano seguinte, na Feira da Indústria Alemã, realizada em São Paulo, o protótipo do novo cupê foi apresentado, a pedidos de Leiding. Desenhado por Márcio Piancastelli, ele fez tanto sucesso que dividiu as atenções com outro protótipo, o C111, da Mercedes-Benz. 



O modelo definitivo só foi conhecido em junho de 1972. Com algumas modificações, o primeiro Volkswagen inteiramente projetado no Brasil recebeu os nomes de SP1 e SP2, em homenagem ao estado de São Paulo, lugar onde foi criado e produzido. 

Os SP chegaram às nossas concessionárias no mês seguinte. Custavam um pouco mais barato que o Puma, mas dava para comprar dois Fuscas 1300 com o valor do novo cupê da Volks.

Enquanto a carroceria do Puma era de fibra de vidro, a dos SP1/SP2 era de chapa de aço, mais resistente. Por outro lado, o material o tornaria mais pesado e mais lento. Pelo menos, as outras vantagens que o novo modelo teria eram a assistência e a qualidade da marca Volkswagen, em quem o consumidor brasileiro já confiava na ocasião. 



A carroceria dos SP ficou muito bonita. É referência de estilo até hoje. Na lateral se destacavam as entradas de ar ao lado do vidro vigia e o friso vermelho refletivo. O teto caía bem inclinado. A traseira era arredondada e as lanternas, estreitas. A dianteira seguia o padrão estético da VW na época: quatro faróis redondos, recuados em um fundo em forma de trapézio, semelhante à Variant, de quem herdou a plataforma, e à Brasília, que seria lançada no ano seguinte. Os para-choques eram de borracha e o escapamento tinha revestimento cromado e perfurado. O SP foi o carro nacional de série mais baixo a ser produzido, com uma altura de apenas 1,16 metro e motorista ficava a apenas 15 centímetros do chão. O comprimento era de 4,21m, a largura 1,61m e a distância entre-eixos 2,40m.

Por dentro o esportivo era igualmente inovador, com um requinte e conforto nunca antes vistos nos Volkswagens brasileiros. Os bancos podiam ser revestidos em couro e possuíam apoios de cabeça reguláveis e acolchoamento na região lombar. O painel de plástico tinha desenho moderno e envolvente. Atrás do volante - de três raios e "copo" com o logotipo VW impresso, como nos carros de competição - ficavam, da esquerda pra direita, o conta-giros e o velocímetro. No console central estavam o marcador de gasolina, amperímetro, relógio e marcador de temperatura do óleo. Abaixo deles vinha o rádio. Além disso, tinha acendedor de cigarros embutido, saídas para ventilação e luzes nas portas. 

As alavancas do câmbio de quatro marchas e do freio de mão revestidas de jacarandá completavam o requinte apenas do SP2. O limpador de pára-brisas tinha hastes pantográficas, que mantinham a posição ideal das palhetas e, pela primeira vez num carro nacional, o seu comando ficava junto ao volante. 

Os SP tinham apenas dois lugares. Cabiam 140 litros de bagagem na frente e mais 205 atrás dos bancos e acima do motor. O estepe ficava no porta-malas da frente. Os pneus eram radiais 185/70 e as rodas, de aro 14. Os freios dianteiros eram a disco.



O novo esportivo foi lançado com duas variações de capacidade cúbica do motor de quatro cilindros opostos, refrigerado a ar e montado em posição plana na traseira. O SP1 tinha o 1.6 litros e rendia 65 cavalos. No SP2 era o 1.7 e 75 cv. Esta última versão acelerava de 0 a 100 km/h em 17,4 segundos e atingia 153 km/h, infelizmente pouco para a sua proposta. Os mais maldosos o chamavam de Sem Potência. 

Apesar do SP1 ter durado até 1974, foi o SP2 quem ficou mais famoso e é o mais lembrado nesses 40 anos. Mesmo com motor fraco, o carro fez tanto sucesso no exterior que a revista alemã Hobby o anunciou como "O Volkswagen mais bonito do mundo”. As revistas americanas Car and Driver e Road and Track também avaliaram o SP2.

Em seu primeiro ano de produção foram vendidas quase três mil unidades. O Puma só vendeu pouco mais de 400 no mesmo período. Já o Karmann-Ghia, mais barato que o SP2, vendeu bem mais que ambos: pouco mais de quatro mil.  



No entanto, as críticas enfraqueceram as vendas dos SP. Os bancos de couro, opcionais, com o tempo, deixaram de ser oferecidos. O SP3, com motor 1.8 dianteiro e refrigerado à água do Passat, nem passou da fase de protótipo, devido ao alto custo de produção. 

Em fevereiro de 1976, o SP2 tinha a sua fabricação definitivamente encerrada. Foram produzidas 10.193 unidades, das quais 681 foram exportadas para a Europa. 

O sonho de ter um carro brasileiro com a mesma qualidade e espírito dos "Gran Turismo" europeus durou apenas quatro anos. A saída prematura de linha do SP1/SP2 só serviu para reforçar a sua exclusividade. 

Hoje, ele é privilégio de seus admiradores, colecionadores e alguns museus, aqui e no exterior. Virou até brinquedo da coleção da Hot Wheels e seu estilo costuma ser atualizado por designers apenas para sonhar com um futuro nostálgico. 


FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN SP1/SP2

Motor: Quatro cilindros contrapostos, gasolina, 1.584 (SP1) e 1.678 cm³ (SP2), 8 válvulas
Potência: 65 (SP1) e 75 (SP2) cv 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 17,4 segundos (SP2 - revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 153 km/h (Quatro Rodas)
Consumo: 10,5 km/l 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,21/1,61/1,16/2,40m
Porta-malas: 140 litros (na frente) e 205 litros (atrás)
Tanque:40 litros
Preço em cruzeiros: Cr$ 27.700 (SP1) e Cr$ 29.700 (SP2) - Em julho de 1972



Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (94) Ford (89) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (68) Em Breve no Brasil (55) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (44) Honda (42) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Lembra de mim? (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) História em Fotos (14) Civic (13) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)