segunda-feira, 2 de abril de 2012

LANÇAMENTO - JAC J5

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Depois do hatch e do sedã compacto J3, além da minivan J6, a JAC Motors agora quer marcar o seu nome no segmento dos sedãs médios. Prometido desde março do ano passado, quando a montadora chinesa iniciou as suas atividades no Brasil, o J5 finalmente está à venda.

Seus 4,59m de comprimento, 2,71m de distância entre-eixos e 1,77m de largura o credenciam para disputar mercado com Chevrolet Cruze, Honda Civic, Hyundai Elantra, Peugeot 408, Renault Fluence, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta, os carros do comparativo que você viu aqui no mês passado e custam no mínimo 70 mil reais.

Se dependesse só do preço o J5 dominaria o mercado. Custa R$ 53.800 e vem com  freios ABS, airbags frontais, ar condicionado digital, alarme, rodas de liga de leve de 16 polegadas (as de 17 polegadas são opcionais e custam R$ 1.390), faróis de neblina, sensor de estacionamento, rádio CD/MP3 com entrada USB entre outros itens. Seu entre-eixos só não supera todos os sete modelos porque empata com o 408. E o porta-malas de 460 litros é maior que o do Cruze.


Porém, ao compararmos a sua lista de equipamentos de série com as dos rivais mais caros, notaremos a falta de airbags laterais e de cortina, câmera de ré, navegador GPS, partida sem chave, auxílio de frenagem, etc. Além disso, também falta a opção de câmbio automático e o motor a gasolina tem apenas 1.5 litros de cilindrada, com 125 cavalos de potência. É melhor apenas do que os 120 cv com álcool do Volkswagen Jetta.

Então, o jeito é colocá-lo na turma dos sedãs médios mais baratos e um pouco mais compactos, como Fiat Linea 1.8 (R$ 56.990), Nissan Sentra (R$ 52.990), Ford New Fiesta Sedan (R$ 47.950) e o Honda City (R$ 53.620 na versão DX). Aí sim, o J5 levará boa vantagem no espaço interno e na lista de equipamentos de série.


Apesar de discreto, o estilo agrada. A frente é mais conservadora que o J3 e o J6, com detalhes sofisticados, como o friso cromado na grade e a máscara escura nos faróis. A lateral tem um vinco em toda a sua extensão, na altura das maçanetas das portas, e uma ascendência na linha de cintura da janela posterior. A traseira é alta, com a placa na tampa do porta-malas e as lanternas lembram o Fiesta Sedan.

O acabamento tem detalhes em black piano e materiais macios ao toque no painel e nas portas. Porém, há algumas folgas nas montagens e irregularidades na superfície. O porta-objetos nas portas é muito apertado. Volante (apesar de ser revestido em couro) e alavancas de regulagens dos bancos aparentam simplicidade. A iluminação azul atrapalha a leitura. Os bancos são de tecido, mas há opção de revestimento em couro por R$ 1.600. A pintura metálica custa R$ 1.290. Mas até a pintura branca pode ter ágio. O ar condicionado gela com eficiência e o espaço interno confirma a superioridade sobre os sedãs compactos premium e até sobre os médios, exceto na largura, contra estes. Pena que os bancos traseiros não rebatem.


Apesar do motor ter 125 cavalos, o desempenho comprova a inadequação do motor 1.5 para um carro deste porte. Segundo a revista Quatro Rodas, ele acelera de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos e recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 23,9 segundos. O consumo, em compensação, é bom: 9,8 km/litro na cidade e 13,6 km/l na estrada.

A frenagem vinda a 120 km/h em 61,7 metros é mediana. Comparada aos sete concorrentes mais caros fica em quarto lugar. Em relação aos sedãs menores, perde apenas para o New Fiesta, que para em 59,8 metros, e o Linea, com 60,9 metros. O nível de ruído é alto. Tem 67,1 decibéis aos mesmos 120 km/h. Números também da Quatro Rodas. A garantia é de 6 anos. 

Custo-benefício o J5 tem, tanto em preço e equipamentos quanto em espaço interno. Mas peca no motor, acabamento e nível de ruído. Resta saber se fará o mesmo sucesso de vendas e durabilidade que o compacto J3, aprovado com louvor em um teste de longa duração da revista Quatro Rodas. 

Avaliação ***

Preço *****
Motor **
Desempenho *
Consumo  ****
Segurança ***
Conforto **
Porta-malas ***
Estilo ***
Acabamento ***
Assistência ***
Espaço interno ****
Equipamentos de série *** 


FICHA TÉCNICA - JAC J5 1.5 16v

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.499 cm³, 16 válvulas
Potência: 125 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,3 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo: 9,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,59/1,77/1,47/2,71m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 57 litros
Preço: R$ 53.800

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (103) História (96) Ford (89) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)