Fotos: Divulgação

Mercedes

 
Classe A - Lembra daquele Mercedes monovolume fabricado em Juiz de Fora entre 1999 e 2005? Esqueça. O Classe A agora é um hatchback médio com aparência bem esportiva. Os vincos na lateral, a agressividade da grade dianteira e a traseira musculosa demonstram esse novo perfil. Os alvos são os renovados Audi A3 (que você lerá mais abaixo), BMW Série 1 (que já está à venda no Brasil) e o inédito Volvo V40 (que encerra o post e deve suceder o C30).


O novo Classe A terá três versões de acabamento: Urban, Style e Sport AMG. Os motores terão 1.6, 2.0 e 2.2 litros de cilindrada, com potência variando entre 114 (A180) e 156 cv (A200) os movidos a gasolina e 109 (A180CDI) e 168cv (A220CDI) os a diesel. O AMG Sport tem detalhes em vermelho na carroceria, suspensão rebaixada, rodas de 18 polegadas e motor 2.0 biturbo com 211 cv preparado pela divisão esportiva da marca. O câmbio será manual de seis marchas ou automatizada 7G-DCT de dupla embreagem.

Entre os itens de segurança se destacam o sistema de alarme de colisão por radar, controle de atenção do motorista, controlador de distância do tráfego à frente, alerta de evasão da faixa de rolamento e o Pre-Safe que tensiona os cintos de segurança, fecha os vidros e o teto solar e ajusta os bancos quando se pressente um acidente. A conectividade é outro ponto forte do novo Classe A. Ele terá Google Street View no sistema multimídia.



SL 63 AMG - A sétima geração do roadster SL, que está completando 60 anos em 2012, foi apresentada no Salão de Detroit, mas Genebra conheceu a versão ainda mais esportiva (como se já não fosse): a 63 AMG. Seu motor é um V8 biturbo 5.5 com 537 cv de potência. Com o kit AMG Performance o rendimento sobe para 556 cv. O câmbio é automático de sete marchas SpeedShif. Tem todos os itens de segurança do Classe A descrito acima. O navegador GPS também reproduz até 6 DVDs. Um dos destaques é o vidro do teto da capota rígida retrátil que escurece automaticamente ao toque de um botão.


Audi



A3 - O primeiro concorrente do novo Mercedes Classe A chega à sua terceira geração muito parecido com o modelo anterior. Até as medidas de 4,24m e 1.42m de altura são as mesmas. Aliás, os carros da Audi só diferenciam pelo tamanho e tipo de carroceria. As maiores diferenças estão nos faróis, grade mais hexagonal, para-choques e lanternas. O A3 lembra muito o utilitário Q3 de frente. Lançado originalmente em 1996, o hatch cresceu 2cm na distância entre-eixos, que agora tem 2,60m e 1cm na largura (1,77m). O interior segue o estilo do compacto A1, onde se destacam as saídas de ar circulares e o sistema multimídia MMI. 

A nova geração do Audi A3 agrada mesmo é na tecnologia. Tem controle de velocidade adaptativo, faróis de xênon Plus, iluminação diurna de LEDs nos faróis e também nas lanternas, freio de mão elétrico, teto panorâmico de cristal, além de diversos dispositivos eletrônicos como o Audi Side Assist, Audi Active Lane Assist, Audi Pre-Sense Basic, entre outros.

Os motores a gasolina são os quatro cilindros TFSI, com injeção direta e turbo, de 1.4 e 1.8 litros. O primeiro rende 122 cv e o segundo 180cv. Com diesel há o motor 2.0 TDI de 150 cv. As opções de câmbio são manual de seis marchas e automatizado S-Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem. Em breve chega o motor 1.4 TFSI com desligamento parcial dos cilindros. Também mais tarde chegará a Sportback, com quatro portas.


BMW


M135i Concept - Enquanto a segunda geração do BMW Série 1 está chegando ao Brasil na versão de quatro portas, em Genebra  foi apresentado o M135i, que apesar de parecer quase pronto, ainda é um conceito que antecipa a versão de duas portas. Um charme estético são as faixas azul e vermelha na lateral e na tampa do porta-malas. Tem motor a gasolina 3.0 turbo, de seis cilindros em linha (como manda a tradição da marca alemã), que promete render mais de 300 cv. 



Série 6 Gran Coupé - Já faz uns 8 anos que a Mercedes "inventou" o conceito de cupê de quatro portas com o CLS. Mas somente agora a BMW lançou o seu, poucos anos depois do Audi A7 Sportback. Derivado do Série 6 Coupé de duas portas, tem cinco metros de comprimento e 2,96m de distância entre-eixos. O Gran Coupe possui três opções de motores: 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha e 328 cv (versão 640i), 3.0 diesel turbo de 320 cv (640d) e o 4.4 litros V8 a gasolina, de 461 cv de potência (650i). Todas as versões usam câmbio automático de oito velocidades. 



Volvo 




V40 - Esta mistura de hatchback com perua de 4,36m de comprimento, 2,04 de largura, 1,44m de altura e 2,64m de distância entre-eixos pretende ser o mais duro adversário do trio alemão Audi A3, BMW Série 1 e o novíssimo Mercedes Classe A. Suas linhas são uma evolução de outros modelos da marca como o Volvo S60 e a XC60 e deve suceder o C30 ou pelo menos antecipar o estilo da futura geração do hatch, que tem duas portas. A Volvo escolheu a designação V para nomear seus carros de quatro portas pelo menos. O nome V40 já foi usado na versão perua da primeira geração do sedã S40, entre 1995 e 2004. 

Entre os motores previstos para o novo V40 estão um 1.6 Turbo a gasolina, fornecido pela Ford, com potências entre 150 e 180 cavalos, além do 2.5, também turbinado, de 254 cv. Os motores a diesel são o 1.6 de 115 cv e um 2.0 de 150 ou 180 cv. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas. Os freios têm regeneração de energia. 

O novo hatch premium já terá os conhecidos equipamentos de conforto e segurança, como o alerta de mudança de faixa de rolamento com correção de trajetória e detector de pedestre para frenagem automática. Mas a maior inovação será o airbag para pedestre, inédito no mundo.