Fotos: Divulgação

Chevrolet


Chevrolet Cruze SW - A General Motors do Brasil ainda não se pronunciou sobre o seu lançamento por  aqui. Mas seria uma ótima opção para revitalizar o segmento das peruas.

Opel 

A alemã Opel ainda faz parte da General Motors. Seus carros já não inspiram mais os Chevrolet vendidos no Brasil como no passado. A não ser quando for um projeto mundial, como é o Opel Mokka, versão europeia do Buick Encore.

Opel Mokka - Utilitário menor que o Chevrolet Captiva e do porte do novo Ford Ecosport e o Renault Duster. A Chevrolet está planejando o seu lançamento. Deverá chegar no ano que vem, com o nome de Chevrolet Enjoy.





Opel Astra OPC - É a prova de que a Opel abandonou o mercado brasileiro. A geração anterior era aqui representada pelo Vectra GT, que será sucedido pelo Cruze hatch. Esta versão esportiva com motor turbo, de injeção direta e 280 cavalos no Brasil? Só sonhando. 
Fiat 

Fiat 500L - Inspiração nos 500 Giardinera ou 600 Multipla do passado para concorrer com os utilitários e minivans compactos no futuro. Tem 4,14 m de comprimento. Bem que a Fiat poderia fabricá-la no Brasil para subsitituir a Idea. Mas isso só vai acontecer na Europa, onde a 500L começará a ser vendida em setembro, fabricada na Sérvia. 

Ford


B-Max - Versão minivan do New Fiesta, pode chegar importado, via México, ao Brasil, exatamente por compartilhar a plataforma com o compacto. O sucessor do antigo Fusion (não o sedã grande, mas o utilitário europeu que inspirou o Ecosport brasileiro em 2003) supera a rival Opel Meriva por ter conseguido eliminar a coluna central. Terá motor Ecoboost 1.0 de 3 cilindros, turbo, com cerca de 120 cv.


Ford Kuga - Baseada na plataforma do novo Focus, a segunda geração do utilitário esportivo do porte do Chevrolet Captiva, Honda CR-V e Hyundai ix35 pode ser exportado para o Brasil, via México. Na América do Norte é chamado de Escape. Entre os seus recursos se destacam a abertura do porta-malas através do pé e GPS interligado à rede de socorro.


Fiesta ST - Com motor Ecoboost 1.6 16v Turbo de 180 cavalos, aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e velocidade superior a 220 km/h a versão esportiva do compacto não deve chegar ao Brasil nesta roupagem, mas a frente será inspiração para o facelift. 
Tourneo Custom - Com o mesmo acabamento interno, painel e recursos dos carros de passeio da Ford, ainda é um conceito, mas em breve chegará a versão definitiva como sucessora ou reestilização da van Transit, à venda no Brasil desde 2009, importada da Turquia. 
Volkswagen

Volkswagen Up! - Além da versão quatro portas, o subcompacto que será fabricado no Brasil em 2014, ganhou, na Europa, uma versão furgão (cargo up!), uma voltada para esquiadores (winter up!), uma para aventureiros (x up!, além da cross up!) e outra em homenagem à Suiça (a de quatro portas).

Golf GTI Cabriolet - A versão mais esportiva do hatch médio mais famoso da Volkswagen enfim ganha uma carroceria aberta, com capota de lona e rodas de 17 polegadas. Tem motor 2.0 TFSI de 210 cavalos. Os nossos 'hermanos' argentinos já têm a versão fechada da sexta geração. O Golf brasileiro parou na quarta.

Cross Coupé Concept - Este utilitário ao estilo BMW X6, com dois motores elétricos em cada eixo, já foi apresentado no Salão de Tóquio do ano passado com um motor a gasolina suplementar (esquema semelhante ao do Opel Ampera). Agora é apresentado com motor a combustão movido a diesel (2.0 TDI). Os elétricos continuam. A potência total subiu de 265 para 306 cv. É esperado um consumo de 55,5 km/l e a emissão de apenas 46g de CO2/Km. Ainda é um conceito, mas deve virar realidade em breve.