Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Os carros de propulsão elétrica, seja integral ou híbrida, definitivamente, viraram moda na Europa, ao contrário do Brasil. Até a organização que elege o melhor carro do ano no Velho Continente se rendeu a eles pela segunda vez seguida. 

No ano passado foi o Nissan Leaf, totalmente elétrico. Este ano, o vencedor do Car of The Year 2012 é o Opel Ampera (no Reino Unido com a bandeira Vauxhall), que anda com o motor elétrico, mas tem um propulsor a gasolina como gerador suplementar. É a terceira vez que um modelo do gênero é campeão. Em 2005 (referente a 2004) o eleito foi o Toyota Prius, então na segunda geração.


A novidade, mesmo, ficou por conta do adiamento do anúncio do vencedor. Do tradicional final de cada ano (costumava encerrar a temporada do Guscar), agora acontece na ocasião do Salão de Genebra, na Suiça. 

O Ampera é a versão europeia do norte-americano Chevrolet Volt, modelo da General Motors, da qual a Opel e Vauxhall ainda fazem parte. O Volt andou pelo Brasil há alguns meses, para fazer promoção, ser apresentado em universidades e tentar abrir a cabeça dura e corrupta do governo brasileiro para dar incentivos fiscais aos carros elétricos em favor do meio ambiente e sustentabilidade.


O modelo híbrido da GM tem linhas retas, em formato notchback, com contornos bem fora do comum, principalmente nas janelas, que terminam antes da linha de cintura, completados por uma faixa escura. Ele mede 4,50m de comprimento, 1,79m de largura, 1,43m de altura e 2,68m de distância entre-eixos. 

A frente do Ampera é mais convencional, embora mais atraente que a do Volt, que também é vendido na Europa, curiosamente mais em conta. A traseira, que é em boa parte de vidro, é comum aos dois modelos.


O interior europeu é mais sofisticado e, ao mesmo tempo, menos futurista que o do norte-americano. Segue o padrão Opel, com console escuro, enquanto que no Chevrolet o mesmo é em alumínio e mais claro. Em ambos se destacam duas telas: no centro do painel e outra sobre o volante.


 O monitor central tem informações em gráficos do nível das  baterias, fluxo de energia, regeneração da mesma através da frenagem, modo de condução (um econômetro mais moderno), além de informar sobre o som, o ar condicionado, o navegador e transmitir as imagens da câmera de ré. A que faz papel de quadro de instrumentos tem o velocímetro, conta-giros, um econômetro mais resumido, representado por uma esfera tridimensional, carga das baterias e do tanque de gasolina, autonomia, consumo, alerta para o uso do cinto de segurança, mensagens, entre outras informações.


O espaço para quem vai atrás é razoável. Pra começar, só vão dois ocupantes. No meio há um console com porta-objetos e porta-garrafas. Os joelhos ficam mais altos que o quadril. Quem tem mais de 1,70m pode encostar a cabeça no teto. O porta-malas tem apenas 310 litros. O motorista e o passageiro da frente não têm regulagens elétricas nos bancos, só aquecimento. De equipamentos de segurança o Ampera tem controle de estabilidade, freios ABS e airbags frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro.


O Opel/Vauxhall Ampera e o Chevrolet Volt são movidos por dois motores elétricos, um a gasolina e uma bateria. O principal é o elétrico que rende 111 kW ou 150 cavalos de potência, que traciona as rodas. Se precisar de mais potência entra em ação o segundo elétrico, de 55 kW (75 cv). A bateria, composta por 200 células de íons de lítio, tem 16 kW de capacidade e serve para recarregar os motores elétricos. Se faltar energia em tudo, aí é que entra o motor a gasolina Ecotec, de quatro cilindros, 16v, que rende 86 cavalos de potência. A transmissão é automática de apenas uma marcha continuamente variável, tipo CVT. O resultado de tudo isso é muito silêncio e pouquíssima emissão de gases poluentes (apenas 27 g/km rodado). Pena que o Ampera é um carro caro, que custa cerca de 45 mil euros. O Chevrolet Volt custa cerca de 42 mil euros. 

Este custo alto e algumas limitações do carro criaram polêmica entre os derrotados. Mesmo assim somou 330 pontos dos 59 jurados de  23 países. Em segundo lugar, ficou o Volkswagen Up!, que virá para o Brasil em 2014, com 281 pontos. Em terceiro, a terceira geração do Ford Focus, que chega no ano que vem, com 256. Os outros finalistas entre 35 carros foram, na sequência, o Range Rover Evoque (186), Fiat Panda (156), Citroën DS5 (144) e o Toyota Yaris (122).

É o quarto título para a Opel e o primeiro para a americana Chevrolet nesta eleição criada em 1964. Atualmente participam as revistas Auto (Itália), Autocar (Inglaterra), L'automobile (França), Autopista (Espanha), Autovisie (Holanda), VIBilagare (Suécia) e Stern (Alemanha).

Focus, Panda e Yaris perderam a chance de se igualarem ao Renault Clio (1991/2006) como os únicos modelos com dois títulos. A Volkswagen perdeu a chance do tri (ganhou em 1992 com o Golf e 2010 com o Polo); Ford deixou de empatar com a Renault na segunda posição com seis indicações (não ganha desde 2007 com o S-Max); o jejum da Rover continua (não ganha desde 1977 com o hatch de luxo 3500), mas a sua ex-divisão de utilitários Land Rover, hoje de propriedade da indiana Tata, ganharia pela primeira vez com o Evoque; a Fiat perdeu a chance de ganhar seu décimo título (ainda é líder, mas não ganha desde o 500, em 2008); a Citroën está desde 1990 esperando pelo seu quarto Carro do Ano e a Toyota só ganhou em 2000 com o Yaris e em 2005 com o Prius, o primeiro híbrido a ganhar a eleição europeia. 



FICHA TÉCNICA - OPEL AMPERA/CHEVROLET VOLT

Motores elétricos: Ambos dianteiros, o primeiro impulsiona o carro e o segundo gera energia extra 
Motor a gasolina: Quatro cilindros, transversal, gasolina 1.398cm³, 16 válvulas como gerador
Potência: 86 cv (gasolina), 111 kW ou 150 cv (elétrico 1), 55 kW ou 75 cv (elétrico 2) e 16 kW (bateria)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,0 segundos 
Velocidade máxima: 161 km/h
Consumo Médio: 83,3 km 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,50/1,79/1,43/2,68m
Porta-malas: 310 litros
Tanque: 35 litros (gasolina), 11 kW (bateria)
Preços (na França): 44.500 euros (Opel Ampera) / 43.500 euros (Chevrolet Volt) 



Todos os campeões:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 (equivalente ao Dodge Polara) / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR)/ 1985 - Opel Kadett (BR com face-lift) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (I)/ 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração do nosso, que é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o atual Bravo) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR na versão sedã)/ 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius /2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max /2008 - Fiat 500 (I) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo / 2011 - Nissan Leaf / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt.

(BR) - Fabricado no Brasil
(I) - Importado para o Brasil

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