sábado, 25 de fevereiro de 2012

LANÇAMENTO - PEUGEOT 308

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Demorou! A gíria carioca nunca fez tanto sentido para o novo Peugeot 308. O hatch médio, sucessor do 307, somente agora está chegando ao Brasil, importado da Argentina, onde é fabricado na planta de El Palomar.




Lançado no final de 2007 na Europa, o 308 já recebeu um facelift três anos depois, que felizmente veio pra cá. A crise econômica na Europa e nos Estados Unidos, no ano seguinte, atrapalhou os planos de produção na América do Sul. É a justificativa oficial para esse atraso de cinco anos. No Salão de Paris deste ano, ou no máximo em Genebra de 2013, será apresentado o 309.

Resta aos sul-americanos apenas um ano para curtirem o 308 alinhado com o mercado europeu, que apesar do atraso ainda tem linhas modernas e atraentes. A vantagem é que o nosso já vem com o logotipo novo da Peugeot, livre da tela escura trapezoidal, que deixou a frente mais limpa. Os faróis também têm refletores cromados (que dão mais brilho do que os com máscara escura). No para-choque da versão mais cara há um filete de luzes diurnas de LED na capela das luzes de neblina. No centro dele está a entrada de ar e uma barra de plástico preta. A lateral é a única lembrança do modelo antigo. Mas ela termina na traseira levemente saliente, com vidro arredondado e envolvente. As lanternas contornam as quinas, indo do topo do para-choque até a lateral. Na parte inferior da traseira há uma faixa escura que envolve a placa de licença e as molduras retangulares e cromadas das duas saídas de escapamento, embutidas. Vincos não faltam. Tem na tampa do porta-malas, na altura das maçanetas das portas, no para-lamas, caixa das rodas e no capô.


Estreante na carroceria hatch, na verdade, o 308 já roda no Brasil desde o ano passado, disfarçado de sedã, com o codinome 408. A plataforma é a mesma, claro. Por isso, as portas dianteiras e o interior são os mesmos. Nas dimensões, a única igualdade é na largura de 1,82m. Nas demais medidas, enquanto o três volumes chega a ter 4,69m de comprimento e 2,71m de entre-eixos, o hatch tem 4,28m de comprimento (7cm a mais que o 307), 2,61m de entre-eixos (inalterada) e 1,50m de altura (reduzida em 4cm).  

Como já foi dito, o interior segue o estilo do 408. O painel tem console central inclinado e os três difusores de ar na mesma posição são circulares, com molduras discretamente cromadas. Há materiais emborrachados nele e nas portas. Os bancos são envolventes. O ótimo espaço do 307 foi reduzido e ficou dentro do aceitável para um hatch médio. A capacidade de bagagem de 430 litros será referência no segmento, onde há concorrentes que sequer chegam aos 400. O 308 não envergonha o irmão sedã, que tem 526 litros no porta-malas.


O 308 tem duas opções de motor. Curiosamente, o mais simples é o mais interessante e moderno. O 1.6 16v Flex foi renovado e ganhou o sistema Flex Start, que aquece eletricamente o álcool e facilita a partida a frio, dispensando o 'tanquinho' de gasolina. Não é inédito no Brasil porque já equipou duas séries especiais do Volkswagen Polo: o E-Flex e o Bluemotion. Rende 122 cavalos com álcool e 115 cv com gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas. 

Já o motor mais potente é o 2.0 16v de sempre, usado no 408, no antigo 307 e até no Citroën C4. Ainda com o tanquinho de gasolina e rendendo entre 143 e 151 cavalos de potência, reincidiu no erro de vir associado ao câmbio automático sequencial de apenas quatro velocidades. A mudança é feita somente na alavanca. O 408 corrigiu a falha com a transmissão de seis velocidades e o motor 1.6 THP a gasolina, turbinado, de 165 cv. O 308 só ganha o novo conjunto por volta de outubro.


Mesmo podendo ficar desatualizado em pouco tempo, o 308 tem um excelente custo-benefício. A versão mais barata, Active 1.6, custa R$ 53.990 e traz de série ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbag duplo, freios ABS (antitravamento), sistema de áudio, computador de bordo, rodas de alumínio de 16 polegadas, entre outros.

A Allure tem os dois motores. Com o 1.6 custa R$ 56.990. Adiciona ar-condicionado digital de duas zonas, conexão Bluetooth, sensores de chuva e farol, faróis de neblina, detalhes externos cromados, entre outros. O 2.0 com câmbio manual sai por R$ 59.990 e o automático por R$ 63.990. Nesta cilindrada ele ainda vem com rodas de alumínio de 17 polegadas, piloto automático e mostradores com fundo branco (só no automático). 

O único opcional desta versão é o teto solar panorâmico, com área de 4,86 m². O vidro é fumê e fixo, mas a proteção contra o sol é garantida por uma cobertura de tecido com abertura e fechamento elétricos. É uma outra lembrança do 307, mas na versão perua SW, que parou de ser importada em 2008.


O teto de vidro já vem de série na top Feline, que também tem airbags laterais e de cortina, controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR), revestimento em couro, luzes diurnas com LEDs e pedais em alumínio. Disponível unicamente com o motor 2.0 e câmbio automático, custa R$ 70.990. O navegador GPS retrátil é o único opcional desta versão, que deveria ser de todas.  

Em relação aos concorrentes, o 308 só é mais caro que o Nissan Tiida e se tiver a sua versão top comparada com as similares do Fiat Bravo, do Citroën C4 e do líder do segmento Hyundai i30, que pode perder o posto para o Peugeot, mesmo com a sua segunda geração, prevista para chegar no final do ano. Em abril ainda deve chegar o Chevrolet Cruze hatch. 

Para quem não se preocupa com as tendências europeias, o Peugeot 308 é uma ótima opção de hatch médio. Esperamos que daqui a três anos, quando expira a sua garantia, o comprador o possa trocar pelo 309. 

Concorrentes:

Citroën C4 - De R$ 54.400 (GLX 1.6 16v) a R$ 67.590 (Exclusive 2.0 automático)
Fiat Bravo - De R$ 57.150 (Essence 1.8 16v) a R$ 68.950 (T-Jet 1.4 Turbo)
Ford Focus - De R$ 55.120 (GL 1.6 Flex) a R$ 75.040 (Titanium 2.0 Flex automático)
Nissan Tiida S - De 50.990 (S 1.8) a R$ 60.290 (SL 1.8 automático)
Hyundai i30 - De R$ 57.000 (GLS 2.0 16v manual) a R$ 70.000 (GLS automático)
Volkswagen Golf - De R$ 54.865 (1.6) a R$ 72.085 (GT 2.0 Tiptronic)






FICHA TÉCNICA - PEUGEOT 308 1.6 16v 


Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.587 cm³, 16 válvulas
Potência: 115 cv (gasolina) e 122 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11 (gasolina) e  10,3 segundos (álcool)   
Velocidade máxima: 191 km/h (gasolina) e 196 km/h (álcool) 
Consumo Médio: não informado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,28/1,82/1,50/2,61m 
Porta-malas: 430 litros
Tanque: 60 litros
Preços: De R$ 53.990 (Active) a R$ 56.990 (Allure)





FICHA TÉCNICA - PEUGEOT 308 2.0 16v

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.997 cm³, 16 válvulas
Potência: 143 cv (gasolina) e 151 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5 (gasolina) e  9,9 segundos (álcool)   
Velocidade máxima: 199 km/h (gasolina) e 206 km/h (álcool)
Consumo: 6,5 km/l na cidade e 9,6 km/l  na estrada (com álcool, pela revista Quatro Rodas) 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,28/1,82/1,50/2,61m 
Preços: De R$ 59.990 (Allure manual) a R$ 70.990 (Feline automática)

Um comentário:

Unknown disse...

o 308 veio para incomodar muito a concorrência. A Nissan e seu pobre Tiida que se cuidem pois o 308 pode acabar de vez com as poucas vendas do modelo se não for apresentado logo o novo modelo.

Mecânica boa (excessão ao cambio automático) e acabamento/tratamento acústico/conforto só igualado pelo C4. Melhor carro do segmento sem sombra de dúvidas. A Peugeot tem a faca e o queijo na mão!

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (96) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)