Já começou a nova temporada do Guscar. E a estreia é com a nova geração do Honda Civic, apresentada no ano passado, mas que só começou a ser vendida no início desta semana. 

Fiz apenas uma apresentação da nona edição do sedã médio. No mês que vem pretendo fazer um comparativo dele com os seis principais rivais para conhecê-lo melhor. Por enquanto, depois do post inaugural de 2012, que você lerá abaixo, contarei a sua história, que vai completar 40 anos este ano e, assim como arquirrival Toyota Corolla, nasceu como um carro popular. 

Em seguida, vem aí um comparativo entre o novo Fiat Palio, o Nissan March 1.6, o Chevrolet Agile, o Renault Sandero, o Volkswagen Fox e o chinês JAC J3. Depois uma história em miniatura do Oldsmobile Toronado e, finalmente, o comparativo do Civic. E ainda pretendo fazer um comparativão com 10 sedãs compactos. 

Essa programação, já feita por mim, é só o início de 2012, que terá muitos lançamentos, como os novos Chevrolet S10, Fiat Siena, Ford Ecosport e Fusion, Citroën C3, Honda CR-V, além dos inéditos Chevrolet Sonic, do Cruze hatch e, finalmente, o Peugeot 308, que eu falo da sua chegada há vários inícios de temporada, mas que agora vem mesmo, em março. Fiat Punto e Volkswagen Gol vão passar por um face-lift durante o ano. 

Os chineses continuarão vindo, mesmo com o surpreendente aumento do IPI do ano passado. Enfim chegará o sedã médio JAC J5 e já foi anunciado o lançamento do compacto J2. O jipe Lifan X60 não veio no ano passado, como prometido, mas deve vir nos próximos meses. Na Chery já chegou o S18, primeiro flex da marca, mas sua venda já foi interrompida porque seu pedal de freio entortou em vários testes da imprensa. Começou o ano com o pé esquerdo. Ou melhor, com o pedal do meio.

Das coreanas são esperados o sedã médio-grande Kia Optima e o médio-compacto Rio, além do primeiro Hyundai nacional, ainda sem nome, mais para o fim do ano. As alemãs de luxo terão o crossover Audi Q3, os novos BMW Série 1 e 3 e as novas Mercedes Classe B e SL.

Em 2011 só errei a vinda da chinesa Brillance e o nome do Kia Optima, que eu chamei de Opirus, já substituído pelo Cadenza. Vamos ver se eu vou acertar no final do ano. 

Por falar em final de ano,  não deu pra encerrar a temporada passada com o Carro do Ano europeu. O anúncio foi transferido para o Salão de Genebra deste ano. Opel Ampera, Fiat Panda, Ford Focus, Volkswagen Up!, Citroën DS5, Toyota Yaris e o Land Rover Evoque são os finalistas. Pretendo anunciar o vencedor desta e da Autoesporte. 

Então, bem-vindos à 2012. O ano já começou. Aproveite! 

Gustavo do Carmo