Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


No mês passado, fiz aqui no Guscar uma análise do Freemont, o primeiro utilitário esportivo da Fiat vendido no Brasil, que na verdade é um Dodge Journey com a bandeira da marca italiana.

Quem leu o texto, viu que, para diferenciá-lo do modelo original, a Fiat criou novos para-choques, grade, lanternas em LED e um painel interno mais moderno e caprichado, além de um acerto na suspensão, mais adaptada ao piso brasileiro. Agora, essas modificações chegaram ao Journey original.

Obviamente que a grade tem o logotipo da Dodge, que também mudou. A cruz, que era totalmente cromada, agora é preta com bordas prateadas e sem nenhum emblema. Saiu a figura da cabeça de búfalo que ornamentava os carros da marca nas duas últimas décadas. Reestruturada, a Dodge mudou a identidade visual. Portanto, há apenas a assinatura por extenso no lado direito da grade (do ponto de vista do pedestre).


Por dentro, o animal também deu lugar ao nome Dodge sobre uma estrela no centro do volante. Já o resto do interior é igual ao clone italiano. Até a capacidade do porta-malas é a mesma (embora a Chrysler divulgue números menores que a Fiat: 136/472/1.461). Aliás, tudo não, porque os porta-objetos do assoalho do Journey são refrigerados.


Os equipamentos do Freemont Precision já estão presentes na versão básica do Journey, a SXT, vendida por R$ 97.500. Até o display do sistema multimídia passou pelo mesmo problema de fornecimento para a Fiat e vem com 4 polegadas, com promessa da tela de 8" com GPS. 


Além dos bancos rebatíveis e reclináveis da terceira fileira, para acomodar sete passageiros, o Journey também tem rodas de liga-leve de 17 polegadas, airbags frontais e laterais para os bancos dianteiros, laterais tipo cortina para todas as fileiras de bancos, apoios de cabeça dianteiros ativos (em caso de colisão traseira), ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de couro, bancos da segunda fileira rebatíveis, bipartidos (1/3 e 2/3), reclináveis, com assentos infantis embutidos; banco do motorista com regulagem elétrica em seis direções, bancos dianteiros aquecidos, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, volante revestido de couro com controles integrados de áudio e do controlador de velocidade, sistema Bluetooth com comando de voz, entrada USB, sistema de som com tela de LCD sensível ao toque e HD interno, entrada e partida do motor sem chave, freios a disco nas quatro rodas com ABS, BAS (assistente de frenagem de emergência), TCS (controle de tração), ERM (controle anti-rolagem de carroceria), HSA (assistente de segurança em subidas) e TSC (controle de oscilação de reboque), entre outros.


A top R/T custa R$ 107.900 e adiciona rodas de 19 polegadas, cromados no bagageiro e nas maçanetas externas das portas, teto solar elétrico (sobre os bancos dianteiros) e sistema de áudio premium com seis alto-falantes e subwoofer da marca Alpine.

A maior diferença para o irmão gêmeo é a motorização, que também é nova para o Journey. O propulsor Pentastar V6 de 3.6 litros, com comando variável de válvulas (VVT), que rende 280 cavalos de potência a 6.350 rpm e possui torque máximo de 35 kgfm a 4.350 giros, substituiu o antigo V6 2.7. A transmissão é automática de seis velocidades, que o coloca, também pelo preço, em um segmento acima do Freemont. O modelo da Fiat custa entre R$ 81.900 e 86 mil e tem motor 2.4 de 172 cv e câmbio de quatro marchas.


O Brasil é o único lugar do mundo onde as duas marcas estão vendendo o mesmo modelo. O Freemont deve ter a preferência dos querem pagar menos e dos que confiam mais na rede autorizada maior da Fiat. Já o Journey deve atrair aqueles que desejam mais desempenho (0 a 100 km/h em 8 segundos e velocidade máxima de 208 km/h) e exclusividade.      


FICHA TÉCNICA - DODGE JOURNEY V6 3.6 

Motor: Seis cilindros em V, transversal, gasolina, 3.605 cm³, 24 válvulas
Potência: 280 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8 segundos
Velocidade máxima: 208 km/h
Consumo Médio: 9,2 km/l (revista Carro Hoje)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,88/1,88/1,75/2,89 m
Porta-malas: 136 (com 7 lugares) /472 (5) /1.461 litros (2)
Tanque: 77,6 litros
Preço: R$ 97.500 (SXT) / R$ 107.900 (RT)