Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação




Ex-compacto em seu gênero, o BMW X3 é o Utilitário Esportivo Premium do Ano da revista Autoesporte e polariza o "hall da fama" da categoria criada em 2008 entre BMW e Audi. A exceção é a vitória do Land Rover Discovery no ano passado. 

Além do menor porte, o X3 também perdeu o posto de SUV mais vendido da marca para o X1, mais barato. Por isso, o agora utilitário médio se sofisticou para a sua segunda geração, lançada no Brasil em abril. 

Apesar da forte semelhança com a geração anterior, por causa do recorte das janelas, o X3 foi inteiramente renovado, do chassi ao interior, passando pelos faróis e lanternas. O SAV (Sport Activy Vehicle), como a BMW o chama, ficou maior, com 4,65m de comprimento, contra 4,57m do anterior. A largura tem 1,88m, a altura 1,67m e a distância entre-eixos, 2,81m. Também houve redução de peso, com materiais mais leves na plataforma e na carroceria. Tudo para reduzir o consumo e a emissão de poluentes. O porta-malas comporta no mínimo 550 litros.


Por dentro, se destaca a quarta versão do sistema multimídia i-Drive, que ficou mais intuitivo e agora traz tela de 8,8 polegadas. Outros itens de série do novo X3 são o sistema Start-Stop (que desliga o veículo toda vez que este encontra-se parado), freios regenerativos (para diminuir o consumo de combustível), rodas de aro 19”, sistema DSC III (controle de estabilidade), DTC (controle de tração), controle eletrônico dos amortecedores, seis airbags, volante com borboletas para troca de marcha, câmera para auxílio de manobras na traseira, projeção de informações no para-brisa, sensor de estacionamento, teto solar panorâmico, vidros, retrovisores e travas elétricos, sensor crepuscular e de chuva, ar-condicionado automático, sistema de navegação e faróis bi-xenon.

O BMW X3 vendido no Brasil tem duas opções de potência no motor 3.0 de seis cilindros em linha. Na versão xDrive28i são 258 cavalos e torque de 31,8 kgfm. A top xDrive35i tem injeção direta, turbocompressor e rende 306 cv e 40,8 kgfm de torque. Ambas são movidas apenas a gasolina e trabalham em conjunto com a transmissão automática de oito marchas Steptronic e tração integral xDrive, que envia mais força para a roda que é mais exigida, de modo a obter máxima aderência nas curvas. O utilitário esportivo de luxo custa R$ 212.550 e R$ 274.550 nas respectivas versões.



A vitória do novo X3 surpreendeu, mas foi merecida. Foram 97 pontos conquistados. Em segundo lugar ficou o Volkswagen Touareg, de quem eu falei no final de julho, com 81 pontos. O meu palpite era o Land Rover Evoque, mas ele obteve apenas o terceiro lugar, com 71. Mais dez pontos atrás, na quarta posição, aparece o canadense Ford Edge, que ficará em situação delicada assim que for retomado o aumento no IPI. O Mini Countryman, que só está nessa categoria por causa do seu preço elevado, fecha a lista de finalistas, bem distante dos rivais, com apenas 15 pontos. 

Na história, o BMW X3 deu a segunda vitória para a montadora de Munique nesta categoria Premium, válida para carros acima de R$ 120 mil, se juntando ao X6, campeão em 2009. O X5 já havia ganho em 2001, antes da cisão. 


2012 - BMW X3
2011 - Land Rover Discovery 4
2010 - Audi Q5
2009 - BMW X6
2008 - Audi Q7



FICHA TÉCNICA - BMW X3 xDRIVE35i 

Motor: Seis cilindros em linha, longitudinal, turbo, injeção direta, gasolina, 2.979 cm³, 24 válvulas
Potência: 306 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,7 segundos
Velocidade máxima: 245 km/h
Consumo Médio: 11,4  km/l
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,65/1,88/1,67/2,81  m
Porta-malas: 550 litros
Tanque: 67 litros
Preços: R$ 274.550