Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação


Até o final da noite do dia 17 de novembro de 2010 somente dois modelos, em 44 anos de história, tinham sido nomeados em três oportunidades como o Carro do Ano pela revista Autoesporte: o Ford Corcel (1969, 1973 e 1979) e o Chevrolet Monza (1983,1987 e 1988), este com a mesma carroceria nas três vezes. O Ford ganhou a última como Corcel II. 

Na eleição do ano passado, um terceiro modelo se juntou à dupla de tricampeões: o Fiat Uno, um modelo novo batizado com o velho nome. O Uno original, ainda vivo com o nome de Mille, ganhara em 1985 e 1992. 

Em 2011, o clube do tri ganha o seu quarto integrante: o Fiat Palio, este sim na linha sucessória do hatch original, lançado em 1996, reestilizado quatro vezes e eleito pela revista em 2001 e 2004.

Apesar do Palio ser um carro querido no mercado e de ter chances de conquistar mais títulos futuramente, achei a sua vitória injusta, assim como o Mercedes Classe C mostrado no post de baixo. A Fiat aproveitou uma brecha no regulamento da premiação da Autoesporte para homologar a segunda geração do seu compacto para a disputa. 

O regulamento dizia que o produto teria que ser avaliado pelos votantes e ter seu preço e informações básicas divulgadas até o dia 23 de outubro de 2011. O novo Palio foi apresentado ao público no dia 4 de novembro. Ou seja, mal chegou às concessionárias e já foi eleito? 

Mas tudo bem. Não estou acusando ninguém de burlar regras. Só estou criticando a informação privilegiada dos jurados. Eu não votaria no Palio, apesar de gostar do carro. Só não gostei do acabamento inferior ao modelo antigo e do porta-malas que não cresceu. E ainda não o comparei aos concorrentes. 

O Palio tem três versões de acabamento (Attractive, Essence e Sporting), três de motor (1.0 e 1.4 Evo na Attractive e 1.6 16v E.TorQ na Essence e Sporting) e duas de câmbio (manual ou Dualogic nas duas versões mais caras). O Palio custa entre R$ 30.990 (Attractive 1.0 básico) e R$ 49.631 (Essence completo). Mais informações sobre ele você lê no post do seu lançamento

A segunda geração do Palio somou 112 pontos e seria um campeão geral se a Autoesporte o comparasse com outras categorias. Em segundo lugar ficou o Renault Fluence, sucessor do Mégane, com 74 pontos. As marcas francesas continuam na fila. Meu palpite, o Kia Picanto posicionou-se apenas em terceiro, com 64. Com 39 vem o Audi A1. O Chevrolet Cruze decepcionou seus antecessores Monza e Vectra e ficou apenas em quinto, com 36. 

No ranking histórico das marcas, a Fiat diminuiu a sua diferença para Chevrolet para 12 a 14 títulos. Ford e Volkswagen continuam empatadas em terceiro lugar com sete. Em quinto lugar ainda aparece a Dodge que ganhou em 1970 e 1977 e nunca mais. Só voltaria a ganhar se a Autoesporte promovesse uma eleição geral com o SUV Journey ou o cupê Challenger bater recorde de pontuação. Willys (1966), Audi (2000) e Honda (2007) só ganharam uma única vez.   

Renault e Kia perderam a chance do primeiro título de Carro do Ano no aniversário de 45 anos da premiação. A Audi empataria com a Dodge como bicampeã. A Chevrolet se afastaria mais da Fiat com 15 vitórias. Já o A1 ou o Picanto seria o primeiro carro importado do ano fora do Mercosul. O argentino Agile ganhou em 2009. Fluence e Cruze quebrariam a hegemonia dos compactos desde 2008. O último sedã médio foi o Civic. 

1966 - Picape Willys / 1967 - Ford Galaxie / 1968 - Não houve / 1969 - Ford Corcel / 1970 - Dodge Dart / 1971 - VW TL / 1972 - Chevrolet Opala / 1973 - Ford Corcel / 1974 - Chevrolet Chevette / 1975 - VW Passat / 1976 - Chevrolet Caravan / 1977 - Dodge Polara / 1978 - Fiat 147 / 1979 - Ford Corcel / 1980 - VW Passat / 1981 - Chevrolet Chevette / 1982 - VW Voyage / 1983 - Chevrolet Monza / 1984 - Ford Escort / 1985 - Fiat Uno / 1986 - Fiat Prêmio / 1987 e 1988 - Chevrolet Monza / 1989 - VW Santana / 1990 - VW Gol / 1991 - Chevrolet Kadett / 1992 - Fiat Uno / 1993 - Chevrolet Omega / 1994 - Chevrolet Vectra / 1995 - Chevrolet Corsa / 1996 - Chevrolet Corsa Sedan / 1997 - Chevrolet Vectra / 1998 - Ford Ka / 1999 - Fiat Marea / 2000 - Audi A3 / 2001 - Fiat Palio / 2002 - Não houve / 2003 - Fiat Stilo / 2004 - Fiat Palio / 2005 - Ford Fiesta Sedan / 2006 - Fiat Idea 2007 - Honda Civic 2008 - Fiat Punto / 2009 - VW Gol 2010 - Chevrolet Agile / 2011 - Fiat Uno / 2012 - Fiat Palio



FICHA TÉCNICA - FIAT PALIO ATTRACTIVE 1.0

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 999 cm³, 8 válvulas
Potência: 73 cv (gasolina) e 75 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 15,8 (gasolina) e 15,0 (álcool) segundos
Velocidade máxima: 156 e 157 km/h
Consumo Médio: 15,85 (gasolina) e 10,9 (álcool) km/l
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,88/1,67/1,51/2,42 m
Porta-malas: 290 litros
Tanque: 48 litros
Preços: R$ 30.990 (básico), R$ 34.185 (intermediário) e R$ 41.373 (completo)


FICHA TÉCNICA - FIAT PALIO ATTRACTIVE 1.4

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.368 cm³, 8 válvulas
Potência: 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,8 (gasolina) e 12,2 (álcool) segundos
Velocidade máxima: 171 e 173 km/h
Consumo Médio: 15,6 (gasolina) e 10,55 (álcool) km/l
Preços: R$ 34.290 (básico), R$ 37.225 (intermediário) e R$ 45.152 (completo)



FICHA TÉCNICA - FIAT PALIO ESSENCE E SPORTING 1.6 16v

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 115 cv (gasolina) e 117 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,9 (gasolina) e 9,8 (álcool) segundos (manual)
Velocidade máxima: 190 e 192 km/h (Essence manual) / 191 e 193 km/h (Sporting manual)
Consumo Médio: 14,45 e 10 km/l (Essence) / 14,05 e 9,6 km/l (Sporting manual)
Preços Essence: R$ 37.990 (manual), R$ 40.490 (Dualogic) e R$ 49.631 (completo)
Preços Sporting: R$ 39.990 (manual), R$ 42.490 (Dualogic) e R$ 49.582 (completo)