Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação (apenas ilustrativas)
Dados: Revista Carro




Apesar de medir 3,59m de comprimento e ser considerado um carro de imagem, o Kia Picanto, em sua segunda geração, tem potencial para concorrer com os compactos premium no Brasil, pois custa acima de 30 mil reais. Assim, decidi desafiá-lo com os dois líderes de venda do segmento: o Volkswagen Fox (3,82m) e o Renault Sandero (4,02m), ambos com motor 1.0, acabamento e faixa de preço próximos.

As revistas especializadas só testaram o Picanto com câmbio automático. O Sandero só oferece o seu na versão mais cara, a Privilegé, que é 1.6. E apenas o Fox de mesma cilindrada tem a transmissão automatizada i-Motion. Assim, fica combinado que vou comparar um câmbio automático com dois manuais. 


Estilo e Acabamento

Não queria repetir o clichê já dito por outros jornalistas, mas o Picanto deixou de lado a aparência de coelhinho assustado para assumir o lado tigrão na nova geração. Os faróis, que antes eram pequenos e ovalados, agora são pontiagudos e de máscara negra. A grade frontal perdeu altura mas ganhou largura. A grande entrada de ar no para-choque - cortada pelo suporte da placa - com as duas grandes molduras em baixo relevo dos faróis de neblina dão aparência anabolizada à dianteira do carro sul-coreano, indiscutivelmente, o mais moderno deste comparativo.

O Sandero ficou em segundo. Seu perfil e traseira têm mais personalidade, mas a dianteira, renovada este ano, com a grade entre os faróis fechada, decepcionou. Deu a impressão de redução de custos.

Já o Fox é o contrário. É mais moderno na frente, padronizada com a linha mundial da Volkswagen, do que no corpo. Fica atrás do Renault por causa da idade. Ele é de 2003 e foi reestilizado em 2009, enquanto o Sandero é de 2007.

O Picanto só não tem com folga o melhor acabamento interno por causa do forro das portas inteiramente em plástico, sem nenhum aplique de tecido. Ainda assim ganha o item.

O painel do Kia agora tem formato horizontal e lembra o do utilitário Sportage. O layout do rádio ficou mais moderno. Os instrumentos agora são individuais. Bem montado, é recheado de apliques prateados na parte inferior. Detalhes também presentes na alavanca do câmbio.

O revestimento das portas do Fox tem tecido em sua maior parte. O painel, apesar de renovado, aparenta rustidez. O interior do Sandero é o inverso. Melhor acabamento no painel e portas mais simples, apesar de ter revestimento de tecido, mas em menor quantidade.

Picanto: 2, Fox e Sandero: 0.




Espaço interno e Porta-malas

Apesar da maior distância entre-eixos do Sandero (2,59m), o mais espaçoso para as pernas de trás é o Fox (2,47m). A conclusão foi tirada pelas medidas internas do site espanhol Km77.com. No entanto, o Renault vira o jogo ao oferecer as maiores largura e altura. O Picanto se destaca nesta última, chegando a empatar com o Fox, mas na soma ficou apenas com o terceiro lugar. Só comporta dois adultos atrás. Três passageiros? Só se forem crianças. 

O porta-malas do Sandero é o maior. Comporta 320 litros. O Fox tem 260 litros. Já o Picanto tem apenas 200 litros. 

Picanto e Sandero 2. Fox 0




Segurança e Conforto

O Picanto já vem de série com airbags frontais para motorista e passageiro, faróis de neblina dianteiros e cintos de segurança para quem vai na frente com pré-tensionador e limitador de esforço, opcionais nos seus rivais (no Sandero nem os pré-tensionadores). Destaque também para os cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça regulável em altura para o passageiro do meio (mesmo que vá apertado). Fox e Sandero só têm nas pontas. Airbags laterais e de cortina e freios ABS (adicionados de última hora pela Kia) são opcionais. Estes últimos também podem ser adicionados nos outros dois. Meia vitória no quesito segurança já está garantida. 

A outra metade é do Fox. Andando a 80 km/h ele para totalmente 27,4 metros depois de acionado o freio. Sandero e Picanto vão mais longe. O Renault para nos 34,2 metros e o Kia 34,7m. Números da revista Carro. 

O Picanto também é o mais silencioso. Andando a 120 km/h, registrou 67,1 decibéis pela Carro. O Fox 68,2 dB(A) e o Sandero 69,2 dB(A). O bom acabamento fez a diferença. 

Picanto 4, Sandero 2 e Fox 1.  




Motor, Desempenho e Consumo 

Os três são equipados com motor 1.0 flex. No entanto, cada um com um número diferente de válvulas. Única opção do Picanto, é inteiramente novo e apenas o segundo da Kia que pode ser abastecido com gasolina e/ou álcool. O primeiro foi o 1.6 do Soul. Com apenas três cilindros, configuração incomum no nosso país, tem doze válvulas. Rende 77 cavalos com gasolina e 80 cavalos com etanol. É o mais potente.

Em segundo lugar vem o motor do Sandero, que tem os tradicionais quatro cilindros e 16 válvulas. A potência varia entre 76 e 77 cavalos. O propulsor do Fox tem a mesma quantidade de dutos, mas apenas oito válvulas. 72 e 76 cavalos.

Na aceleração de 0 a 100 km/h um fenômeno raro. Segundo a revista Carro, os três carros cumpriram a prova em 17 segundos, mas o Fox ficou com um décimo a mais. Também houve equilíbrio na velocidade máxima divulgada pelos respectivos fabricantes. O Sandero se destacou com 161 km/h. Picanto e Fox empataram em 160 km/h. O câmbio automático do Picanto não garantiu a vitória isolada no desempenho, contudo lhe a deu a esperada vantagem na retomada de velocidade. De volta aos números da Carro, entre 60 a 120 km/h levou 16,8 segundos. O Sandero, 23,4 segundos em quarta marcha. O Fox ficou bem atrás, com 27,2 segundos.

Já no consumo, o Picanto surpreendeu e conseguiu a melhor marca, mesmo com a transmissão automática. De acordo com a Kia, percorre nove quilômetros com um litro de álcool na cidade e 12 km/l na estrada. Em segundo vem o Fox, avaliado pela revista Carro: 6,8 km/l e 11,1 km/l. Testado pela mesma publicação o Sandero ficou em terceiro, com 6,9 e apenas 9,0 km/l na estrada. 

Picanto 7. Sandero 3. Fox 1. 



Preço, Equipamentos de Série e Assistência

O Picanto mais barato custa R$ 34.900 e já vem com rodas de liga-leve de 14 polegadas, ar condicionado, direção elétrica progressiva, trio elétrico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, função um-toque e antiesmagamento para o vidro do motorista, banco do mesmo com regulagem de altura, rádio, CD Player com MP3 com controle no volante e conexão para iPod e controle remoto de abertura das portas na chave, fora os itens de segurança já citados anteriormente. Tudo de série. Teto solar, faróis e lanternas em LED são opcionais, junto com os airbags laterais e de cortina e freios ABS. 


O Sandero Authentique básico sai por R$ 28.700. Na sua lista só se destacam itens como  retrovisores internos com ajuste manual, acelerador eletrônico, abertura interna do tanque de combustível e imobilizador de ignição. Mas carro sem ar condicionado, vidros e travas elétricas no mínimo, não dá. Para tê-los é preciso optar pela versão intermediária Expression e pagar R$ 35.000. Leva de troco o volante com regulagem de altura, que o Picanto não tem. No entanto, na ponta do lápis, por 100 reais a menos você leva um carro importado mais equipado. 


O Fox 1.0 quatro portas básico custa R$ 34.190. Vem pelado. Apenas com direção hidráulica e banco do motorista com regulagem de altura, só para citar os itens mais relevantes. A única vantagem sobre o importado é que as rodas são de 15 polegadas. De aço e com calotas. E nada mais. Com o mínimo de conforto é necessário dar R$ 39.190.


A Kia oferece cinco anos de garantia para toda a sua linha. Ela também promete revisão com preço fixo, mas  segundo informações da Quatro Rodas, fica só na promessa. As concessionárias ainda têm liberdade para cobrar seus preços. Por falar em concessionárias, quem leva vantagem é o Fox, que só garante gratuidade na manutenção durante um ano. São 629 postos da Volkswagen. A Kia só tem 153, mas está em crescimento. A Renault tem 183 e disponibiliza 3 anos de garantia. 






Conclusão


Carro de imagem? Realmente o Picanto é. É o que tem a melhor imagem entre os carros deste comparativo. Mais do que isso, o novo compacto da Kia passou facilmente pelos líderes de mercado: ganhou dez itens, três deles empatados com o Sandero e o Fox. 


Além do estilo, acabamento, consumo, equipamentos de série, itens nos quais sobrou, o sul-coreano venceu apertado na potência do motor, no nível de ruído e no preço, que é apenas 100 reais mais barato que o Sandero Expression, mas vem muito mais recheado. 


O Renault ficou em segundo, com três vitórias. Aliás, foi o único, além do Picanto, que ganhou dois itens sozinho: espaço interno e porta-malas. Aproveitou as suas dimensões maiores. O outro item, desempenho, foi dividido com o Kia. O Fox ficou em terceiro e só ganhou os itens empatados com o Picanto: segurança e assistência.


O Kia Picanto tem seus defeitos: acabamento das portas inteiramente em plástico, falta de um sensor de estacionamento ou câmera de ré e ajuste do volante, além do espaço interno apertado e o porta-malas pequeno. Mesmo assim, seu domínio mostrou que é mais do que um carro criado para chamar atenção das mulheres, a quem a campanha de divulgação vem sendo direcionada. É também uma ameaça aos compactos premium que merece ser considerada também pelos homens. 




Tabela


Preço - Picanto
Motor - Picanto
Desempenho - Picanto e Sandero
Consumo - Picanto
Segurança - Picanto e Fox
Conforto - Picanto
Porta-malas - Sandero
Estilo - Picanto
Acabamento - Picanto
Assistência - Picanto
Espaço Interno - Sandero
Equipamentos de série - Picanto




Classificação Final 


1º Kia Picanto - 10 vitórias
2º Renault Sandero 1.0 - 3 
3ª Volkswagen Fox 1.0 - 2





FICHA TÉCNICA - KIA PICANTO FLEX


Motor: Três cilindros, flex, transversal, gasolina, 998 cm³, 12 válvulas
Potência: 77 cv (Gasolina) e 80 cv (Álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h (álcool): 17 segundos (Revista Carro)

Velocidade máxima: 160 km/h

Consumo Médio: 10,5 km/l (álcool)

Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,59 /1,59/1,49 /2,38 m
Porta-malas: 292 litros
Tanque: 35 litros
Preços: R$ 34.900 (câmbio manual), R$ 39.900 (automático básico), R$ 44.900 (completo)




FICHA TÉCNICA - RENAULT SANDERO 1.0 HI-FLEX



Motor: Quatro cilindros, flex, transversal, gasolina, 999 cm³, 16 válvulas
Potência: 76 cv (Gasolina) e 77 cv (Álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h (álcool): 17 segundos (Revista Carro)

Velocidade máxima: 161 km/h

Consumo Médio: 7,9 km/l (álcool)

Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,02 /1,75/1,53 /2,59m
Porta-malas: 320 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 28.700 (Authentique básico), R$ 35.000 (Expression)



FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN FOX 1.0 TOTALFLEX


Motor: Quatro cilindros, flex, transversal, gasolina, 999 cm³, 8 válvulas
Potência: 72 cv (Gasolina) e 76 cv (Álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h (álcool): 17,1 segundos (Revista Carro)

Velocidade máxima: 160 km/h

Consumo Médio: 8,95 km/l (álcool)

Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,82 /1,64/1,54 /2,46m
Porta-malas: 260 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 34.190 (básico), R$ 39.190 (Trend)