Texto e Fotos: Gustavo do Carmo

Em uma tenda montada no estacionamento do Casa Shopping, na Barra da Tijuca, aqui no Rio de Janeiro, a Land Rover está fazendo a pré-estreia do seu novo esportivo Range Rover Evoque.

O novo modelo é baseado no conceito LRX, apresentado no Salão de Detroit de 2008. Se destaca por ter uma linha de cintura bem alta, o que dá uma aparência estreita à área envidraçada. Grade e faróis também são bem finos.

Outro diferencial do Evoque é a opção de duas portas. Não é nenhuma inovação na tradicional marca inglesa de utilitários, já que o Range Rover original e maior surgiu em 1970 apenas com acesso direto para o motorista e carona.

Apesar de fazer parte da linha top Range Rover, o Evoque é menor que o Freelander. Exatamente por isso ele não será um carro básico. Além de custar mais caro (estimados R$ 180 a 240 mil contra R$ 122 e 143 mil do compacto de entrada), por dentro, ele tem muito luxo e tecnologia. Couro e alumínio dominam o ambiente.

Também há telas de LCD no painel, no quadro de instrumentos e na parte de trás do apoio de cabeça dos bancos traseiros. O câmbio é automático de seis marchas e sua alavanca no console é um botão giratório. O espaço interno é razoável.

O motor para toda linha será um 2.0 turbo, que rende 240 cavalos e 33,4 kgfm de torque. A tração integral. Serão três versões de acabamento: Pure, Dynamic e Prestige. Esta última com apenas quatro portas.

No lado de fora da exposição, há uma estrutura iluminada de ferro pintado, simulando, em tamanho natural, os traços em computador do Evoque. Por dentro, uma ante-sala preta e finalmente o salão bem iluminado, onde estão as duas versões. Nas paredes muita interatividade e informação. Estive lá, mas apressado. No entanto, tive tempo suficiente para tirar as fotos que ilustram este post.

A pré-estreia, que já passou por São Paulo, Londres, Milão, Xangai e Nova Iorque, vai até amanhã. Para quem quer dar uma passadinha, o Casa Shopping fica na Avenida Ayrton Senna, 2.150, Barra da Tijuca, das 10 às 22 horas. O Evoque já pode ser configurado no site da Land Rover, mas será entregue apenas em outubro.