quarta-feira, 20 de julho de 2011

LANÇAMENTO - VOLKSWAGEN PASSAT E VARIANT


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Primeiro Volkswagen com motor dianteiro e refrigerado a água fabricado no Brasil, o Passat foi lançado em 1974, um ano depois da Europa. Hatch médio e acessível, conquistou muitos jovens naquela época. Saiu de linha em 1989, abrindo espaço para o sedã Santana, que o sucedeu aqui e em seu continente de origem.

O nome ficou afastado do mercado brasileiro por mais de cinco anos, quando voltou em 1995, importado da Alemanha, em sua terceira geração, já com uma plástica de meia idade e junto com a sua versão perua Variant. Em 1998 foi novamente reestilizado. Ficou mais arredondado e sofisticado. Seu comercial destacava as inovações tecnológicas da época como o ar condicionado digital, vidros elétricos anti-esmagamento e airbags laterais, hoje presentes até em carros médios.

Com a desvalorização do Real, no final do século passado, o Passat e a Variant encareceram e se tornaram ainda mais exclusivos. Assim, o Passat foi perdendo destaque no mercado brasileiro, mas nunca deixou de ser vendido no país, mudando de perfil. Foi reestilizado mais duas vezes, em 2001 (quando escrevi meu primeiro texto para o antigo Gustacar sobre ele) e 2005, mas manteve-se discreto em nosso mercado.

Em maio foi lançada a linha 2012, que não mudou radicalmente a carroceria. Apenas foi atualizada. Esta atualização foi além da estética, como o novo padrão frontal que já é usado até no compacto Fox e agora no Polo. O novo Passat também foi modernizado na tecnologia. Pode ser equipado com o novo Advanced Cruise Control (ACC, novo piloto automático que além de controlar a velocidade, agora também monitora a distância do tráfego à frente, podendo até frear o carro em caso de inércia do motorista), a segunda geração do assistente de estacionamento Park Assist (que agora também estaciona sozinho em vagas verticais, como as de shoppings), acesso ao veículo e partida do motor sem chave, faróis com lâmpadas de xenônio nos dois refletores e filetes em leds (presentes também nas lanternas traseiras), bancos dianteiros com ventilação e ajuste elétrico (com memória para o do motorista), teto solar com células solares para o sedã e panorâmico para a Variant, rádio com navegador integrado e sistema de identificação de fadiga do motorista (que monitora o volante, os pedais e a aceleração e, quando sai do padrão, emite um sinal sonoro e acende uma xícara no painel para recomendar uma parada). Com exceção do último item, todos são opcionais.

Além do alerta de fadiga, de série, a nova linha Passat traz controles de estabilidade e tração, freios ABS, seis airbags (frontais, laterais e de cortina nos vidros laterais, com possibilidade de desativação do passageiro), rodas de 17 polegadas, bancos revestidos em couro com aquecimento para os dianteiros, ajuste elétrico do encosto e apoio lombar para o do motorista, rádio e toca CDs para seis discos com Bluetooth e tela sensível ao toque, ar condicionado automático de duas zonas, retrovisores eletricamente ajustáveis com iluminação do campo periférico e escurecimento automático do lado do motorista, freio de estacionamento de acionamento elétrico, computador de bordo e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Por dentro, a estrutura do painel não mudou. Ganhou apenas novos revestimentos e bancos, um novo quadro de instrumentos, com novo display, nova iluminação ambiente, novos comandos de ventilação, console redesenhado e um relógio analógico no centro. Não é um retrocesso, mas um charme. O espaço atrás é ótimo para as pernas, ombros e cabeça, mas peca pela altura elevada do túnel central, o que incomoda quem vai no meio. Os bancos traseiros também são rebatíveis no sedã. O porta-malas tem capacidade para 485 litros no sedã e 513 litros na perua, que tem abertura da tampa elétrica.

O novo Passat chega ao mercado apenas com tração dianteira e motor 2.0 turbo de injeção direta (TFSI), com 211 cavalos a 5.300 rpm. O torque é de 28,5 kgfm a 1.700 rpm. O câmbio é o automatizado DSG de dupla embreagem e seis marchas, com opção manual sequencial (Tiptronic) na alavanca ou no volante. O diferencial tem controle eletrônico. Com este conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos (1 décimo mais lento na Variant) e alcança os 210 km/h. O consumo é de 12,5 km/litro. Não haverá mais o motor V6 e nem a tração integral.

A linha 2012 do Passat está sendo vendida a partir de R$ 106.700. A perua Variant sai por R$ 113.130. Os opcionais são divididos por pacote. O Conforto, do qual fazem parte os bancos ventilados e elétricos, o acesso e ignição sem chave, o Park Assist II e os faróis bi-xénon direcionais e leds neles e nas lanternas traseiras, custa R$ 19.509. O piloto automático ACC custa R$ 5.160. O teto solar do sedã é adicionado por R$ 4.400 e o Skyview para a Variant por 5.845 reais. Finalmente, o rádio com navegador integrado é vendido por R$ 2.500. Completo, o Passat custa R$ 138.269 e a Variant, R$ 146.144.

Em trinta e oito anos de carreira, o Passat virou um senhor carro. Em todos os sentidos.



FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN PASSAT (VARIANT) 2.0 TFSI

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, turbo, injeção direta, 1.984 cm³, 16 válvulas
Potência: 211 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,6 seg (7,7 seg. Variant)
Velocidade máxima: 210 km/h
Consumo Médio: 12,5 km/litro
Comprimento/largura/altura/entre-eixos (Variant): 4,79 (4,77) /1,82/1,48 (1,52) /2,71 m
Porta-malas: 485 litros (Variant - 513 litros)
Tanque: 70 litros
Preços: De R$ 106.700 (113.130) a 138.269 (146.144)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (99) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) Yaris (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)