Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Pouco mais de quatro meses depois do lançamento simultâneo das suas 50 concessionárias, a chinesa JAC Motors inicia as vendas do terceiro veículo da sua linha, que agora faz companhia ao J3 hatch e sedã (Turin). Hoje, a marca anunciou que vai construir uma fábrica no Brasil para inaugurar em 2014.

O monovolume médio J6 já pode ser comprado em versões de cinco ou sete lugares, com muitos equipamentos de série como airbag duplo, freios ABS e EBD, trio elétrico, direção hidráulica, volante multifuncional, banco do motorista com regulagem de altura, ajuste elétrico de altura dos faróis, abertura interna do tanque, ar-condicionado digital, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, CD Player com MP3, rodas de liga leve aro 16 e retrovisores com seta embutida. Bancos em couro, pintura metálica e rodas de aro 17 são opcionais.

Desenhada pelo estúdio que a JAC montou em Turim, na Itália, a carroceria do J6 é atraente, mas não muito original. Os faróis pontiagudos e a grade mantêm a identificação com o J3 e a inspiração nos modelos da Hyundai. A lateral tem vinco na altura das maçanetas, linha de cintura alta e vidros amplos, com quebra-vento na frente, lembrando o Citroën C4 Picasso. O recorte final das janelas lembra a concorrente Nissan Grand Livina. As lanternas traseiras triangulares, que avançam sobre a coluna, lembram o Hyundai i30.
Por dentro, o painel é moderno e tem muitos detalhes cromados, principalmente no console central, que lembra o rosto de um personagem de desenho animado asiático. A iluminação dos instrumentos, do rádio e do display do ar condicionado digital é azul.

O importador Sérgio Habib, a exemplo do J3, solicitou à matriz chinesa mudanças no acabamento para trazê-lo ao Brasil. Mas a qualidade ficou abaixo do compacto. Os plásticos são duros e a porta tem quinas que podem machucar, além de darem a impressão de fragilidade. Fora isso, o espaço interno aparenta ser bom. Quem vai nos bancos da segunda fileira recebe o fluxo do ar condicionado e tem três apoios de cabeça. Mas o passageiro do meio vai com cinto de segurança abdominal. Ambos podem correr para frente ou para trás, aumentando o espaço para as pernas de quem vai na última fila ou o porta-malas.

Com cinco ou sete lugares o J6 tem as mesmas dimensões: 4,55 metros de comprimento, 2,71m de distância entre-eixos, 1,66m de altura e 1,78m de largura. Apesar da JAC vender o monovolume como duas versões, na verdade, os dois bancos extras são meros opcionais. O "pacote" se chama Diamond.

O preço da versão de sete lugares, além dos R$ 59.800 em dinheiro, é a redução do espaço do porta-malas, que fica apenas com 120 litros. Com cinco lugares, que custa R$ 58.800, a capacidade é de 710 litros. Retirando todos os bancos das duas últimas filas, chega a 2.200. Os bancos individuais também podem ser rebatidos. O do meio tem até porta-copos e objetos, como toda minivan.

O motor é um quatro cilindros, 2.0 e 16 válvulas, que rende 136 cavalos de potência e 19,1 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas. A opção automática, que combina melhor com esse tipo de veículo, deve chegar no ano que vem. Por enquanto, com a necessidade de mudar as marchas mexendo a alavanca e pisando a embreagem, o J6 acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e alcança os 183 km/h.

Os principais concorrentes do J6 são o Nissan Grand Livina S (R$ 54.290), o Honda Fit (R$ 51.805) e o Kia Carens (R$ 69.400). A garantia é de seis anos e o pacote de peças de reposição terá preço fixo. É o mais caro dos carros chineses, mas o bom custo-benefício (ainda) continua.



FICHA TÉCNICA - JAC J6 2.0 16V

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.997 cm³, 16 válvulas
Potência: 136 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,1
Velocidade máxima: 183 km/h
Consumo Médio: 10,3 km/l (revista Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,55 /1,78/1,66 /2,71 m
Porta-malas: 120 (7 lugares), 710 (5 lugares) e 2.200 (2 lugares) litros
Tanque: 68 litros
Preços: R$ 58.800 (5 lugares) e R$ 59.800