Texto: Gustavo do Carmo

Fotos: Divulgação


Texto publicado originalmente no portal SRZD.



Para quem tem pressa e deseja um carro esportivo, mas não abre mão da classe de um sedã, a BMW apresentou, na última semana, fotos e informações da nova geração do M5. O modelo é a versão mais potente e com visual agressivo dos três volumes de médio-luxo Série 5.

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Projetado pela divisão esportiva M Motorsport, da própria empresa, ele tem tomadas de ar maiores, além da tradicional grade dividida, para-choques aerodinâmicos, saídas de refrigeração para os discos dos freios dianteiros, rodas de 20 polegadas com desenho exclusivo, saias laterais e dois pares de escapamento na traseira. O interior mantém o conforto e o luxo do sedã convencional, acrescentando apenas bancos mais envolventes e de cor clara. Entre os equipamentos de conforto serão oferecidos sistema de visão noturna, faróis de xenônio com luzes adaptativas, aviso de mudança involuntária de faixa, ar condicionado automático com quatro zonas independentes (duas para os ocupantes da frente e duas para os de trás) e conexão com a internet na tela multimídia.


O BMW M5 é mais um veículo a aderir à tendência do downsizing, ou seja, a redução do tamanho do motor para proporcionar mais desempenho e consumo. É que a geração anterior usava um bloco de 10 cilindros em V. Já o deste novo é um V8, com dois turbocompressores e 4.4 litros de capacidade cúbica, que rende 560 cavalos de potência, sendo que o antecessor tinha 507 cv. O câmbio tem dupla embreagem e sete marchas.


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O objetivo da mudança, pelo menos no papel, foi alcançado. A aceleração de 0 a 100 km/h ficou três décimos de segundo mais rápida: 4,4 segundos. De 0 a 200 km/h leva 13 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente aos tradicionais 250 km/h. Usando o pacote M Drive, o sedã alcança os 305 km/h. Usado na Fórmula 1, o sistema de recuperação de energia cinética nas frenagens, o Kers, permite que ele percorra 10 km com um litro de gasolina. O antigo fazia 7 km/l. Os dados são da BMW.


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O M5 também tem a suspensão retrabalhada e diferencial autoblocante com divisão inteligente de torque, que permite a concentração de toda força do motor em apenas uma roda, caso necessário. Citado no parágrafo anterior, o M Drive é um sistema que regula o funcionamento dos amortecedores ativos, a programação das trocas de marcha, a atuação do controle de estabilidade, a velocidade de resposta do acelerador e as informações que serão projetadas no display do para-brisa, entre outros parâmetros.


O preço na Europa deve partir de 100 mil euros ou cerca de 230 mil reais. Aqui no Brasil custará, provavelmente, o dobro. O BMW Série 5 foi lançado originalmente em 1972 e reestilizado em 1982, 1988, 1995, 2003 e no ano passado. O M5 existe desde a segunda geração (1982).