Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

A China já se tornou o maior mercado mundial de veículos. E para celebrar este momento, montadoras globais como Ford, General Motors, Volkswagen, Audi, Kia e Nissan escolheram o Salão de Xangai, antes de interesse local, como palco para o lançamento dos seus modelos com os quais pretendem conquistar os chineses e o mundo, inclusive o Brasil.



Citroën, Peugeot e Mercedes optaram pelos conceitos. O Citroën DS5 é uma perua luxuosa baseada no C5 e dará continuidade à série DS, presente no DS3 e DS4. O Peugeot SXC é um crossover desenvolvido na China, de olho (de leão) no mercado local. O Mercedes Concept A antecipa a terceira geração do antigo monovolume que foi fabricado em Juiz de Fora. Agora será um hatch esportivo para concorrer com o Audi A1, o BMW Série 1 e o DS4.

Nesta série vou falar de quatro modelos definitivos apresentados no salão chinês que têm grandes chances de chegarem ao Brasil, apesar de ainda não ter nada confirmado sobre a vinda deles: Volkswagen Beetle, Chevrolet Malibu, Nissan Tiida e Audi Q3.