Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Uma das atrações de modelos definitivos é a segunda geração do Volkswagen New Beetle. Aliás, agora será simplesmente Beetle. Ele adota o visual do conceito Ragster, de 2005. O teto ficou mais baixo e menos arredondado. O para-brisa ficou mais plano. Mas tudo de forma suave. Os faróis não mudaram muito o formato, mas ganharam máscara negra e iluminação em duplo xénon e diurna em LED. O para-choque ficou mais reto. A lateral ganhou um estribo mais aparente, como no velho Sedan. Já as lanternas traseiras ficaram ovais e não mais redondas. Modificações que deixaram mais esportivo a reencarnação do Fusca, sem trair o modelo original.


A esportividade é maior por dentro. O Beetle deu adeus ao vasinho de flor e a enorme distância do painel para o para-brisa em favor de um tablier mais próximo ao vidro e mais discreto, porém com acabamento superior. Com direito a instrumentos off-road na sua cobertura (como no Aircross). Velocímetro e conta-giros agora são separados. Antes ficava num só conjunto, como no antigo Fox (aliás, foi o primeiro New Beetle que inspirou o compacto brasileiro). Os bancos ficaram envolventes e o volante teve a base achatada, típica dos esportivos da Volkswagen. A inspiração foi em outro cupê esportivo da marca alemã, o Scirocco, mas até que o painel lembra os últimos Fuscas.

O veículo terá três opções de acabamento - Beetle, Design e Sport - e cada uma delas vai contar com revestimentos e itens exclusivos, embora a VW não tenha revelado detalhes. O Beetle pode ser equipado com itens até então inéditos no modelo, como partida sem chave, sistema de navegação por satélite e teto solar panorâmico. Na segurança, o novo modelo faz bonito, com a oferta de controle de estabilidade (ESP) e seis airbags de fábrica. A versão mais luxuosa será equipada também com o bloqueio eletrônico do diferencial (XDS) que equipa a sexta geração do Golf.

O Beetle terá seis opções de motorização no mercado externo. Na Europa, os motores a gasolina serão o 1.2 TSI, de 105 cv, o 1.4 TSI de 160 e o global 2.0 TFSI de 200 cv do novo Jetta, do jipe Tiguan e do Passat. O 2.5 de cinco cilindros e 170 cavalos (que equipava o antigo Jetta sedã e a ainda comercializada perua) será exclusivo dos Estados Unidos e Canadá. Os movidos a diesel terão 105 e 140 cavalos.

Além do Salão de Xangai, o novo Beetle foi apresentado simultaneamente no Salão de Nova York e em Berlim. Na América do Norte será apresentado oficialmente entre setembro e outubro. O lançamento na Europa está previsto para outubro e novembro, um mês após o Salão de Frankfurt. Na Ásia, o modelo chega em fevereiro de 2012 e, na América do Sul, seu debute está agendado entre o fim de 2012 e o começo de 2013.