Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

O último lançamento da série sobre o Salão de Xangai é o Audi Q3, mais um utilitário esportivo da marca alemã das quatro argolas, menor que o Q5. O estilo segue os outros modelos: faróis com LED e iluminação diurna, grade de moldura hexagonal, vidro vigia na lateral e lanternas horizontais também com diodo emissor de luz. O interior é simples, mas muito bem acabado, tendo seis opções, além de cinco possibilidades de cores, três variedades de tecido e outras três de couro. Não faltou o sistema multimídia MMI e som da marca Bose.

Com 4,39 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,60 metro de altura e 460 litros de porta-malas, o Q3 terá quatro variações de motor quatro cilindros 2.0: duas do TFSI a gasolina (conhecido do VW Jetta), com 170 e 211 cavalos de potência, e duas do turbodiesel TDI, de 140 e 177 cavalos. O câmbio automático S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem será de série para as três potências mais altas. A tração integral Quattro será para todos. Há ainda o Audi Drive Select, um sistema de última geração que altera as respostas do motor, da direção e até a rigidez dos amortecedores, priorizando o conforto ou a esportividade, por exemplo. Tem também um modo econômico, que ajusta o ar-condicionado e o piloto automático para funcionarem visando um menor consumo de combustível.

O Audi Q3 será fabricado em Martorell, na Espanha. Chegará às concessionárias europeias em junho custando a partir de 29.900 euros (R$ 70.265). No Brasil, a previsão é para o fim do ano ou início de 2012. Deverá concorrer com o BMW X1, o Mitsubishi ASX e o Volvo XC60, entre outros utilitários esportivos compactos.