sexta-feira, 18 de março de 2011

LANÇAMENTO - JAC J3


Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Mais uma marca chinesa está chegando ao Brasil. Aliás, mais uma, não. O objetivo da JAC Motors é se estabelecer no mercado brasileiro, vender 35 mil unidades até o final do ano e superar as conterrâneas em qualidade e confiabilidade.

Representada pelo empresário Sérgio Habib, responsável pela vinda da Citroën ao país na década de 90, a JAC investiu mais de R$ 380 milhões e começa as suas atividades com o hatch compacto J3, que também tem uma versão sedã, com o sobrenome de Turin. Ainda neste semestre chegam o sedã médio J5 e a minivan J6.

Com 3,97m de comprimento, 1,47m de altura, 1,65m de largura e 2,40m de distância entre-eixos - porte de um Ford Fiesta, de 3,94m - o J3 tem um desenho arredondado e atraente, criado na Itália. Não é uma cópia descarada de nenhum concorrente, mas guarda leves semelhanças com eles. Faróis e grade se parecem com um Hyundai, a lateral lembra rapidamente o Gol e a traseira pode ser comparada ao Renault Sandero ou ao primeiro Fiat Palio.

Melhorar a qualidade e ter maturidade a JAC conseguiu. De olho no preconceito do mercado contra os carros vindos da China, Habib encomendou pesquisas de mercado e exigiu diversas modificações no lote destinado a vir para cá. Materiais de revestimento, isolamento acústico e vedação foram trocados, a suspensão endurecida e o acelerador eletrônico ajustado. Tudo para acabar com a fama do mal acabamento do país comunista emergente.

Já no custo-benefício, a JAC fez como as patrícias: recheou o J3 com muitos equipamentos de série que são opcionais nos similares nacionais, como ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, som com MP3 e USB, alarme, destravamento das portas por controle remoto, freios ABS com EBD, airbag duplo, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis com regulagem de altura do facho, faróis auxiliares de neblina e volante regulável em altura. E está cobrando R$ 37.900 pelo hatch e R$ 39.900 pelo sedã.

O preço é menor que os concorrentes nacionais, como o Sandero, o Fiesta, o Fox e o Agile, que custam na faixa de 40 mil reais com os equipamentos opcionais equiparados ao J3. Mas a JAC já paga pela sua superioridade sobre as conterrâneas, pois o hatch é mais caro que o Chery Face (R$ 32.990) e o Lifan 320 (o Mini Cooper genérico, que sai por R$ 29.990)

Ficou devendo, porém, o ajuste de altura do cinto de segurança dianteiro e dos bancos dianteiros, além do cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para o passageiro central de trás. Deixou como opcionais os bancos em couro (na verdade, acessório de concessionária por mil reais) e a pintura metálica (990 reais).

O interior mostra que o J3 já está adaptado ao Brasil: aparentemente simples, com plásticos duros e sem tecido nas portas, mas com materiais bem montados e muitos cromados. No quadro de instrumentos de iluminação azul, o conta-giros fica dentro do velocímetro, o que confunde a leitura. O marcador de combustível tem indicação invertida: tanque cheio na esquerda. Também há confusão no comando do retrovisor elétrico, no qual a palavra UP (cima) está na parte de baixo.

O espaço interno é bom, apesar do passageiro de 1,80m poder raspar a cabeça. O acesso ao banco traseiro é um pouco difícil por causa da caixa da roda e da altura do assento. O porta-malas é o destaque do J3 com 350 litros, maior até que o do Sandero.

O motor de 1.332 cm³ foi desenvolvido pela austríaca AVL. Tem comando variável de abertura das válvulas (sistema VVT), que são dezesseis ao todo, sendo quatro por cilindro e rende 108 cavalos, mais potente que os concorrentes 1.6, como o Sandero e 1.4, como o Chevrolet Agile (102/97 cv). Na prática ele é considerado 1.3, mas o marketing o reclassificou como 1.4. A JAC anuncia uma velocidade máxima de 186 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, mas a revista Quatro Rodas obteve 13,4 segundos, o deixando atrás do VW Fox e do Fiesta. No mercado, o J3 pode levar desvantagem por não poder ser abastecido também com álcool. Mas se sobressai no consumo com gasolina: 11 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, também segundo a Quatro Rodas. O motor flex deve chegar no ano que vem. Apesar do isolamento acústico ajustado e dos freios ABS, o J3 foi mediano nas provas de nível de ruído e frenagem.



Fundamental para a implantação de qualquer marca no mercado, o marketing foi bastante usado para promover a JAC, que pretende fabricar seus carros no Brasil em dois anos. O representante decretou seis anos de garantia sem limite de quilometragem para os seus carros. Também foram prometidos a assistência 24 horas gratuita por dois anos (em parceria com a seguradora Porto Seguro) e o menor custo de manutenção do segmento.

Inicialmente serão 50 concessionárias distribuídas pelo Brasil, sendo cinco aqui no estado do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Botafogo, Campinho, Tijuca e em Niterói). Todas foram inauguradas simultaneamente nesta sexta-feira (18 de março). Como porta-voz foi contratado o Faustão. Seria um reforço literalmente de peso se o apresentador não tivesse emagrecido, mas pela sua popularidade a expressão ainda faz sentido.


Sobre a JAC Motors

JAC é sigla da Jianghuai Automobile Co, estatal chinesa de capital misto, que tem 25% de ações na bolsa de valores de Shenzen. Foi fundada em 1969 como fabricante de caminhões e em 2007 passou a fabricar automóveis de passeio em Hefei. A empresa também tem um centro de design em Turim na Itália e de design de interiores em Tóquio, no Japão.

Sobre Sérgio Habib

Sérgio Habib foi representante da Citroën no Brasil e presidente da filial brasileira da marca francesa, que chegou em 1991 com a empresa IVXM. Executivo de ideias ousadas e polêmicas, desfez sociedade com o estilista Ocimar Versolato e uma vez falou mal do Rio de Janeiro, justamente onde a Citroën construiu sua fábrica em parceria com a Peugeot. Dono de 83 revendas de várias marcas, Habib apostou na JAC Motors e, através de sua nova empresa SHC, decidiu trazer seus carros para o Brasil. Tornou-se, assim, presidente da JAC Motors do Brasil e responsável pelo marketing, comercialização, assistência técnica, serviços pós-venda e distribuição de peças originais da marca no país.

Avaliação do J3

Estilo ***
Acabamento ***
Espaço Interno ***
Porta-malas *****
Motor ****
Desempenho ***
Consumo ****
Segurança ***
Conforto ***
Equipamentos de Série ****
Preço ****

FICHA TÉCNICA - JAC J3 HATCH ****

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.332 cm³, 16 válvulas
Potência: 108 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 segundos
Velocidade máxima: 186
Consumo Médio: 12,4 km/litro (Revista Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,97/1,65/1,47/2,40 m
Porta-malas: 350 litros
Tanque: 48 litros
Preços: R$ 37.900

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (100) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (46) Honda (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)