Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Durante um bom tempo Gol e Uno foram os dois carros mais vendidos do Brasil. O Volkswagen nunca perdeu a liderança. O Palio tomou o lugar do irmão mais velho, mas acabou perdendo o fôlego e a posição com a última reestilização, em 2007, e a renovação do rival no ano seguinte.

Com o lançamento do Novo Uno, que não é oficialmente o sucessor do carro hoje chamado de Mille, a rivalidade retornou, graças à discutível estratégia das montadores de misturar os números de venda das duas gerações de compactos. A GM também faz isso com o Corsa e o Classic, que também chegou a vice-liderar as vendas. E a hegemonia de 24 anos do Volkswagen está cada vez mais ameaçada. Nunca se viu tantos novos Unos na rua.

Aproveitando o crescimento do novo carro e para debutar o Uno moderno em comparativos do Guscar, vou desafiá-lo com o Novo Gol, em suas versões 1.0, equipadas, pelo menos, com ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, além da pintura metálica.

Só que eu resolvi colocar uma pimenta chinesa no clássico: o Chery Face, que também tem sido muito visto nas ruas por causa do seu baixo preço e boa lista de equipamentos. Ele tem motor 1.3 e custa R$ 32.990. Será que ele é páreo para os líderes do mercado?



Estilo e Acabamento

Cada um dos três concorrentes se destaca em um ângulo da carroceria. Embora já aparente cansaço e esteja prestes a receber uma padronização com o Fox e o resto da linha mundial da Volkswagen, a frente do Gol é a mais atraente dos três. Na lateral, o Uno chama mais atenção. E na traseira, a mais bonita é a do Face, que foi desenhado pelo estúdio Bertone. Deu empate.



O painel do Gol tem um desenho muito simples. Ficou parecido com o G4. Mas é o que tem a melhor montagem das peças e a forração das portas mais caprichada. O acabamento do Uno é bom, mas ainda aparenta simplicidade. O Face peca pela fragilidade aparente, com plásticos de baixa qualidade, apesar do luxo aparente, com apliques em tecido amarelo nas portas. É o preço pelo seu custo-benefício. Vitória do Gol: 1 a 0 sobre os rivais.




Espaço interno e Porta-malas

Na falta das medidas exatas do Uno e do Face, recorro à distância entre-eixos para ter a referência do espaço interno. E a maior é a do Gol, com 2,47m. Fiat e Chery têm, respectivamente, 2,38 e 2,39m. O carro da Volkswagen também tem a maior largura externa: 1,66 contra 1,64m e 1,58, Já a altura é maior no carro chinês: 1,56m contra 1,48m do Uno e 1,46m do Gol.


O Gol também possui o maior porta-malas, com 285 litros de capacidade. Mas divide o posto com o Uno. É que no Fiat, o encosto do banco traseiro pode ser reclinado e capacidade varia entre 280 e 290. O Face ficou em terceiro com apenas 190 litros.


Duas vitórias do Gol e uma do Uno: Gol 3, Uno 1 e Face 0.





Motor, Desempenho e Consumo

Gol e Uno têm motor 1.0 Flex de oito válvulas. O primeiro com potência de 72 cavalos com gasolina e 76 cv com álcool. O Fiat rende entre 73 e 75 cv. Mas o mais potente é o Chery: motor 1.3, de 16 válvulas e 84 cavalos.

O Face também é mais rápido. Acelera de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos contra 14,5 seg. do Gol e 17,1 do Uno. Até os 1.000 metros, o chinês leva 35,1 seg. para alcançar, contra 37,1 s. do Gol e 38,2 s. do Uno. Só na retomada que o Gol foi melhor: 22,1 segundos contra 28 do Face e 32 do Uno.

O motor somente a gasolina vem perdendo mercado. No entanto, leva uma vantagem sobre os bicombustíveis: o consumo, já que as revistas, como a Quatro Rodas, dona dos números de desempenho, consumo, frenagem e nível de ruído, testa os carros com álcool. Por isso, o Face também ganhou este item: 11 km/litro na cidade e 14,5 km/l na estrada. O Gol, mais uma vez, ficou em segundo, com 8,7 e 12 km/l. O Uno, de novo, com a lanterna e seus 8,4 e 11,5 km/litro.

Três vitórias para o Face. Gol e Face, 3. Uno 1.



Segurança e Conforto

Perdão pelo trocadilho, mas o Face já começa a mostrar a cara no comparativo. É o mais seguro e mais confortável. Não apenas pela extensa lista de equipamentos de série, que inclui airbag, freios ABS e ar condicionado. O chinês se destaca na frenagem e no nível de ruído.

Andando a 80 km/h o Chery parou 26,4 metros depois de acionado o pedal do freio e registrou 61,5 decibéis no interior da cabine, na mesma velocidade. O Gol freou em 31,7m e emitiu 63,3 decibéis. O Uno ficou com 33,8 m e 63,5 dBA.

Duas vitórias para o Face (5). Gol, 3 e Uno, 1.



Preço, equipamentos de série e assistência

E finalmente chegamos aos itens em que o Chery Face sacramenta a sua vitória sobre os populares brasileiros. Por R$ 32.990 ele traz de série ar condicionado, direção hidráulica, rodas de liga-leve (aro 14), toca-CDs com MP3 e entrada para USB, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme anti-furto com imobilizador, sensor de estacionamento traseiro, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), airbag duplo, faróis e lanternas de neblina e travamento de portas à distância.

Para ter esses equipamentos, os compradores dos carros nacionais 1.0 precisam desembolsar R$ 41.760 pelo Gol e R$ 36.126 pelo Uno, que ainda fica devendo o sensor de estacionamento e o EBD. O custo dos modelos só com ar, direção, vidros e travas elétricas e pintura metálica é de R$ 33.317 para o Uno e R$ 35.620, o Gol.

Quem não faz questão de abrir a mão nem para jogar peteca, gosta de uma sauna móvel, aprecia exercitar os braços na manivela do vidro e no volante, manda a família economizar ou gosta de torturar os maus funcionários da empresa pode pagar R$ 28.140 para levar o Uno com o imobilizador, o econômetro e o espelho no para-sol direito. Ou gastar R$ 30.050 no Gol e ganhar apenas o ajuste de altura do banco do motorista.

O Face oferece mais por menos, mas só o tempo dirá se os itens de conforto e segurança vão funcionar perfeitamente por mais de 3 anos, que é o tempo de garantia da Chery. Pode ser vantajoso se o defeito aparecer antes, mas pode te condenar a uma escravidão para revisar sempre o carro, o que não é de graça, além do risco de faltar peças. Gol e Uno têm apenas 1 ano, mas Volkswagen e Fiat têm mais concessionárias, sendo a primeira a maior rede do país com 612 postos.


Conclusão

Antes de comentar sobre o vencedor, fica a minha preocupação com o novo Fiat Uno. Ele ganhou apenas um item, ainda assim, dividido com o Gol: o porta-malas. Ele é bonitinho de lado, mas é apertadinho, tem motor fraco, anda devagar, gasta muito combustível, freia mal e não é tão silencioso como deveria. O acabamento é bem cuidado, mas é muito simples. Se duelasse só com o Gol, ele ganharia no preço, mas perderia na lista de equipamentos de série.

O Volkswagen Gol quase fez frente ao concorrente chinês. Dono da maior rede de concessionárias do país, surpreendeu no espaço interno, tem o melhor acabamento e um dos maiores porta-malas, mas foi atropelado pelo Face na reta final.

Com sete vitórias o Face roubou a cena do que seria o clássico dos líderes de mercado e provou que vale a pena deixar o preconceito de lado (inclusive o meu) e investir neste chinês. Não tem apenas muitos equipamentos de série pelo menor preço e mais tempo de garantia. Tem um motor mais potente, anda mais, é mais econômico, seguro e silencioso. O que pesa contra são o seu acabamento e a pouca rede de concessionárias (apenas 30 em setembro do ano passado).

O Face sobrou no comparativo? Evidente, por causa do motor 1.3. Mas será que faria frente aos modelos com motor 1.6? Faria. Antes de elaborar este comparativo, fiz a minha contagem com os números da Quatro Rodas e ele ganhou apertado sobre o próprio Uno, Agile, Peugeot 207, Citroën C3, que têm motor 1.4 e o Sandero, Fox e Fiesta, que são 1.6. O. K. Fico devendo um tira-teima para breve.


Classificação Final: 1º Chery Face 1.3 - 7 vitórias / 2º Volkswagen Gol 1.o - 4 / 3º Fiat Uno Vivace 1.0 - 1.



Resumo


PREÇO - Face
MOTOR - Face
DESEMPENHO - Face
CONSUMO - Face
SEGURANÇA - Face
CONFORTO - Face
PORTA-MALAS - Gol e Uno
ESTILO - EMPATE
ACABAMENTO - Gol
ASSISTÊNCIA- Gol
ESPAÇO INTERNO - Gol
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE - Face




FICHA TÉCNICA - CHERY FACE 1.3 16V

Motor: transversal, 4 cilindros em linha, gasolina, 1.297 cm³, 16v, 84 cv

Aceleração de 0-100 km/h: 13,4 segundos (Revista Quatro Rodas)

Velocidade Máxima: 156 km/h (Fabricante)

Consumo Médio: 12,75 km/l (Revista Quatro Rodas)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 190 litros

Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos: 3,70 /1,58 /1,56 / 2,39 m

Preço: R$ 32.990


FICHA TÉCNICA - FIAT UNO VIVACE 1.0 FLEX

Motor: transversal, 4 cilindros em linha, flex, 999 cm³, 8v, 73 cv (gasolina) e 75 cv (álcool)

Aceleração de 0-100 km/h: 17,1 segundos (Revista Quatro Rodas)

Velocidade Máxima: 153 km/h (Fabricante)

Consumo Médio: 9,95 km/l (Revista Quatro Rodas)

Tanque: 48 litros

Porta-malas: 280-290 litros

Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos: 3,77 /1,64 /1,48 / 2,38 m

Preço com equipamentos mais exigidos: R$ 33.317


FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN GOL 1.0 TOTALFLEX

Motor: transversal, 4 cilindros em linha, flex, 999 cm³, 8v, 72 cv (gasolina) e 76 cv (álcool)

Aceleração de 0-100 km/h: 14,5 segundos (Revista Quatro Rodas)

Velocidade Máxima: 144 km/h (Fabricante)

Consumo Médio: 10,35 km/l (Revista Quatro Rodas)

Tanque: 55 litros

Porta-malas: 285 litros

Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos: 3,90 /1,66 /1,46 / 2,47 m

Preço com equipamentos mais exigidos: R$ 35.620