sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LANÇAMENTO - CHEVROLET MONTANA

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Apesar de ainda atraente, a Chevrolet Montana já estava precisando de uma renovação. Afinal, foi lançada em 2003 e o modelo que lhe deu origem, o Corsa, agoniza convivendo com o seu provável substituto, o moderno e argentino Agile.

Assim, a picape foi renovada e passa a seguir o estilo do novo compacto, tornando-se o segundo modelo do projeto Viva, que ainda terá um sedã. Diferentemente do hatch, a nova Montana é fabricada no Brasil, em São Caetano do Sul, SP.

Os faróis e a grade dianteira enorme e separada por um friso na cor do carro, com o logo dourado da Chevrolet, são os mesmos do Agile. A diferença está no para-choque, que tem recorte mais moderno. A região do habitáculo, com o vidro-vigia atrás da porta, ainda lembra a antecessora. Na lateral a nova Montana ficou mais encorpada com o relevo da parte posterior indo até ao meio da carroceria, incorporando o degrau para os pés, que foi copiado pela VW Saveiro e a Peugeot Hoggar. Mas a traseira... Que decepção! A caçamba ficou baixa e desengonçada, com um vinco desnecessário na tampa. Já as lanternas ficaram pequenas e curvadas. Resumindo: ficou feia.

O interior, naturalmente, também segue a aparência do Agile: linhas simples, detalhes cromados e muito plástico. O quadro de instrumentos tem iluminação azul. Os bancos estão mais aconchegantes e a posição do motorista mais alta, mas não houve evolução no espaço interno. Atrás deles só tem espaço para uma mochila e algumas tralhas, apesar do volume de 164 litros. Não se engane pela janelinha: a Montana não tem cabine estendida. Só serve para melhorar a visibilidade, que é até boa. A abertura do vidro traseiro foi invertida para melhorar a ergonomia.

Boa também é a capacidade de carga. Os 758 kg superam a Hoggar, de 742. Mas o volume, de 1.100 litros, ainda fica atrás da picape franco-fluminense, de 1.151 litros. Para quem prefere transportar cargas longas, o comprimento da caçamba é de 1,64m. Dá para levar uma moto com segurança. O comprimento total do veículo é de 4,51m. A largura é de 1,70m e a altura, 1,58m. Maior que a Montana do Corsa.


A nova Montana chega ao mercado apenas com o motor 1.4 Econo.Flex do Agile. Bom para o hatch, mas fraco para a picape, que perdeu o propulsor 1.8 Powertrain e merecia uma opção mais forte para andar de caçamba cheia. De oito válvulas, rende 102 cavalos de potência com álcool e 97 cv com gasolina. Vazia ela até anda bem: acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcança os 170 km/h, segundo o fabricante, que também informa que a caminhonete percorre 13,6 km com um litro de gasolina e 9,7 km/l com álcool. Econômica.

O câmbio manual de cinco velocidades tem a primeira marcha mais curta e a quinta mais longa, e lubrificação permanente, o que extingue a necessidade de trocar o óleo da transmissão.

Na construção estrutural houve um retrocesso. A Montana Agile trocou o subchassi que apoiava a suspensão dianteira, recurso usado na sua antiga geração, pelo conjunto direto no monobloco da antiga Picape Corsa, de 1995 (o projeto vem do ano anterior com o hatch), que é o mesmo do atual sedã Classic, do Celta, Prisma e do Agile. Isso prejudicou a sua frenagem e o nível de ruído. A Chevrolet justifica que economizou para oferecer mais equipamentos de conforto.

Realmente há uma boa oferta de equipamentos, mas muito deles opcionais e alguns mal distribuídos. A Montana começa a ser vendida nas versões LS e Sport. A primeira é a mais simples, voltada para o trabalho e se diferencia pelas rodas de aço, os faróis sem máscara e coluna das portas na cor do carro.

A LS tem quatro configurações. A básica custa R$ 31.990 e só traz de série protetores de caçamba e de cárter, aquecedor com display digital, brake-light, alerta de faróis ligados, "follow me home", banco do motorista com regulagem de altura e preparação para som. A segunda sai por R$ 34.435 e adiciona direção hidráulica, computador de bordo, antena no teto, volante com regulagem em altura e barra de proteção no vidro traseiro. O terceiro pacote traz o ar condicionado com display digital mas controle manual e o banco do passageiro rebatível. Custa R$ 37.653. Para ter alarme, vidros e travas elétricos é preciso desembolsar R$ 39.933, o que corresponde ao valor com o pacote mais completo desta versão que ainda adiciona freios ABS e airbag duplo, itens que deveriam vir, pelo menos no primeiro pacote de opcionais. Pior foi colocar o vidro traseiro corrediço nesta última configuração.

A versão Sport custa R$ 44.040. Traz tudo o que a LS completa tem e ainda acrescenta, além do kit esportivo com rodas de liga-leve de 15 polegadas, barra de proteção no teto, frisos, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, faróis e coluna das portas com máscara negra e lanternas fumê, itens como faróis de neblina, sensor de luminosidade, piloto automático, CD player com função MP3, bluetooth, entrada auxiliar USB e para iPod. Esta sim é mais interessante em equipamentos e sai mais em conta em relação às concorrentes, principalmente a Fiat Strada. Capota marítima, santantônio, rack de teto, rodas de alumínio aro 16, sensor de estacionamento e navegador com GPS integrado ao painel são acessórios.
As opções de cores são oito, incluindo a limitada Verde Jásper. A Montana foi renovada para enfrentar a modernidade das concorrentes Volkswagen Saveiro e Peugeot Hoggar, mas pisou na bola em alguns itens, como o estilo da traseira e a arquitetura da suspensão. Em compensação acertou na caçamba e na posição de dirigir. Para qual lado vai pesar a balança do consumidor?

Preço **
Motor ***
Desempenho ***
Consumo ****
Segurança **
Conforto **
Caçamba *****
Estilo ***
Acabamento ***
Assistência ****
Espaço interno **
Equipamentos de Série ***



CHEVROLET MONTANA 1.4 ECONO.FLEX

Motor: 4 cilindros, transversal, flex, 8v, 1.389 cm³, 102 cv (A) e 97 cv (G)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12 seg.
Velocidade Máxima: 170 km/h
Consumo médio: 13,6 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (álcool)
Comprimento/largura/altura - 4,51/1,70/1,58 m
Caçamba: 1.100 litros
Preços: R$ 31.990 (LS) e R$ 44.040 (Sport)


Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (102) História (96) Ford (89) Fiat (81) Carro do Ano (73) Comparativos (72) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)