Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

O utilitário esportivo Hyundai Tucson fez tanto sucesso no Brasil que a sua importadora, a CAOA, decidiu fabricá-lo em Anápolis, interior de Goiás. Pena que a decisão foi tomada tarde demais, quando seu sucessor já estava pronto: o ix35.

Por isso, o novo modelo, que chega importado da Coreia do Sul e já está à venda no país, vai posicionar-se num segmento premium, acima do utilitário antigo, lançado em 2005. Vai disputar mercado com o Chevrolet Captiva, VW Tiguan, Honda CR-V, Toyota RAV4 e seu primo Kia Sportage, ainda a ser lançado.

O Tucson nacional também já pode ser encontrado nas concessionárias por apenas R$ 65 mil. Aliás, seu preço atrativo não será repetido de imediato no ix35. Sua versão básica custa R$ 88.000 e até tem bons equipamentos como encostos de cabeça ativos na frente, sensor de luminosidade, volante multifunção com ajuste de altura, trio elétrico, revestimento parcial em couro, rádio/CD com entradas USB e auxiliares, airbag duplo e freios ABS com EBD. Mas tem tração 4x2 (sinal de que o modelo terá mais uso urbano), câmbio e ar condicionado manuais. O Chevrolet Captiva básico custa R$ 88.903, com pintura metálica, câmbio automático, seis airbags, controle de tração e... motor 2.4. O ix35 também terá esta cilindrada, mas estreia no mercado apenas com motor 2.0 16v.

Com câmbio automático de seis marchas, o preço do ix35 aumenta para 93 mil reais. Uma versão mais recheada de equipamentos custa R$ 103 mil, incluindo chave Keyless com botão de partida (Start/Stop), cabo para conectar iPod, ajuste elétrico no banco do motorista, sensores de obstáculos traseiros e ar digital de duas zonas. A tração integral eleva para o preço para R$ 108 mil. Só estranho é que a versão mais completa, de R$ 115 mil e que traz teto solar panorâmico, airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade (ESP) e câmera traseira para manobras, venha com tração convencional dianteira.

Portanto, o grande atrativo do ix35 será exatamente o seu estilo. Os faróis são diagonais e afilados, a imponente grade é hexagonal, que é cortada por uma barra, que nas versões mais caras tem detalhes cromados. A lateral, inspirada no bem-sucedido hatch médio i30 (campeão de vendas no seu segmento), é marcada por vários vincos e a traseira tem lanternas em formato de folha.


O acabamento interno é bom. Não é uma excelência de qualidade, mas é bem superior ao Tucson. Poderia ter revestimentos de tecido ou de couro nas portas e plásticos mais emborrachados. O painel tem desenho simétrico, com os difusores de ar centrais posicionados na vertical. As formas lembram as bordas arredondadas da grade hexagonal. Na versão "Completa", as saídas de ar, botões do console central e os quatro aros do volante, também de inspiração hexagonal. têm molduras pintas de prata. A iluminação azul segue um novo padrão da Hyundai, como no hatch médio i30.

O espaço interno é ótimo, tanto para as pernas quanto para a cabeça. Mas o passageiro do meio pode se sentir um pouco desconfortável com o assento e o encosto duros, sendo este por causa do apoio de braço. O porta-malas tem 591 litros até o teto.

O motor 2.0 de 16 válvulas tem 166 cavalos de potência e torque de 20,1 kgfm, alcançados às 4.600 rpm. O bloco faz parte da família Theta II, que também tem o 2.4 16v de 177 cavalos, que não tem data para chegar. Aliás, este motor é o mesmo do Kia Sorento e também deverá equipar o novo Sportage, de terceira geração, que empresta a plataforma para o ix35 e chegará em outubro. O velho Tucson tem o chassi da segunda geração do utilitário da Kia.

Kia e Hyundai são do mesmo grupo mundial. Mas no Brasil as duas são independentes e representadas por empresas diferentes. Tão independentes que vivem brigando entre si por causa de seus anúncios. A Kia é do grupo Gandini e a Hyundai é da CAOA, que nos anos 90 representava a Renault e começou trabalhando e ainda vende Ford em São Paulo.

A própria Hyundai, e não a CAOA, que tem a planta de Anápolis, está construindo um fábrica em Piracicaba, interior de São Paulo, para produzir um compacto. Mas o ix35 tende a ser fabricado em Goiás. Será?

FICHA TÉCNICA - HYUNDAI ix35 2.0 16V

Motor: transversal, gasolina, 1.998 cm³, 16v, 166 cv

Aceleração de 0-100 km/h: 12 seg. (revista Quatro Rodas)

Velocidade Máxima: 181 km/h (revista Quatro Rodas)

Consumo Médio: 9,65 km/litro (revista Quatro Rodas)

Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos: 4,41 /1,82 /1,66 / 2,64 m

Porta-malas: 591 litros

Preços: R$ 88.000 (básico) / R$ 93.000 (câmbio automático) / R$ 103.000 (intermediário) / R$ 108.000 (intermediário 4WD) / R$ 115.000 (completa)