terça-feira, 3 de agosto de 2010

LANÇAMENTO - FIAT IDEA 2011

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Cinco anos depois do lançamento, a Fiat percebeu que o seu monovolume compacto Idea estava com o visual cansado e decidiu dar um tapa nele. Aliás, dar tapa, guaribada, plástica, recauchutada, entre outras expressões de mudanças leves ou insignificantes, é especialidade das nossas montadoras.

Ok, ok. A nova frente da Idea ficou bonita e arrojada. Os faróis horizontais, originais da versão italiana, que pareciam vir dos anos 90, foram substituídos por um conjunto que parece subir pelas paredes, quer dizer, pelo para-lamas. Além disso, os refletores duplos são destacados. Na versão Sporting, a máscara interna é escura. A grade, herança da linha 2003 do Palio, agora é inspirada no Punto, deixando a frente mais bicuda. Na Adventure, a moldura é indiscretamente cromada com a assinatura da versão lameira. Na lateral, apenas novas maçanetas e retrovisores maiores com piscas integrados. A Adventure ainda tem os seus para-lamas de plástico.


A traseira, porém, mudou pouco para quem prometia inspiração na italiana Lancia Musa. A placa passou para o para-choque (recurso manjado para dizer que é tudo novo), as lanternas agora têm leds de verdade (primeira vez num carro nacional, mas as luzes de ré e de seta ainda são de lâmpada), ficaram mais altas, ganharam uma "chicane" nos traços e contornos mais arredondados. Mas a alteração parece mais um remendo do que um novo desenho. Por falar nisso, a quina do vidro traseiro ganhou um aplique que simula um envolvimento da moldura do vidro. Para completar, um discreto aerofólio na junção com o teto.


No interior aparece a segunda decepção depois da traseira: visualmente quase nada mudou. As exceções são os grafismos, o volante, o botão do porta-malas no console central (antes ficava no assoalho) e os bancos mais anatômicos. As maiores mudanças foram mais técnicas como maior possibilidade de regulagens de altura e ar condicionado mais potente.


Além da dianteira, a segunda maior novidade da Idea 2011 está no motor: os novos E.TorQ 1.6 e 1.8, ambos de dezesseis válvulas. Eles substituem o antigo 1.8 Powertrain, que era feito em parceria com a Chevrolet. Já estreados no Punto inalterado, são inteiramente novos para as quatro tradicionais marcas instaladas no Brasil, mas são derivados do motor que equipava o Mini e o PT Cruiser, pois eram fabricados pela Tritec, empresa paranaense que fornecia esses motores para a BMW e a Chrysler e que foi comprada pela Fiat.

O 1.6 16v rende 115 cavalos com gasolina e 117 cv com álcool. Os respectivos números de torque com cada combustível são de 16,2 e 16,8 kgfm, sempre a 4.500 rpm. O 1.8 tem potências de 130 e 132 cavalos e torques de 18,4 e 18,9 kgfm, também com 4.500 rotações.


A nova Idea já aparece no site da Fiat em quatro versões. A mais barata é a Attractive, que ainda usa o motor 1.4 Fire Flex e custa R$ 43.590. A intermediária é a Essence, disponível com o motor E.TorQ 1.6, que sai por R$ 45.610. Acrescentando o câmbio automatizado Dualogic o preço sobe para R$ 47.720.

A estreante na linha é a Sporting, iniciada no Punto, adotada na picape Strada, em breve no Uno e que chega agora à Idea. Com rodas escuras de detalhes cromados e faróis escurecidos, tem visual apimentado, mas usa o motor 1.8 16v e ainda custa caro: R$ 54.280. Com câmbio Dualogic o preço é de R$ 56.290. Com a mesma cilindrada e aparência mais carnavalesca e robusta, a Idea Adventure sai por respectivos R$ 56.900 e R$ 59.010, com o Dualogic.


Direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, três apoios de cabeça traseiro com assento bipartido, regulagem de altura para volante e banco do motorista, computador de bordo e repetidores laterais integrados aos retrovisores são equipamentos de série em todas as versões.

Como opcionais da Attractive, ar-condicionado, airbag duplo, freios antitravamento (ABS), dois modelos de rádio, retrovisores e vidros traseiros elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de obstáculo e faróis de neblina. A Essence ainda oferece à parte airbags laterais, teto-solar Skydome, sensores de chuva e luminosidade, bancos em couro e retrovisor interno eletrocrômico.

O Idea Sporting traz os itens do Essence, mas adiciona de série ar-condicionado, computador de bordo com mais funções e rodas de liga leve de 16 polegadas, incluindo o estepe. Há ainda retrovisores elétricos, rádio CD com MP3, apoio de braço central e faróis de neblina. Como opção, assentos em couro, sensores de chuva, obstáculos e luminosidades, kit de parafusos anti-furto, vidros elétricos traseiros, teto-solar Skydome, quatro airbags e freios ABS.


Já a versão Adventure se diferencia por trazer mais itens de série, além de ter o visual fora-de-estrada leve. Há airbag duplo, faróis de profundidade e freios ABS de série. O modelo traz também rack de teto exclusivo, grade cromada, rodas de 15 polegadas com pneus de uso misto, protetor de cárter e bússola e inclinômetro no console. O bloqueio de diferencial Locker torna-se opcional, assim como o volante em couro.


Quero esclarecer que eu não estou implicando com a Fiat ao fazer essas críticas tão pesadas. Se ela ou qualquer outra montadora tivesse lançado um carro totalmente novo de verdade e dentro do ciclo de vida de sua versão estrangeira ou, pelo menos, sofrido mudanças parciais mais ousadas eu não pouparia elogios.

O que não admito é que ela tenha enrolado a imprensa durante anos para lançar um carro com a placa no para-choque e desenho da lanterna remendado para dizer que a traseira é nova, colocar uns grafismos novos aqui, um revestimento interno diferente ali, além de desperdiçar recursos que poderiam ser adotados numa nova geração, como esse novo motor E.torQ.

A nova dianteira é bem-vinda, mas deveria ter chegado mais cedo. Em 2008, pelo menos. Tirando isso, o resto das mudanças só é percebido se o consumidor fizer um jogo dos sete erros. O acabamento continua fraco, mas o preço permanece alto e ainda não oferece ar condicionado de série.

Sonho com o dia em que o brasileiro será mais exigente, rejeitando essas economias porcas feitas pelas nossas montadoras e fazendo questão de comprar um carro com desenho moderno, atualizado, em sintonia com o exterior e tudo isso pagando pouco por muitos equipamentos, principalmente de segurança. Ah, e que não tenha medo de comprar um carro azul, vermelho ou verde metálico só porque vai desvalorizar.

A culpa dessa cultura retrógrada do brasileiro não é apenas da falta de dinheiro. Existem pessoas pobres com bom gosto e bom senso. A culpa é do marketing, pelo poder de persuação com más intenções, e da imprensa automotiva, que se vende por uma mordomia nas viagens e uma boca livre no coquetel de lançamento, e por isso não boicota essas enganações que descem goela abaixo no nosso mercado. Porém, se boicotar sofre represálias. É a lei do mais forte.

Consciente dos perigos que corro por essas opiniões esta é a minha parte para tentar mudar a cultura do mercado brasileiro. A cultura da "Maria vai com as outras", "o que o mercado quer", "o que a maioria aceita", "o que o povo gosta", etc.

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (100) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (46) Honda (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)