Texto e fotos: Gustavo do Carmo

Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o Lancia Delta foi lançado em 1979, para colocar a marca italiana de propriedade da Fiat no concorrido mercado dos hatches médios compactos. Sua base era o Fiat Ritmo. Foi também comercializado na Europa com a marca e o nome Saab 600. O Delta foi eleito o Carro do Ano na Europa para 1980.

Em 1982 teve uma versão sedã chamada Prisma, xará do modelo da Chevrolet baseado no Celta. Não durou muito. A versão urbana do modelo tinha motor de quatro cilindros com opção de 1.3 ou 1.5 litro de cilindrada, com 75 e 85 cavalos, respectivamente. Teve também uma versão GT, com motor 1.6 de 105 cavalos. Mas o Delta se tornou famoso com uma versão esportiva de propulsor 2.0 turbo, que começou com 130 cavalos e chegou aos 215 cv. Com tração integral, ficou conhecido como HF Integrale, comercializado para homologar a sua participação no Mundial de Rali.

O Delta já havia começado a competir com a versão S4 na Classe B. Mas, depois que a FIA extinguiu esta categoria por causa de um grave e fatal acidente em 1986, o modelo entrou na categoria A, hoje chamada de WRC. Conquistou seis títulos consecutivos (1987 a 1992) de construtores, sucedendo à altura o antigo cupê Stratos.

O Lancia Delta foi totalmente reestilizado, com linhas mais modernas e uma inédita versão duas portas, no final de 1993, Em 1999 deixou de ser produzido, mas o nome retornou num modelo de estilo futurista (demais), lançado em 2008.