Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O Fiat Uno revolucionou o mercado brasileiro em 1984 com suas linhas quadradas que lhe valeram o apelido de bota ortopédica. Mesmo assim, levou a montadora italiana baseada em Betim, MG, à vice-liderança do nosso mercado com a versão Mille, de motor 1.0 litro, lançado em 1990. Coube ao Palio, seu teórico sucessor, atingir a liderança.

Teórico sucessor porque o Uno brasileiro resistiu à chegada do Palio, em 1996, e se negou a se aposentar. Mas teve que abrir mão dos seus motores mais potentes (1.5, 1.6 e 1.4 Turbo), suas versões perua e três volumes e passou a ser chamado apenas de Mille para sobreviver e chegar aos 25 anos no ano passado.

Em 2010, a Fiat relança o nome Uno, agora para batizar um novíssimo projeto de carro compacto que consumiu um investimento de 600 milhões de dólares. A montadora foi fiel ao estilo quadrado de teto alto. frente em cunha e grande área envidraçada que consagrou o primeiro Uno. No entanto, agora, como já estamos no século XXI, ela arredondou os cantos quadrados e batizou de rounded square, que aparece destacado no seu perfil lateral, nos faróis, nos para-lamas, na caixa das rodas e nas três entradas de ar falsas no lado esquerdo da dianteira, onde deveria estar a grade frontal, que simulam o logotipo que aparece na traseira do carro.



O Novo Uno, a princípio, vai se posicionar entre o Uno original, digo, o Mille e o Palio Fire. Seu formato caixote foi pensado para dar mais espaço e concorrer com o Fox, o Agile e o Sandero, mesmo estes três pertencendo a um segmento superior. Portanto, vai levar vantagem em espaço, acabamento e modernidade em relação ao Gol, Ka e Celta, seus concorrentes mais realistas.

O Novo Uno mede 3,77 metros de comprimento, 1,49 m de altura e 1,64 m de largura, com distância entreeixos de 2,37 metros. No Mille são, respectivamente, 3,69 m, 1,45, 1,55 e 2,36. A capacidade do porta-malas, porém, caiu de 290 para 280 litros. A Fiat garante que a plataforma é inteiramente nova e será usada na futura geração do Palio.

Confesso que torci o nariz quando vi as primeiras projeções do Novo Uno. Mas fui me acostumando e até achando agradável. Ele fica mais bonito quando é fotografado de perfil frontal. A frente alta e robusta também é simpática, mas o que desproporciona o seu estilo são as lanternas na coluna traseira. Ficou parecido com o Punto, só que menos elegante. Acho que ele ficaria melhor se as lanternas ficassem na parte de baixo e com um desenho bem arrojado.


Por dentro, seu painel é moderno e bem acabado. O mesmo se repete no revestimento dos bancos. As portas, mais ou menos. A cobertura é bem desenhada e o apoio de braço agrada, diferente do improviso do Chevrolet Agile. Só peca por oferecer tecido apenas nas versões mais sofisticadas. O quadro de instrumentos foi inspirado no 500, mas segue a escola do antigo Fox com velocimetro, conta-giros ou econômetro e display do hodômetro, marcador de combustível e temperatura do motor agrupados. A área que envolve os difusores redondos de ar (uma moda no Brasil) e o quadro de instrumentos pode ser personalizada nas cores prata e preto ou com adesivos estampados nas concessionárias.

As versões de acabamento são três: Vivace, Attractive e Way. A primeira é a mais simples. Equipada apenas com motor 1.0, tem para-choques, grade frontal, capa e suporte dos retrovisores externos cinzas. Por dentro, portas com cobertura inteiramente de plástico. Mania dos nossos últimos carros, com a desculpa de facilitar a limpeza. O primeiro Uno Mille de vinte anos atrás, pelo menos, era revestido de curvim.
A Attractive é a intermediária, com friso na lateral. Tem apenas motor 1.4. E a Way, a top aventureira, com os dois tamanhos de motor. Vai além do simples conjunto de acessórios do Mille. No Novo Uno ganhou uma personalidade própria. Grade, para-choques, caixa de rodas e friso lateral são cinzas. Aqueles três buraquinhos na frente têm moldura cromada. Os faróis têm máscara negra e as luzes de neblina são mais vistosas. E ainda tem bagageiro no teto e aplique prateado nos para-choques imitando chapa de proteção.

Os motores 1.0 e 1.4 são os mesmos Fire da linha Palio. Contudo, ganharam modificações em algumas partes como bielas mais longas e mais leves, pistões com anéis de baixo atrito e comando de válvulas com novos ressaltos em conjunto com as molas das válvulas, por exemplo. Por isso ganharam um novo nome: Evo. Rendem, respectivamente 75 e 88 cavalos, com torque de 9,9 e 12,5 kgfm.

O Vivace 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e alcança os 153 km/h com álcool. Com gasolina faz 15,6 km/litro na cidade e 20,1 km/l na estrada. O Attractive 1.4 com álcool alcança os 172 km/h e acelera em 10,8 segundos. O consumo de gasolina é de 13,2 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Os números otimistas são da Fiat.

O Novo Uno chega ao mercado, por enquanto, apenas com quatro portas. Seus primeiros valores são R$ 27.350 (Vivace), R$ 28.490 (Way 1.0), R$ 30.070 (Attractive) e R$ 31.870 o Way 1.4. O Uno também será vendido com duas portas a partir de julho. Mas seus preços já foram anunciados: 25.550 na versão Vivace, R$ 29.280 na Attrative, R$ 26.690 a Way 1.0 e R$ 30.070, o Way 1.4.

O Vivace, além do acabamento demasiadamente simplificado, vem de série apenas com aqueles equipamentos que a Fiat coloca como importantes apenas para fazer volume na lista, como barra de proteção nas portas, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, brake-light, calotas integrais, espelho no para-sol do passageiro, etc. Mas de relevante tem apenas acelerador eletrônico, imobilizador, vidros verdes e relógio digital. Sensacional!

Ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, banco e volante com regulagem de altura e até cintos de segurança LATERAIS traseiros retráteis, ajuste MANUAL do retrovisor externo e preparação para som são opcionais. Com eles, o preço chega R$ 33.450. Também são oferecidos como opcionais som com mp3, bluetooth e entradas USB, airbag duplo, freios ABS e distribuição eletrônica de frenagem.

O Attractive adiciona regulagem de altura para os cintos de segurança dianteiros e volante, luz de cortesia para na porta do passageiro, para-choques pintados na cor da carroceria, rodas aro 14", porta-luvas iluminado e vidro traseiro temporizado com limpador e lavador com intermitência. Os opcionais são os mesmos oferecidos no Uno Vivace. Alarme antifurto, acendedor de cigarros, pedais e pomo de câmbio esportivos, porta-óculos, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina e adesivos decorativos da carroceria são acessórios de concessionária. Completo, chega a 41 mil reais.

Dizer que ainda é cedo saber se o Novo Uno vai revolucionar o mercado já é clichê, mas que a intenção é essa mesma, é a mais pura verdade para a Bota de Alpinismo (como o novo carro parece). Palio e concorrentes que se cuidem. O antigo Uno? Continua em linha até, pelo menos, 2014, se não conseguir receber airbags e freios ABS, que serão obrigatórios a partir daquele ano.


FICHA TÉCNICA - FIAT UNO VIVACE 1.0 /ATTRACTIVE 1.4 / WAY 1.4

Motor: transversal, 4 cilindros, gasolina e álcool, 999 cm³, 73 (G) e 75 cv (A) / idem, 1.368 cm³, 85 (G) e 88 (A) cv / idem

Aceleração de 0-100 km/h: 14,7 (G) e 13,8 (A) seg. / 11,1 (G) e 10,8 (A) seg. / 11,8 (G) e 11,5 (A) seg.

Velocidade Máxima: 151 (G) e 153 (A) km/h / 170 (G) e 172 (A) km/h / 165 (G) e 167 (A) km/h

Consumo Médio: G: 15,6 km/l (cidade) e 20,1 km/l (estrada); A: 10,5 km/l (c) e 12,9 km/l (e) / G: 14,7 km/l (c) e 19,4 km/l (e); A: 10,3 km/l (c) e 12,8 km/l (e) / G: 13,2 km/l (c) e 17,7 km/l (e); A: 9,1 km/l (c) e 12,2 km/l (e).

Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,77/1,64/1,49/2,37 m

Porta-malas: 280 litros

Preço básico: R$ 27.350 (Vivace) / R$ 28.490 (Way 1.0) / R$ 30.070 (Attractive) / R$ 31.870 (Way 1.4)