Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


A Volkswagen conseguiu a façanha de reunir, no Brasil, três gerações do Golf em sua linha. A quarta, lançada na Europa em 1997, está presente no hatch original, importado em 99, nacional desde 2000 e recauchutado em 2007. A quinta aparece representada no sedã Jetta, importado do México. Agora a montadora alemã lança a sexta geração do Golf, mas apenas na perua Jetta Variant, também vinda do país latino, parceiro comercial do Brasil.

Desta vez, a culpa não foi da filial brasileira e, sim, da matriz, que ainda não finalizou o projeto da nova versão três volumes. Talvez apareça em Paris, em outubro. Por enquanto, só apareceu um conceito de duas portas no Salão de Detroit, o New Compact Coupé. Na Europa, as peruas são mais valorizadas que os sedãs, por isso, surgiu primeiro.

O que importa mesmo é que a Jetta Variant chega ao nosso país apenas seis meses depois de apresentada no Salão de Frankfurt no fim do ano passado. A grade cromada com prolongamento em V no para-choque dianteiro, que simbolizava outra filosofia de estilo, deu lugar à grade escura, com apenas dois frisos, máscara negra nos faróis de contornos mais pontudos e um para-choque mais simples. É o novo "uniforme" da marca alemã que está presente desde o Fox brasileiro até a grande van alemã Multivan, uma evolução da Kombi, inédita aqui. Lateral e traseira continuam as mesmas, embora esta última também poderia ter sido modernizada, pois as lanternas são muito caretas.


A reestilização não foi exclusiva da dianteira. No interior o painel ficou mais sofisticado e integrado ao console central, lembrando, um pouco, o novo painel do Fox. Claro que muito mais requinte. O quadro de instrumentos também é novo, com velocímetro e conta-giros separados por módulos. O volante de três braços foi padronizado com aquele braço vazado na parte de baixo. O console central ganhou um monitor de 6,5 polegadas, colorido e sensível ao toque que reúne comandos do som com MP3, ar condicionado e os gráficos do sensor do de estacionamento. Pena que faltou o GPS. O teto solar panorâmico, opcional, foi mantido.

Também foram mantidos os fartos de equipamentos de série: freios com sistemas ABS (antitravamento), ASR (controle de tração), ESP (controle de estabilidade), seis bolsas infláveis (duas frontais, duas laterais dianteiras e duas cortinas para a área envidraçada das quatro portas), revestimento dos bancos em couro, computador de bordo, ar-condicionado automático de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com indicação gráfica no painel, controlador de velocidade e caixa automática de seis marchas com operação manual sequencial. Tudo por R$ 83.990, cerca de R$ 1.200 a menos que a versão anterior.

Além do teto de vidro, faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos, limpador de para-brisa automático e retrovisor interno fotocrômico são opcionais que levantam o preço da perua para mais onze mil reais.


O motor continua o 2.5 de cinco cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, e 170 cavalos de potência, que proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e velocidade máxima de 205 km/h.

A nova Jetta Variant está em um mercado carente de peruas médias, onde só tem duas concorrentes diretíssimas bem desatualizadas como a Renault Mégane Grand Tour e a Peugeot 307SW. Já de monovolumes (Chevrolet Zafira, Citroën C4 Picasso e também Grand Picasso) e utilitários esportivos (Kia Sportage, Hyundai Tucson, Honda CR-V, Toyota RAV4) ela está bem servida de rivais.

Além de oferecer uma alternativa a esses outros tipos de veículos familiares, a Jetta Variant volta renovada para tentar fazer renascer no Brasil um tipo de veículo que foi popularizado pela Chevrolet Caravan e Ford Belina, mas modernizado pela própria Volkswagen com a Quantum, lançada há exatos 25 anos.



FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN JETTA VARIANT 2.5

Motor: transversal, 5 cilindros, gasolina, 2.480 cm³, 170cv
Aceleração de 0-100 km/h: 9,2 seg.
Velocidade Máxima: 205 km/h
Consumo Médio: não divulgado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,55/1,78/1,46/2,58 m
Porta-malas: 560 litros
Preço básico: R$ 83.990