Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Chevrolet Montana Conquest 1.4 vs. Fiat Strada Trekking Cab. 1.4 Estendida vs. VW Saveiro Trooper Cab. Est. 1.6
As picapes compactas são sempre as últimas da família a serem renovadas. Para transportar no mínimo 700 kg de carga com a mesma estabilidade e conforto dos hatches dos quais derivam, a suspensão e a estrutura da carroceria exigem muito trabalho dos projetistas. Por isso demoram tanto e raramente são modernizadas junto com as concorrentes.

Assim forma-se um ciclo no qual tem sempre a mais moderna e a mais ultrapassada. Claro que os outros carros também têm, mas as chances são maiores de lançamentos simultâneos. Atualmente a veterana e, aparentemente, mais frágil é a Courier, que não foi incluída neste comparativo. Como a Ford até hoje não se decidiu se sua picape será inspirada no Ecosport ou no Fiesta, a Courier ficou esperando mais de cinco anos pela sua sucessora e acabou abandonada e desatualizada.

A bola da vez, ou melhor, a mais moderna do momento é a Volkswagen Saveiro, que adotou o estilo do novo Gol, com a mesma frente e interior do hatch e do sedã Voyage mais toques esportivos próprios e pinçados das concorrentes como a cabine estendida da Fiat Strada e o apoio para o pé embutido na lataria externa da Chevrolet Montana, suas desafiantes nesta matéria. De inspiração da Volkswagen ela tem a área da caçamba e traseira robusta e arredondada, que a deixou com uma leve aparência da futura picape média Amarok. A assinatura do modelo fica no centro, acima do grande emblema VW.

A Montana é a segunda mais moderna com a sua carroceria de 2003 que só ganhou máscaras escuras nos faróis (também presentes na Saveiro e na Strada) e friso cromado na grade. O projeto da Strada é de 1998, com a última reestilização do ano passado, surgida no Siena em 2007. No entanto, além de inovar com a cabine estendida em picapes compactas, o modelo da Fiat é a primeira do porte também com cabine dupla, que já está disponível nas versões Adventure e Working, mas não foi levada em conta neste comparativo baseado no teste da revista Quatro Rodas de setembro.

As três picapes consideradas são a Strada Trekking 1.4 Flex, a Montana Conquest 1.4 Econo.Flex e a Saveiro Trooper 1.6 TotalFlex. Esta versão da Saveiro chama a atenção pelas rodas de aço pintadas de cinza escuro, máscaras negras nos faróis e adesivo como identificação. Na versão mais barata esta é feita de metal. Como a Strada, a picape da Volkswagen tem opção de cabine simples ou estendida como a analisada.

A Strada só se destacou na lista dos equipamentos de série que inclui direção hidráulica, computador de bordo, faróis de neblina, follow me home (que mantém os faróis acesos por alguns segundos), imobilizador, volante com regulagem de altura, entre outros. Custa R$ 42,478, mas neste preço estão incluídos ar condicionado, vidros e travas elétricas e pintura metálica. Só não é mais cara que a Saveiro, que sai por R$ 43.355, com os mesmos opcionais e equipamentos de série mais a regulagem de profundidade do volante e o banco do motorista com regulagem em altura que a Strada não tem. Enfim, a picape da Fiat ainda teve que dividir a única vitória com a Saveiro. A mais barata é a Montana, também equipada com os itens quase obrigatórios, que custa R$ 37.433, mas a sua direção hidráulica é opcional.

A Montana venceu cinco itens. Além do preço, tem o motor mais potente. Seu Econo.Flex 1.4 tem 105 cavalos abastecido com álcool e 101 cv com gasolina. O 1.4 da Fiat rende apenas respectivos 86/85 cv. O 1.6 da Saveiro tem 104 e 99 cv. No desempenho e no consumo a Montana empatou com a Saveiro. No primeiro, repetiu o empate na aceleração de 0 a 100 km/h, foi melhor na retomada e ficou atrás da VW na velocidade máxima. No consumo, levou vantagem, mas houve empate técnico. O quinto título da Montana é o de maior capacidade para a caçamba: 1.143 litros contra 800 lts da Strada e 734 lts da Saveiro, cuja tampa abre em dois estágios.

Por outro lado, a Saveiro tem a cabine interna mais espaçosa para as pernas e a cabeça do motorista e carona. Apesar do desenho simples do painel, seu acabamento também é o mais caprichado, tanto na qualidade do plástico, quanto na montagem do painel e forração de tecido nas portas. Dividindo as honras de desempenho e consumo com a Montana e no pacote de equipamentos com a Strada, voltou a ganhar sozinha no também já citado estilo, na frenagem e no nível de ruído, estes dois a 120 km/h, e na rede de concessionárias da Volkswagen, formada por 605 postos.
Com nove vitórias contra cinco da Montana e apenas uma da Strada, a Volkswagen Saveiro mostrou mais uma vez que a novidade é sempre a favorita, mas a Chevrolet deu um pouco de trabalho. A decepção foi a picape da Fiat, que já foi uma das mais modernas. O pior é que nem ela e nem a Ford Courier serão as próximas a se modernizarem: estão mais próximas as picapes do Peugeot 207 e do recém-lançado Chevrolet Agile, que se substituir a Montana pode tomar à frente do ciclo de modernidade.

Melhor em cada item:

PREÇO - Montana
MOTOR - Montana
DESEMPENHO - Montana e Saveiro
CONSUMO - Montana e Saveiro
SEGURANÇA - Saveiro
CONFORTO - Saveiro
CAÇAMBA - Montana
ESTILO - Saveiro
ACABAMENTO - Saveiro
ASSISTÊNCIA - Saveiro
ESPAÇO INTERNO - Saveiro
EQUIPAMENTOS - Strada e Saveiro