Texto: Gustavo do Carmo
Fonte: Portal Alpini
Fotos: Divulgação



Era para ser da linha L200 mas foi incluído na família Pajero. Era para substituir o Pajero Sport, mas será o quarto utilitário esportivo da família. O Mitsubishi Pajero Dakar chegou da Tailândia, em agosto, para o nosso mercado com muito estilo (ê, clichê).

A frente é praticamente igual a L200 Triton. O perfil robusto de contornos arredondados lembra o Toyota Land Cruiser Prado (acima da concorrente direta Hilux SW4) e a traseira remete ao crossover Outlander da própria Mitsubishi. O conjunto estético deste utilitário esportivo de 4.69 metros de comprimento, 1.81 m de largura, 1.80 m de altura e com distância entreeixos de 2.80 ficou muito harmonioso.


No interior o moderno painel tem um console central diferente da picape. A iluminação azul foi trocada pela vermelha. O Pajero Dakar tem espaço para sete pessoas, que dispõem de saída de ar do ar condicionado. Nesta situação a capacidade do seu porta-malas é de 115 litros. Com cinco, a configuração mais usada, aumenta para 1.160 litros. Rebatendo todos os bancos o espaço chega a 1.920 litros.



O Pajero Dakar é vendido no Brasil apenas com motor quatro cilindros em linha, a diesel de 16 válvulas e 3,2 litros. Com turbocompressor e intercooler, desenvolve potência de 165 cv e torque de 38,1 kgf.m. O câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automática INVECS-II de quatro velocidades. O sistema de tração Super Select 4WD permite a escolha de quatro modos distintos de tração: 4x2, 4x4 AWD, 4x4 bloqueado e 4x4 bloqueado e com reduzida.

Falando no potencial fora de estrada do Dakar, seu ângulo de ataque é de de 36º, o de saída, 25º, a capacidade máxima de subida é de 35º e, finalmente, tem possibilidade de inclinação lateral de até 45°.
Custando a partir de R$ 152.990 com câmbio manual e R$ 159.990 com o automático o Pajero Dakar vem de série com ar condicionado automático, computador de bordo com onze funções exibidas em um display de LCD e Power Sound System que vem com amplificador de 420W, CD MP3 com Bluetooth. Há também airbag duplo frontal e freios ABS (antitravamento) nas quatro rodas com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). As rodas de 17 polegadas usam pneus 265/65 R 17.

A linha Pajero já tinha o compacto TR4 (que acabou de ser reestilizado), o Sport, ambos nacionais e com motor Flex, além do Pajero original, chamado de Full. O nome do rali mais importante do mundo foi usado para comemorar as doze conquistas da Mitsubishi na competição.