O Guscar (www.fotolog.com/guscar ) está completando 4 anos hoje.

Na verdade, sua história começou há sete anos no site Gustacar( http://www.gustacar.hpg.ig.com.br/ ), que eu mesmo criei, inclusive visualmente. Dava um trabalho...

Como o retorno era praticamente nulo para o esforço que eu fazia para montar cada página e vinculá-las aos links acabei abandonando. Não o atualizo faz cinco anos. O último texto escrito para lá foi um comparativo entre o então recém-lançado VW Fox (que ainda nem tinha quatro portas) e o Chevrolet Celta. Antes inventei de colocar notícias rotativas e as últimas novidades do mercado. O trabalho aumentou ainda mais sem me dar retorno. Vieram problemas pessoais e emocionais. Larguei o site.

Prometi resgatar alguns textos de lá, mas fiquei devendo. Se eu lembrar volto a postar em maio do ano que vem, quando o antigo site completa oito anos.

Em 2003 descobri os fotologs. Primeiro aqueles com fotos antigas do Rio de Janeiro (André Decourt e Roberto Tumminelli). Depois descobri um fotolog de mapas antigos, administrado por um tal de Parroula, apelido que o seu dono Celso Serqueira nem usa mais. Ficava hospedado num tal de E-Flog. O Celso me incentivou a criar um fotolog.
Como eu gosto muito de carros e pretendia ter menos trabalho para escrever sobre eles eu me rendi à moda. Só que, na época, abrir uma conta no Fotolog, servidor que virou referência para o gênero, era como madrugar na fila de um hospital público. Tentava, tentava e não conseguia. Decidi abrir no E-Flog, com o nome de I Love Car. Meses depois, mais precisamente no dia 23 de outubro de 2004, o Parroula, ou melhor, o Celso me deu de presente este espaço, com o nome Guscar que ele mesmo escolheu, senha e foto: a mesma que ilustra esta comemoração, do acervo pessoal de outro fotologueiro, João Novello, o jban.
Como nem tudo são flores (para mim são sempre espinhos) andei tendo muitos problemas familiares. Discuti à toa com os meus colegas fotologueiros. Cobrava visitas e chegava a baixar o nível. Tinha um temperamento explosivo. Era (e ainda sou) muito imaturo pra minha idade. Num desses acessos de raiva deletei o fotolog do E-Flog. Só não deletei o Guscar porque o servidor não deixou (será que foi interferência de Deus?).

Com a situação familiar mais calma mudei meu temperamento. Depois de longa pausa fiquei mais calmo, mais light e mais tolerante. Fiz novos amigos como o Ruy Barbosa do rbdesigner e o allthecars do Matheus Pêra. Achei a minha turma (fotologueiros de carros). Mas mantive contato com o pessoal do Rio Antigo. Descobri até um que atualizava essas fotos, chamado Rafael Netto, que, por causa de uma tragédia com o seu irmão roqueiro amplamente divulgada na mídia, fui descobrir que ele era amigo da amiga da minha irmã e que já esteve em minha casa.

Em 2005, por causa das limitações do Fotolog, abri um novo Guscar no Fotolog do Terra. Eu, que não sei ser sucinto, queria sempre escrever e mostrar mais do que o limite. Em 2006, já sem a fila que era imposta somente para os usuários brasileiros, criei o Guscar 2. E os três fotologs passaram a ser complementos. Porém, o Terra tinha um limite de 30 fotos por usuário. Por isso, deixei o grande provedor de lado para ficar só no Fotolog, que já foi .net e hoje é .com.

Logo, o Guscar 2 deixou de ser apenas um complemento para se tornar um segundo fotolog, com matérias diferenciadas. Em julho do ano passado, o Terra acabou com a bobagem dos limites e liberou logo dez fotos por dia. Ao mesmo tempo o Fotolog limitou os comentários aos seus usuários. Mantive os Guscar do Fotolog para os usuários do servidor, voltei a trabalhar no Guscar do Terra e criei o Guscar 2 do Terra. Atualizava em quatro fotologs. Trabalhei assim até maio deste ano, quando decidi ser apenas blogueiro.

Já era desde 2005 quando criei o Tudo Cultural no Blog-se. Em fevereiro deste ano mudei-me para o Blogspot (http://www.tudocultural.blogspot.com/ ). Aproveitando a facilidade do novo servidor, criei este espaço (o domínio guscar puramente já tinha dono). Esperei o lançamento do Novo Gol em maio para escrever definitivamente aqui. Mantive os fotologs apenas como chamada.

Desde então já são quatro anos de lançamentos nacionais e internacionais, futuros segredos, críticas à desatualização dos nossos carros (criei as seções Yo Tengo, Tú no Tiene e Baba Brasil! para isso), comparativos, fotos da minha coleção de miniaturas, coberturas conjuntas de salões (com o Matheus e o Ruy Barbosa), polêmicas e, infelizmente, lutos.

Por tudo isso, quero agradecer a todos que visitaram e comentaram na caixa de comentários, por e-mail e até telefone.
Segue a homenagem nominal (em ordem alfabética) a todos os participantes desde 2004 e desculpas a quem ficou de fora. No final do ano, repetirei a lista dos que comentaram em 2008 na tradicional foto retrospectiva, podendo incluir os que eu esqueci e os que ainda participarão:
adgdesign, adonaibm, agimenez, Adriana Resende, Adriano Alves Maranhão, Adriano Victor, Aleksander Lima, Álvaro Azevedo, Ana Bárbara, André Abreu, André Decourt, André Rodrigues, angela, angemon, anos70, anos80, antigo, articusrock, berlineta, black_wheels, Bruno Sá, Bullit Kowalski, Cara, carsc, cars_street, caucaia1, Celso Serqueira, charle ruas, Claudia, Claudio Fernandes, clubcorsachile, coches_nfs, cripple_rooster, Cristina Paraizo, Cristiano, cumbio, dauphine, demetrio alvare junior, Diego Santos, dinho75, dj rafamix, Douglas Soares dos Santos, Dudu Oliva, dtm_rocam, Edno, Eduardo Bertoni, erickbollmann, e_corn, Evelyn, fabian_xnosx, Fabio, Fabio Ramos, Família da Rayane, Fernando César, filhos do sergio malandro, f1race, foxi, Francine, Francisco de Assis Alves, Francisco de Sá Menezes, francoh_1612, gafanhoto6969, gm_vectra, grreymo, Guilherme Lopes, haalls03, Hebert Polegario, hpmotor, hotwheels_all, HT Cars, Hugo César, Hugo Ramalhao, Ich Liebe Dich, iron_caua, Jaldomir, JBAN, Jéssica, João Mendes, José Fernando Pereira, jro, karol_cool, kgkjg, lerfamu, Lua Nua, luap_tuning, luca eduardoo, Lúcia, Luci Silveira, luck, Luiz Darcy, Luiz Thomaz, Marcelo Augusto, Marcio, Matheus Pera, maycon, megacars, Marcelo, Marcio, Marcos Robles, Mauricio Macaubas, migue_lito_2007, Milu Almeida, minidreams, mi_garage, motorbikes, M. Curti, m_power, Nana, Nelson Evers, 90s_cars, osito_rontreras, Paulo Rogério, pere_n, photomecanica, polu x x, que_rugidos, Rafael Netto, rbo, recifcars, regrazero, Renaton, renault18, rilima, Ricardo Brandes, rfcsantos, Roberto Tumminelli, rock_rj, rodperez, rodrigoquik, Rodrigo Ravagnani, Roger, Rogério, Rubem Duailibi, Ruy Barbosa, saocricas, sbbo_x, 79franka, seucuca, slrmclaren, Solange, sorryfigure, sotuning, sportuck, tene, thiagocampelo, thuigui, tonel, topico militar, top_secret, ursao, Vic, westfalia, wwwmadryn, xana, xspy, xtuning e xrqua.
Muito obrigado.
Gustavo do Carmo